Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Sábado pode marcar regresso do Chaves à I Liga

Caso a equipa vença o Farense festeja automaticamente a subida ao principal escalão do futebol português.

Sábado pode marcar regresso do Chaves à I Liga
Notícias ao Minuto

09:01 - 28/04/16 por Lusa

Desporto II Liga

O Desportivo de Chaves está a uma vitória da subida à I Liga portuguesa de futebol, um regresso ao escalão maior que pode tornar-se realidade já no sábado, 17 anos depois da última presença.

"A minha convicção é de que vamos ganhar ao Farense e festejar logo a promoção à I Liga, algo que desejamos há muito", disse hoje à Lusa o presidente do clube, Bruno Carvalho, antecipando o encontro da 44.ª e antepenúltima jornada da II Liga, em que a vitória garante automaticamente a subida.

Confiante no triunfo, mas sem arriscar prognósticos, Bruno Carvalho assumiu estar "ansioso" porque, mesmo que o Desportivo de Chaves não vença, há uma "conjugação de resultados" que poderá fazer com que a promoção aconteça na mesma.

Em caso de empate, a equipa de Trás-os-Montes, segunda classificada, com 78 pontos, mais cinco do que o terceiro, o Portimonense, 'carimba' o regresso se Freamunde e Feirense, quarto e quinto, ambos a sete pontos, não fizerem melhor. O FC Porto B, que lidera com o campeonato com quatro pontos de avanço, não entra nas contas, porque os regulamentos não permitem a sua subida.

Mesmo perdendo contra o 'aflito' Farense, o emblema 'azul-grená' pode festejar a subida, se o Freamunde empatar e o Feirense sair derrotado.

Presente pela última vez no primeiro escalão na época 1998/99, o Desportivo de Chaves, fundado em 1949, procura a sua 14.ª participação no principal campeonato português, no qual tem como melhor resultado o quinto lugar, alcançado em 1986/87 e em 1989/90.

À espera de "casa cheia" e de um estádio "engalanado" para a festa, o Desportivo de Chaves colocou os bilhetes a 2,5 euros para a bancada central descoberta e topo sul.

Na época 2014/15, o clube flaviense falhou por pouco o regresso ao convívio com os 'grandes'. A vencer a Oliveirense por 2-0, o Chaves estava promovido nos últimos instantes do campeonato, mas o Tondela empatou nos descontos em Freamunde (1-1), sagrou-se campeão e negou a subida aos transmontanos, ascendendo à I Liga na companhia do União da Madeira, que bateu o Oriental (3-0).

Bruno Carvalho afirmou que o clube, que este ano depende apenas de si para subir, aprendeu com a "experiência negativa" da temporada passada, daí a "motivação" ser muita.

"A promoção à I Liga vai beneficiar toda a região de Trás-os-Montes, projetando o nome de Chaves e trazendo benefícios ao comércio tradicional, restauração e hotelaria porque o futebol movimenta muitas pessoas", frisou.

Sem adiantar muitos pormenores, o presidente do clube revelou que serão feitas obras no final da época, nomeadamente ao nível dos balneários e bancadas.

O treinador do Chaves, Vítor Oliveira, apelidado de 'rei das subidas' por ter no currículo sete promoções, realçou à Lusa que o clube está nesta posição "por mérito próprio e qualidade".

"Temos a felicidade ao pé da porta e temos de a agarrar, não nos podemos deixar levar pela ansiedade e pelo facilitismo, por isso, vamos encarar o jogo com grande responsabilidade, ambição e motivação", sustentou.

Vítor Oliveira lembrou que em campo vão estar duas equipas com "estados de espírito muito diferentes" porque uma luta pela subida e outra pela permanência. "O Farense fará tudo para vencer, é um jogo importantíssimo para eles", vincou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório