Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

[0-4] 'Leões' passeiam na Madeira no regresso à liderança isolada

Sporting venceu por 4-0, na Choupana, e regressa à liderança isolada do campeonato, aproveitando da melhor forma o resultado do clássico que ditou uma derrota do Benfica frente ao FC Porto.

Notícias ao Minuto

20:22 - 13/02/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto 22ª jornada

Com a liderança à vista, o Sporting viajou até à Madeira para defrontar o Nacional de Manuel Machado. Com necessidade de pontuar para recuperar a liderança perdida na última jornada e aproveitar a escorregadela do Benfica frente ao FC Porto, os 'verde e brancos' começaram a rugir logo aos três minutos. Slimani, com uma cabeçada impetuosa, bateu tudo e todos e fez o primeiro do encontro para gáudio dos muitos adeptos do clube de Alvalade presentes nas bancadas.

Num jogo praticamente de sentido único, os 'leões' raramente (ou mesmo nunca) viram a baliza de Rui Patrício ser visada pelo adversário. Porém, o resultado só se viria a dilatar, apesar do domínio dos 'verde e brancos', no segundo tempo.

Foi preciso esperar pelo passagem do minuto 50 para ver novo golo. Adrien Silva, converteu uma grande penalidade e deu uma vantagem mais tranquilizadora aos pupilos de Jorge Jesus. No lance, Bryan Ruiz faz um túnel e Rui Correia toca com a mão na bola, fazendo Bruno Paixão apontar para a marca dos 11 metros.

Novo golo chegaria minutos depois, aos 63', depois de Slimani, aproveitando uma desatenção defensiva, atira à barra, com a bola a sobrar para João Mário, que faz o terceiro dos 'leões'. Porém, o marcador não ficaria por aqui.

Já perto do fim, aos 86 minutos, depois de má decisão de Bruno Paixão, que viu falta de Nuno Sequeira sobre Schelotto dentro da área, mas o lance parece ocorrer fora da grande área. Slimani, chamado a marcar, ampliou a vantagem da marca de 11 metros, fechando o marcador no estádio da Choupana.

De frisar que o domínio 'verde e branco' foi tão expressivo que a primeira defesa de Rui Patrício apenas aconteceu aos 89 minutos de jogo.

Com este resultado, os 'leões', com 55 pontos, ficam com uma vantagem de três pontos sobre o Benfica, o segundo classificado, e de seis sobre o terceiro, o FC Porto.

Momento do jogo: Golo de Slimani aos 3 minutos. O argelino marcou muito cedo dando um sinal claro de que os 'leões' estavam empenhados em não deixar fugir a oportunidade de segurar a liderança isolada. Pelo facto de ter marcado tão cedo, o argelino acabou por tirar alguma pressão aos seus colegas, conseguindo os 'leões' impor o seu domínio durante todo o encontro. 

Acompanhamento da partida: 

90+3'  - Final do encontro na Madeira. O Sporting vence um jogo de sentido único e volta a estar sozinho no primeiro lugar da Liga.

90+1' - Willian remata com muito perigo, mas ao lado da baliza de Patrício. O guardião do Sporting apenas aos 89 minutos fez a primeira defesa do encontro.

90' - Bruno Paixão dá três minutos de tempo extra.

86' - Golo do Sporting. Slimani marca para o Sporting e confirma a goleada dos 'leões'. 

85' - Schelotto sofre grande penalidade. Nuno Sequeira faz falta sobre o italo-argentino. O lance parece ser fora da área. 

80' - A 10 minutos do final, o jogo mantém-se na mesma forma. O Sporting comanda em todos os domínios, mas o Nacional, agora sem nada a perder, vai tentando ser mais atrevido na frente de ataque. 

76' - Slimani, novamente com grande oportunidade, volta a desperdiçar. 

75' - O Nacional continua a tentar, mas sem sucesso, inverter a tendência do encontro. Os 'leões' são donos e senhores da partida e até vão criando alguns lances de perigo. 

70 - Boa casa na Madeira com 4127 adeptos na Choupana para o jogo entre Nacional da Madeira e Sporting.

63' - Golo!!! Marca João Mário. É o terceiro dos 'leões'. Slimani aproveitou um má decisão da defesa adversária para ficar isolado frente a Gottardi, o argelino rematou à barra e o médio dos 'leões' fez o três zero. 

58' - A partida continua de sentido único. O Sporting vai atacando e o Nacional vai tentando os lançamentos longos. A equipa da casa ainda não foi capaz de criar qualquer lance de perigo evidente e o jogo parece estar 'arrumado'.

52' - Golo do Sporting. Marca Adrien. O médio não falhou da marca dos 11 metros. Gottardi ainda tocou na bola mas não foi capaz de evitar o tento do médio dos 'leões'.

51' - Grande penalidade a favor do Sporting. Rui Correira toca a bola com a mão dentro da área.

50' - Segundo tempo, mas a mesma toada dos primeiros 45 minutos. O Sporting vai atacando na tentativa do segundo, o Nacional tenta, através de lances longos, chegar à baliza de Rui Patrício, que praticamente ainda não teve trabalho.

46' - Recomeça o encontro. Sai a jogar o Sporting.

45+1' - Intervalo na Choupana. Um golo de Slimani, aos 3 minutos, vai dando vantagem no marcador. 

45' - Bruno Paixão dá um minuto de tempo de compensação. 

43' - Grande perdida de Carlos Mané. Boa jogada do ataque 'verde e branco' com o jogador entrado para o lugar de Bruno César a falhar praticamente de baliza aberta.

38' - Canto na direita e Coates a chegar com segundos de atraso ao lance. Boa oportunidade para os 'leões'.

34' - Substituição no Sporting. Sai Bruno César, que há alguns minutos apresentava queixas, e entra para o seu lugar Carlos Mané.

33' - Salvador Agra, de livre direto, atira muito por cima da baliza à guarda de Rui Patrício. 

28' - Nova jogada de perigo do Sporting. João Pereira entra com a bola na área, deixa para Bryan Ruiz que passa para Slimani mas a bola é aliviada por João Aurélio. Boa combinação do ataque 'verde e branco'.

Os 'leões' continuam a toada ofensiva e o Nacional tenta esticar o jogo, mas sem sucesso. Rui Patrício há vários minutos que não toca na bola.

24' - William Carvalho vê cartão amarelo após lance impetuoso e falha o próximo encontro dos 'leões' frente ao Boavista.

20' - A equipa visitante vai controlando todas as incidências do jogo. Há pouco, Slimani falhou uma receção, após passe milimétrico de William Carvalho, perdendo a hipótese de ficar isolado frente ao guardião adversário. Antes, Ruiz inseriu a bola no fundo da partida, mas Bruno Paixão, árbitro do encontro, anulou o lance por alegado fora-de-jogo. 

15' - A vencer desde os 3 minutos de encontro, fruto de um tento de Slimani, o Sporting vai tendo maior iniciativa de jogo no encontro. O Nacional vai tentando construir, mas, até aqui, não está a conseguir causar perigo à baliza adversária.

10' - Sporting vai dominando o encontro com o Nacional a tentar inverter a tendência da partida e anular a vantagem dos 'leões'.

5' - Os 'leões' entraram com tudo na partida e vão vencendo após golo de canto.

3' - Golo do Sporting. Slimani, na sequência de um canto na esquerda, foge à marcação e atira se possibilidade de defesa para o fundo da baliza de Gottardi.

1' - Já se joga na Madeira.

0' - Muitos adeptos do Sporting nas bancadas do estádio da Choupana.  

0' - Está prestes a começar o encontro. Ultimam-se os preparativos para o apito inicial de Bruno Paixão, árbitro escalado para este encontro. 

0' - Eis a equipa escalada por Jorge Jesus: Rui Patrício; João Pereira, Coates, Rúben Semedo e Marvin; William Carvalho, Adrien, João Mário e Bruno César; Bryan Ruiz e Slimani.

0' - Já é conhecido o 'onze' do Nacional: Gottardi, João Aurélio, Rui Correia, Belkaroui e Sequeira; Aly Ghazal, Willyan e Washington; Salvador Agra, Soares e Ricardo Gomes.

Antevisão: O Sporting tem este sábado uma oportunidade de ouro para regressar à liderança isolada do campeonato. Depois do empate frente ao Rio Ave, na passada semana, a formação liderada por Jorge Jesus foi alcançada pelo Benfica.

Contudo, as 'águias' caíram ontem frente ao FC Porto, na Luz, e deixaram o trono do campeonato à mercê do que tem sido o seu habitual inquilino: o Sporting.

Jesus, na antevisão do encontro, lembro que o campeonato começou com todas as equipas com zero pontos, lembrando que apesar de os 'leões' terem perdido pontos, até à última jornada, tinham sido os rivais a perder mais.

Com algumas limitações devido a lesão, casos de Jefferson, Paulo Oliveira, Naldo e Bruno Paulista, Jesus vai este sábado, se as condições meteorológicas assim o permitirem, apostar na sua nona dupla de centrais. Coates e Rúben Semedo, ou Ewerton, são os homens que podem ocupar a posição, sendo que à esquerda deverá surgir o reforço Marvin.

Mas, mais importante que perceber quem serão os eleitos, é preciso tentar perspetivar se os 'leões' terão fibra para reocupar o lugar perdido e voltar a conquistar distância dos mais diretos concorrentes pelo título.

Nos últimos cinco encontros entre as duas formações, a vitória sorriu por quatro vezes aos 'verde e brancos', havendo a registar, em 2015, para a Taça de Portugal, um empate a dois golos.

Porém, as duas formações vivem momentos bem distintos. O Sporting é líder e o Nacional ocupa o 15º lugar, apresentando-se (muito) abaixo das expectativas iniciais.

No lançamento do encontro, Manuel Machado, treinador do insulares, falou num Sporting a desejar dar o grito da revolta. Jesus, por seu lado, defendeu a dificuldade de jogar contra o Nacional na Choupana, pedindo competência ao seus pupilos, reconhecendo que a pressão de estar nos lugares cimeiros é boa.

“O Sporting não deixará de ter pressão. O campeonato está a aproximar-se do último terço, por isso estamos numa fase onde as coisas se decidem e, nestes momentos, é evidente que esse grau de ansiedade cresce, mas é algo que faz parte, seja qual for o objetivo”, afirmou o técnico dos insulares.

“Estamos sempre num patamar em que sentimos as dificuldades mas temos que ser melhores. Como temos feito...; por isso estamos na frente com o Benfica. É o compromisso de sempre. Lutar para disputar o título e ter capacidade para sair vencedor desses jogos”, atirou Jorge Jesus.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório