Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil disponibiliza 55 mil milhões para inverter queda do real

O Banco Central do Brasil vai disponibilizar 55 mil milhões de dólares para inverter a queda da moeda brasileira, que caiu 18,5% este ano, concretizando assim a intenção de intervir fortemente nos mercados cambiais.

Brasil disponibiliza 55 mil milhões para inverter queda do real
Notícias ao Minuto

11:08 - 23/08/13 por Lusa

Economia Moeda

O banco liderado por Alexandre Tombini anunciou que vai envolver-se nas chamadas operações 'swap', através das quais disponibiliza dólares aos mercados, prometendo-os comprar um certo tempo depois, independentemente do valor que tenham na altura.

O mercado tende a olhar para estas operações como uma aposta em que o dólar não vai continuar a valorizar-se, porque o banco pensa gastar menos reais quando terminar o contrato e tiver de os recomprar.

De acordo com um comunicado, o banco vai oferecer 100 milhões de dólares por dia, de segunda a quinta-feira, oferecendo mil milhões à sexta-feira, e enfatizou que não descarta mais iniciativas se isso for necessário para inverter a queda da moeda brasileira.

Por enquanto, o banco já injetou 45 mil milhões de dólares no mercado, esperando-se mais 55 mil milhões até ao final do ano, o que representa cerca de um quarto das reservas internacionais do Brasil, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo, citado pela AFP.

Estes anúncios surgem no dia seguinte a uma reunião conjunta entre a Presidente brasileira, Dilma Rousseff, o ministro das Finanças, Guido Mantega, e o governador do banco central, Alexandre Tombini, que cancelou a presença numa reunião dos decisores monetários mundiais, esta semana nos Estados Unidos, para acompanhar a evolução dos mercados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório