Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Gaspar pede aos portugueses seis vezes mais do que precisa cortar para nova meta do défice

O Governo só tem de cortar mais 850 milhões de euros para cumprir a meta do défice de 2013, mas já pediu aos portugueses um esforço de redução ”na ordem dos 4,9 mil milhões de euros”, quase seis vezes acima do valor combinado com a troika.

Gaspar pede aos portugueses seis vezes mais do que precisa cortar para nova meta do défice
Notícias ao Minuto

09:04 - 12/09/12 por Noticias Ao Minuto

Economia Ministro

O Diário de Notícias fez as contas e escreve hoje que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, só precisa de cortar 850 milhões de euros mas está a pedir seis vezes mais. De acordo com o jornal, o Governo pediu aos portugueses um esforço de redução do défice "na ordem dos 4,9 mil milhões de euros", um valor quase seis vezes superior à redução necessária combinada com a troika para cumprir a meta de 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do défice no próximo ano.

Este ano, o ‘buraco’ das contas públicas deve ficar nos 5% do PIB e, como terá de cair para 4,5% em 2013, é necessária uma redução de cerca de 850 milhões de euros, bem abaixo do esforço de 4,9 mil milhões pedido por Gaspar.

O objectivo do Executivo é evitar desvios orçamentais no próximo ano, conseguir margem para enfrentar uma recessão mais acentuada e, ainda assim, conseguir o défice de 4,5% ou até inferior, explica o jornal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório