Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Jamor de reencontros: Vitória vs Vitória no palco da última... vitória

Rui Vitória e Vitória de Guimarães reencontram-se no Estádio do Jamor onde, na temporada 2012/13, o atual treinador do Benfica venceu a Taça de Portugal ao serviço dos vimaranenses diante, precisamente, os encarnados.

Jamor de reencontros: Vitória vs Vitória no palco da última... vitória
Notícias ao Minuto

08:07 - 26/05/17 por Andreia Brites Dias

Desporto Análise

Benfica e Vitória de Guimarães reencontram-se, este domingo, no palco do Jamor, após quatro anos. As duas equipas disputaram a mesma competição na temporada 2012/13, com os vimaranenses a saírem por cima. Desde então, muita coisa mudou. A começar pelo treinador.

Depois de ter perdido o campeonato nacional para o FC Porto, Jorge Jesus, na época aos comandos do clube da Luz, escorregou, poucos dias depois, na final da prova rainha diante o Vitória de Guimarães. Mas não era um Vitória qualquer. Era o Vitória de… Rui Vitória.

Os vimaranenses sorriram no Jamor com... Rui Vitória 

O atual treinador dos encarnados 'roubou' este troféu ao Benfica, na primeira e última vez que águias e vimaranenses mediram forças no Jamor, com um triunfo por 2-1, com golos de El Arbi Soudani e Ricardo Pereira.

"Foi um jogo muito importante, o Vitória nunca tinha ganho um título e nessa ocasião fomos felizes em ganhar o título pelo Vitória", disse Leonel Olímpio ao Desporto ao Minuto, antigo capitão da equipa de Guimarães, que está atualmente ao serviço do Varzim, apontando a boa época do clube tem realizado como uma ameaça às águias.

"A época correu muito bem, com um grande plantel, treinador e um grande planeamento. Foi magnífico para o clube e, no Vitória quando as coisas correm bem, a cidade vai junto com o clube", explicou.

No entanto, se a última vez que Rui Vitória esteve no Jamor saiu com a Taça, a tarefa pode não ser assim tão simples desta vez. Até porque, e segundo Leonel, contra um grande, os jogadores estão sempre dispostos a dar tudo, até 'a vida'.

"Rui Vitória sabe muito bem que o Vitória de Guimarães vai ter apoio incondicional. Uma final é sempre uma final, é só um jogo, os jogadores vão dar a vida por esse jogo, com duas grandes equipas em campo."

Notícias ao Minuto

"Rui Vitória? Ainda vamos falar muito dele"

Trabalhou quatro anos com o atual técnico do Benfica e o tempo de trabalho em conjunto deixou "uma amizade". Entre elogios, Leonel foi assertivo quanto às expetativas para Rui Vitória.

"Para mim é um grande amigo, um treinador, um pai, respeito-o muito. Está onde está porque é espetacular, uma pessoa excecional e sabe tratar muito bem os jogadores. Fico muito feliz por ter trabalhado com ele quatro anos e desejo-lhe a melhor sorte do mundo", atirou.

"Não vai parar por aqui. É um grande treinador. Acredito que ainda vamos falar muito dele, num patamar talvez maior e diferente porque ele gosta de desafios. Se continuar com esta simplicidade e humildade, com certeza que vamos falar dele como grandes treinador portugueses que estão num patamar maior", completou.

A força dos números vs imprevisibilidade do Jamor 

É certo que Benfica e Vitória de Guimarães só se encontraram uma vez no Jamor. Porém, no histórico da competição, a formação da Cidade Berço venceu nos últimos três jogos disputados: A final por 2-1 (2012/13); a 4.ª eliminatória, em 2009, por 1-0 os e quartos de final, em 2006, também por 1-0. 

No entanto, nos 13 encontros já disputados entre ambos na competição, a equipa da Luz tem vantagem: Soma oito triunfos, diante quatro do Vitória de Guimarães, dando lugar a apenas um empate. 

Rui Vitória e Vitória de Guimarães voltam a pisar o relvado do Jamor, mas com bancos diferentes. O treinador que 'roubou' a taça ao Benfica na temporada 2012/13 vai querer ganhá-la, perante um clube que conhece bem. Mas uma final é sempre uma final, e o Jamor é propício a grandes histórias. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório