Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

"FC Porto tem falta de consciência do coletivo. O Benfica construiu-a"

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Fernando Seara comenta a atualidade desportiva, falando do clássico com o FC Porto, mas falando também de Carrillo e do Sporting.

"FC Porto tem falta de consciência do coletivo. O Benfica construiu-a"
Notícias ao Minuto

10:30 - 12/02/16 por Sérgio Abrantes

Desporto Fernando Seara

Fernando Seara, conhecido adepto do Benfica, em entrevista ao Notícias ao Minuto, fala esta sexta-feira sobre o Clássico entre FC Porto e Benfica.

Num momento em que os 'encarnados' passam pelo melhor momento de forma da temporada, Seara diz acreditar numa vitória frente aos 'dragões', mas refere que a palavra a imperar no balneário deve ser “humildade”.

Comentando o momento da formação portista, o antigo comentador desportivo refere que aos 'azuis e brancos' falta-lhe noção de coletivo e refere mesmo o episódio de Maicon para mostrar que falta ao clube noção de equipa.

O Benfica vem de uma senda vitoriosa incrível. O FC Porto está a precisar de pontos para se manter na luta pelo título. Há um favorito para este encontro?

Um Clássico é sempre um jogo de resultado imprevisível. O Benfica mostra-se mais compacto e mais eficaz. O FC Porto tem mostrado mais insegurança e uma gestão que Peseiro já compreendeu que é complexa. É um jogo em que o Benfica tem de ter toda a cautela e onde a palavra dominante tem de ser humildade. Temos de ser humildes pois só assim conseguiremos vencer.

Uma vitória frente ao FC Porto terá o condão de acender ainda mais a chama da esperança no tricampeonato?

Estou convencido que se o Benfica vencer o FC Porto tem condições para conquistar o tri. Independentemente do calendário, acho que se vencer será um forte candidato ao título, até porque os grandes, como vimos este ano, têm perdido pontos para as equipas ditas pequenas. A disputa para os lugares europeus e para não descer de divisão, vai ser uma disputa muito acesa e dificultará a vida aos três principais candidatos.

Se o FC Porto perder este jogo fica arredado da luta pelo título?

Se perder será uma situação a que não estão habituados e que, portanto, a gestão terá de ser de cautelas e penso que o FC Porto fica com os próximos jogos muito complexos, principalmente ao equilíbrio interno da equipa.

E se o Benfica não ganha vamos voltar a ter contestação a Rui Vitória?

O Benfica amanhã condições para ganhar e não é um resultado não positivo que perturbará o Rui Vitória. Os últimos meses mostram duas coisas: que o Benfica é um coletivo e que soube ultrapassar os momentos difíceis.

Há um momento interessantes nesta temporada do Benfica, que é o momento da ligação entre o relvado e as bancadas. Foram os cinco minutos de aplausos quando o Benfica está a perder com o Sporting por 3-0. Os jogadores no final desse jogo perceberam o que era a força das bancadas e também a compreensão que delas chegou. Temos também o momento do abraço de Jonas e Renato aos adeptos.

Temos ainda a imagem desta semana que é o grupo de trabalho, no balneário, com a camisola do Luisão. Acho que o clique da época foram os cinco minutos de aplausos aos jogadores frente ao Sporting. Eu estava lá e partilhei esses momentos e foi aí que houve a viragem da época. Não tenho dúvidas e tive dois ou três momentos com elementos da equipa ou da estrutura que também o sentiram.

Acha que Maxi Pereira será mal recebido na Luz ou vai reinar a gratidão pelos anos que deu ao clube?

Vai ser assobiado, não tenhamos dúvidas. Os benfiquistas reconhecem o papel que teve no clube, mas será assobiado. Essas questões de dívidas de um clube para um jogador acho que hoje não se põem. Eu gosto do Maxi, mas houve declarações que já fez que não gostei. Acho que para precisar de se afirmar no FC Porto não precisa de melindrar o Benfica. O Maxi já tem estatuto para poder gerir o seu silêncio.

E o que falta ao FC Porto para dar a volta como o Benfica deu? É um problema da estrutura, dos treinadores, dos jogadores, o que é que falta depois de tanto investimento?

O FC Porto tem falta de consciência do coletivo. O Benfica construiu-a. Se não há coletivo, se não há consciência… Estou a falar na consciência da equipa e do um por todos e todos por um. Temos o exemplo da saída de Maicon por lesão que é exemplo e a grande questão do clube este ano.  

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório