Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cavado buraco de 432 milhões nos impostos indirectos

Sendo aqueles que mais reagem às condições negativas da economia e do programa de ajustamento, os impostos indirectos estão 432 milhões de euros abaixo do que seria expectável para esta altura do ano, adianta a edição deste sábado do Jornal de Notícias.

Cavado buraco de 432 milhões nos impostos indirectos
Notícias ao Minuto

07:25 - 24/08/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Desvio

A colecta fiscal caiu perto de 2% nos primeiros sete meses deste ano, indicam dados da execução orçamental ontem divulgados pelas Finanças, o que se traduz em menos 432 milhões de euros encaixados do que havia sido orçamentado.

Ora, como lembra o Jornal de Notícias deste sábado, os impostos indirectos são aqueles que mais sofrem com as condições nefastas da economia, bem como são os mais vulneráveis ao programa de ajustamento português acordado com a troika.

Segundo justifica o Governo, o facto de a execução estar muito abaixo do que seria normal nesta altura do ano prende-se com o elevado fluxo de reembolsos.

Em sentido inverso, a cobrança de impostos directos aumentou 21,4% face a igual período de 2012, pelo que, contas feitas, verificou-se uma subida da receita fiscal comparativamente ao mesmo intervalo temporal do ano passado de 7,6%, equivalente a 1.357 milhões de euros.

Já a despesa do Estado engordou 5% em relação ao período homólogo de 2012.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório