Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Segundo resgate já esteve mais longe

Prevendo novos chumbos do Tribunal Constitucional, o primeiro-ministro Passos Coelho reconhece que o cenário de um segundo resgate “será inevitável”. Ainda assim, o chefe do Governo afasta uma nova subida nos impostos.

Segundo resgate já esteve mais longe
Notícias ao Minuto

09:44 - 31/08/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Passos

O primeiro-ministro Passos Coelho não exclui a possibilidade de o País necessitar de um segundo resgate financeiro, um cenário considerado provável por muitos economistas e especialistas em economia e política europeias, mas que tem sido afastado pelo Governo.

Ontem, em Bragança, e comentando o chumbo do Tribunal Constitucional, Passos Coelho admitiu explicitamente a necessidade de “um segundo programa”, considerando que as decisões do Palácio Ratton ameaçam a capacidade de reduzir a despesa pública e, consequentemente, o regresso aos mercados.

"Se não formos capazes nos próximos meses de sinalizar aos nossos credores esta reforma estrutural do Estado que garanta que a despesa baixa de uma forma sustentada, o que acontecerá é que não estaremos em condições de prosseguir o nosso caminho sem mais financiamento, sem um segundo programa que garante ao País os meios que ele precisa", alertou o chefe do Governo.

"Há sempre outras medidas que se podem encontrar, o que podem é não ser medidas tão justas, tão eficazes e que de alguma maneira possam produzir no longo prazo os resultados que nós esperávamos", sublinhou o primeiro-ministro. A alternativa pode ser sempre o aumento de impostos, mas o chefe do Executivo tem dúvidas de que "o País consiga suportar mais aumentos de impostos para resolver o problema do Estado".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório