Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

[0-0] Cássio, domador de 'leões', trava assalto à liderança isolada

O Sporting não foi além de um nulo contra o Rio Ave e falhou o assalto à liderança isolada. Os 'leões' somam os mesmos 52 pontos do Benfica, e ficam a ocupar o segundo lugar, pois no caso de empate pontual conta a diferença de golos.

Notícias ao Minuto

21:00 - 08/02/16 por Paulo Rocha

Desporto I Liga

O Sporting entrou em Alvalade com a olhar para cima e com o desejo de passar o Benfica e reassumir a liderança do campeonato. Para isso, era necessária uma vitória sobre o Rio Ave. Um empate, colocava os ‘leões’ em igualdade pontual com os ‘encarnados’.

Jorge Jesus apostou num onze com algumas alterações. Coates estreou-se a titular e Teo regressou à competição quase um mês depois para formar dupla com Slimani. Marvin foi outras das surpresas, contra a sua antiga equipa.

Motivado com a possibilidade de regressar à liderança e com a possibilidade de aumentar a vantagem para o terceiro classificado, FC Porto, o Sporting entrou a todo gás e Slimani, Adrien e João Mário tiveram o golo nos pés, mas houve um opositor para tanta chama ofensiva do ‘leão’.

Ao longo de todo o primeiro tempo, o Sporting, com trocas de bola muito rápidas e um jogo vistoso, conseguiu colocar o organizado Rio Ave em sobressalto. A formação de Pedro Martins também teve duas boas oportunidades, ambas por Kayembe, mas Patrício mostrou-se à altura.

Foi um verdadeiro duelo de guarda-redes e com um nulo se chegou ao intervalo. No segundo tempo, a toada foi a mesma e, já com Barcos em campo, a formação da casa continuou a esbarrar em Cássio. ‘El Pirata’ veio acrescentar poder de cabeceamento e chegou mesmo a tentar, mas o problema era o mesmo e estava entre os postes do Rio Ave.

O discernimento já não era o mesmo e, apesar do completo domínio leonino, e isso via-se na hora de finalizar. Até ao final da partida jogou-se mais com o coração do que com a cabeça, mas a capacidade de ler o jogo do Rio Ave foi-se sobrepondo com o crescimento do nervosismo dos ‘leões’.

O Sporting sai de Alvalade com um nulo no marcador e tem agora 52 pontos, encontrando-se em igualdade pontual com o Benfica no topo do campeonato. O Benfica é agora líder, uma vez que conta a diferença de golos. Ambas as equipas têm 14 golos sofridos, mas as 'águias' tem 59 tentos marcados e o Sporting apenas tem 43.

Momento do Jogo: 

Poderiam ter sido muitas as defesas a destacar por Cássio, mas vamos começar pelo princípio, como mandam as regras. Logo aos ', Cássio impede o primeiro golo do Sporting, depois da bola ressaltar para Bryan Ruiz, que ficou isolado e viu o guardião negar-hle o golo. A esta seguiram-se muitas outras, lances de Adrien, Slimani, João Mário foram outros dos intervenientes, mas a 'lei de Cássio' prevaleceu sempre. O Sporting apresentou bom futebol, mas o guarda-redes do Rio Ave estava em dia sim e este foi o principal problema de um 'leão' que poderia ter saído a vencer para o intervalo com mais do que um golo de vantagem.

90+6' - Termina o jogo em Alvalade. Sporting empata com o Rio Ave, soma 52 pontos e partilha a liderança do campeonato com o Benfica.

90' - Boa jogada indvidual de Kayembe que passou por dois jogadores e só foi parado em falta por Rúben Semedo. Seis minutos de compensação dados por Carlos Xistra.

87' - Slimani cabeceia, mas Cássio foi buscar a bola ao canto da baliza. A bola sobrou para Barcos, mas Cássio terminou com o perigo ao agarrar a bola a dois tempos.

85' - Nova tentativa de Barcos. Slimani disputou a bola com o defesa do Rio Ave e vê esta sobrar para Bacos. O argentino tentou o remate de primeira, mas a bola saiu muito por cima, era um lance de difícil execussão.

81' - Boa oportunidade para os 'verde e brancos'! Ruiz cruzou da esquerda e Gelson, ao segundo poste não consegue finalizar da melhor forma. A bola vai diretamente para fora.

79' - Sporting apresenta agora mais dificuldades para desfazer a organização defensiva dos vila-condenses e está mais lento. Faltam dez minutos para o final e formação de Jorge Jesus precisa de marcar um golo.

75 ' - Barcos surge sozinho na área, após cruzamento de João Pereira, mas o cabeceamento sai direito a Cássio, embora tenha sido forte.

73' - Sai William e entra Gelson para o seu lugar. Jesus quer mecher com o jogo e coloca o virtuoso em campo.

67' - O Rio Ave voltou a estar perto do golo, mas Patrício Coates, que pressinou muito o dianteiro vila-condense, impediram o golo.

60' - Sai Teo e entra Barcos para o seu lugar. É a estreia do argentino em Alvalade. Jesus quer dar maioor poder de finalização ao Sporting.

59' - Golo anulado ao Sporting! O Sporting marca golo, mas Carlos Xistra apita falta de Coates sobre um defesa do Rio Ave e anula aquele que seria o primeiro do encontro.

57' - Grande oportunidade para o Sporting! João Pereira cruzou da direita, com Slimani, ao segundo poste, a cabecear completamente sozinho. A bola sai por cima da baliza.

55' - Slimani não consegue chegar a cruzamento do Teo e vê mais um oportunidade gorar-se para os 'leões'.

50' - Rio Ave muito perto do golo! Kayembe, desmarcou-se muito bem depois de um grande cruzamento vindo da esquerda e cabeceou com a bola a bater no chão e a subir muito. Foi uma grande oportunidade desperdiçada pelo futebolista belga do Rio Ave.

47' - Sporting perto do golo! Grande cruzamento da esquerda de Marvin com Slimani a surgir na área para receber a bola. Cássio saiu rapidamente dos postes e tirou a bola ao goleador argelino.

46' - Começou a segunda parte com o Sporting a precisar de marcar para voltar à liderança do campeonato. Rio Ave deverá manter grande organização defensiva.

45' - Intervalo em Alvalade. Grande defesa de Rui Patrício a evitar o golo dos visitantes. Nulo ao intervalo com o Sporting a ser muito superiorr perante um Rio Ave bem posicionado e atrevisdo. Os guarda-redes têm sido as grandes figuras, com destaque para Cássio que negou o golo em várias ocasiões.

42' - Sporting baixou o ritmo, depois de uma primeira meia hora estonteante. As oportunidades já foram muitas para o conjunto da casa, mas Cássio tem validado sempre.

35' - Sporting volta a ter grande oportunidade para se adiantar no marcador, mas valeu Cássio. Livre frontal perigoso para o Sporting e na sequência do lance, João Mário entra na área e depois de tirar um jogador da frnete com um lance genial, remata. Cássio, quem mais?, volta a negar o golo.

26' - Enorme oportunidade para o Sporting! Slimani passou para dentro e Adrien remata cruzado com Cássio a esticar-se para fazer uma boa defesa. No canto, consequência do lance, Teo teve o golo na cabeça, mas viu Cássio voltar a defender.

23' - Kayembe fez uma diagonal da esquerda para o centro, encontrando espaço para receber a bola, após grande passe de Yazalde para o belga ficar no frente a pfrente com Patrício. O guardião saiu dos postes e negou o golo ao extremo.

20' - Livre perigoso para o Sporting. João Mário cruzou, numa zona frontal, para Coates, mas a bola saiu muito alta.

15' - Boa oportunidade para o Rio Ave. Edimar recebeu a bola na esquerda e fez um grande cruzamento para Tarantini, que surgiu na área e conseguiu cabecear. A bola saiu torta e não chegou a assustar Patrício.

13' - Cássio volta a intervir com grande nível. Slimani consegue receber a bola após passe nas costas da defesa e consegue o remate, mas Cássio defendeu novamente. Roderick foi essencial ao pressionar o argelino.

11' - Grande oportunidade! Bryan Ruiz ficou com a bola à sua mercê depois de esta ter ressaltado na defensiva vila-condense, mas Cássio saiu rapidamente dos postes e defendeu.

9' - Bryan Ruiz, numa jogada de insistência, cruza do lado esquerdo e Cássio teve de sair dos postes rapidamente para tirar golo a Slimani.

7' - Bressan faz o primeiro remate para o Rio Ave, mas a bola sai muito torta e diretamente para fora. Pontapé de baliza para Rui Patrício.

4' - 'leões' com maior ascendente, tenta chegar pela primeira vez com perigo à baliza dos 'verde e brancos'. 

1' - Sporting começou com a bola.

0' - O Sporting vai alinhar com Rui Patrício; João Pereira, Paulo Oliveira, Coates, Marvin; William, Adrien, João Mário; Bryan Ruiz e Teo e Slimani. Coetes estreia-se de 'leão' ao peito e Teo regressa quase dois meses depois. Já o Rio Ave irá alinhar com Cássio; Pedrinho, Marcelo, Roderick e Edimar; Wakaso, Tarantini e Bressan; Ukra, Kayembe e Yazalde.

Antevisão:

O encontro com o conjunto vila-condense não se afigura nada fácil, uma vez que a formação orientada por Pedro Martins é oitava classificada do campeonato e tem vindo a fazer uma boa campanha em 15/16.

Jorge Jesus disse não estar preocupado com a campanha de Benfica e FC Porto, embora continue a definir os ‘leões’ como “intrusos em relação aos rivais”. A vitória interessa aos ‘verde e brancos’, num jogo onde deverá estrear Coates no centro da defesa e ainda há a possibilidade de estrear Hernán Barcos, mas o empate também dará a lideraça do campeonato partilhada com o rival da Segunda Circular.

O técnico dos leões deverá apostar num onze com Teo Gutiérrez no centro do ataque, onde formará dupla com Slimani, no ataque ao Rio Ave. A ‘operação vitória’ tem, além do objetivo principal que é ascender ao topa da tabela classificativa, a intenção de manter o Sporting imbatível no seu reduto, sendo a única formação que consegue esse feito na I Liga.

Além disso, caso o Sporting ,marque esta noite, igualam a sua melhor série a marcar no campeoanto num total de 21 jornadas disputadas: sete encontros.

A equipa de Alvalade é amplamente favorita somando 31 triunfos em 50 partidas entre as duas equipas, sendo que o Rio Ave apenas venceu duas vezes nas suas deslocações a Alvalade e o Sporting venceu os quatro últimos jogos diante dos nortenhos.

A vitória do Sporting é importante, pois permite aos ‘leões’ reassumirem a liderança isolada, ficando à espera do que acontece no clássico da próxima sexta-feira entre o Benfica e o FC Porto, naquela que poderá ser uma jogada de antecipação e uma forma de colocar pressão sobre os dois rivais.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório