Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Queremos e tenho a certeza de que podemos ganhar o Euro"

João Moutinho admitiu "uma dorzinha ou outra" mas promete estar a 100% para a competição.

"Queremos e tenho a certeza de que podemos ganhar o Euro"

João Moutinho foi o jogador eleito para comparecer na conferência de imprensa antes do treino da seleção portuguesa, e voltou a deixar uma mensagem de confiança para o Campeonato Europeu.

Vencer o Euro: É um sonho, uma ambição. Queremos e tenho a certeza de que podemos, mas temos que encarar como temos encarado todos os jogos da qualificação e os amigáveis: com a máxima seriedade e jogo a jogo. Temos um grupo difícil. Muita gente pensa que é fácil, mas não é. Temos que encarar jogo a jogo e tentar atingir um objetivo, que passa por conquistar o Euro. Sabemos que há equipas favoritas, que têm mais historial do que Portugal, mas que vamos tentar dar o nosso máximo para conseguir atingir esse objetivo.

Estado físico: Chego bem. Claro que todos nós chegamos minimamente bem e vamos tentar melhorar a nossa condição física, mesmo alguma dor que tenhamos. Vamos tentar nestas semanas melhorar e estar a 100% para o início da competição. É para isso que servem estas semanas, e eu não fujo à regra. Tenho uma dorzinha ou outra, que é normal, mas com certeza estarei bem.

Titular: Sinto-me como um jogador que quer ajudar o grupo. Se o mister entender que me deve colocar, lá estarei para ajudar, seja dentro ou fora do campo. Isso é sempre uma decisão do mister e estou cá para a acatar e dar o máximo pela seleção.

Ajuda da comunidade portuguesa em França: É enorme. Os jogadores portuguesas com certeza sentirão esse carinho. Vamos senti-lo já no Campeonato da Europa, espero eu. As pessoas lá estarão para nos apoiar. Claro que isso é bom para nós.

Favoritos: Não somos favoritos mas temos a ambição de conquistar o Euro, porque temos uma boa equipa, unida, com um grupo forte. Temos essa ambição. Temos que pensar jogo a jogo. Se pensarmos já em atingir algo mais do que ultrapassar a fase de grupos estamos a pensar errado. Estamos a pensar no primeiro jogo, depois atingir esse grande objetivo.

Experiência: O setor do meio-campo da seleção é forte, como todos os outros. Temos uma equipa equilibrada, em que todos os sectores têm, no mínimo, duas opções válidas para ocupar essa posição. Temos um grupo forte, unido, com qualidade. Temos que trabalhar as ideias do mister e atingir o nosso objetivo. É isso que temos feito, para corresponder a tudo o que ele quer e depois, dentro de campo conseguirmos as vitórias que queremos.

Renato Sanches e João Mário: Ambos demonstraram uma evolução extraordinária. Dois jogadores que vão estar para nos ajudar a atingir um objetivo que traçámos. São dois grandes jogadores, como todos os outros que temos aqui, em todos os sectores. Se aqui estão é porque são bons e espero que nos possam ajudar e os possamos ajudar a tirar o melhor valor e, com isso, trazer vitórias para Portugal, que é o mais importante.

Chegou a temer falhar o Euro por lesão: São situações que acontecem. Infelizmente, e aquilo que se tem visto, são muitos jogadores a falhar o Europeu por lesão. Claro que, quando temos uma lesão, pensamos em recuperar. Na altura tive as lesões e pensei em recuperar para ajudar o meu clube. Claro que queria estar bem para ser selecionado e trabalhei para recuperar bem da minha lesão e, se possível, ajudar o meu clube, que ainda consegui fazer. Tentei estar na melhor forma física. Estas semanas que antecedem o Euro servem também para melhorar a forma física que possa não ser a melhor.

Vitória no Euro: Claro que achamos que é possível, se não achássemos não valeria a pena estarmos aqui. A ambição final é ganhar o Euro, não podemos fugir disso. Temos um grupo unido, demonstrámos isso. Se nos mantivermos unidos conseguimos superar qualquer equipa. É com esse objetivo e sabendo que temos qualidade que vamos tentar chegar à final. Mas não podemos já imaginar a final sem antes passar a fase de grupos. É nisso que temos vindo a trabalhar.

Grupo de Portugal: Tenho ouvido que temos um grupo fácil. É errado, não tem nada a ver. No futebol não há jogos fáceis. Vamos pegar no nosso primeiro jogo, com a Islândia, que eliminou a Holanda e ficou em primeiro com a Turquia no grupo, duas equipas que se dizia que iriam passar o grupo. Isso não aconteceu. Passou a Islândia em primeiro lugar, com todo o mérito. As outras duas equipas também têm bons jogadores, a ambição de ser outsiders e fazer o melhor possível. Temos que encarar todos os jogos com seriedade, com o objetivo de ganhar, porque não podemos relaxar. Quando se relaxa um pouco pode ser prejudicial e temos de correr atrás do resultado.

Estilo de jogo da seleção: Já trabalhei em qualquer modelo. O selecionador é que tem que ver o que é melhor para a seleção. Nós temos de dar o nosso máximo em qualquer um dos sistemas. Um já está treinado, se calhar o outro vamos trabalhar. É bom ter dois sistemas que estejamos familiarizados para que, em qualquer situação de jogo, possamos alterar. Penso que tanto um como outro, quando jogarmos, estará bem trabalhado e só tenhamos de dar o nosso máximo.

Golos: Claro que é sempre bom. Felizmente consegui ajudar nos últimos dois jogos da seleção. Espero dar continuidade, mas sempre com o objetivo de ajudar a seleção portuguesa a ganhar. Estarei para poder ajudar. Se puder ser com golos, sentir-me-ia um pouco mais realizado.

Titularidade: Não podemos olhar para estatutos. Claro que é bom, não só para eles, como para a seleção, conhecerem-se um pouco melhor. Estamos na seleção nacional. Não é isso que vai fazer alterar ou não. Estamos aqui para dar o nosso melhor e trabalhar em prol de um único objetivo. Se for eu irei dar o meu máximo, se for outro com certeza irá ser igual. O que quero é chegar 100% ao Euro e, se for chamado, vou tentar ajudar da melhor forma que sei.

Assinar pelo FC Porto: Não me quero alongar, temos de falar da seleção. Não é relevante para aqui. Estou aqui, quero trabalhar. Já disse que um dia queria voltar, não sei quando será. É um clube que me marcou, continua a marcar e claro que vi com tristeza a derrota na Taça de Portugal. Mas o FC Porto vai seguir em frente, vai estar mais forte e espero que possa conquistar muitos títulos.

Última oportunidade de conquistar Euro: Não digo que seja a última oportunidade, não vejo dessa forma. Não estou a pensar retirar-me depois do Euro. Vou continuar a trabalhar. Se o mister achar que sou opção continuarei a vir e a dar o meu máximo. Não é a última, mas sim uma oportunidade que todos queremos agarrar. Em 2003 passei pela experiência de ganhar o Euro de sub-17, espero que seja um bom presságio termos vencido a prova.

Apoio do público: Para mim é uma grande alegria voltar ao Dragão. O povo português vai estar lá e espero que esteja para nos apoiar nesta preparação para o Euro. Eles são muito importantes nesta caminhada, como foram em todas as outras. Quando temos o povo português ao nosso lado sentimos que conseguimos fazer um pouco mais. Sei que vão lá estar. É mais um jogo que queremos ganhar para nos dar confiança e para presentear todos com uma vitória.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório