Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

[0-5] Benfica vence no Restelo e fica na liderança provisória da Liga

Os 'encarnados' assumem a liderança provisória do campeonato, somando três importantes pontos frente ao Belenenses. Jonas voltou a marcar, mas Mitroglou fez um hat-trick e é já o quarto melhor marcador da Liga.

Notícias ao Minuto

22:50 - 05/02/16 por Sérgio Abrantes

Desporto 21ª jornada

Resumo do jogo: O Benfica voltou a golear e a deixar marcas na equipa do Restelo. Depois da goleada 6-0 na primeira volta do campeonato, os 'encarnados' fizeram, em casa do Belenenses, 5 golos sem resposta. Com este resultado, carimbado com golos de Jonas e Mitroglou, as 'águias' assumem a liderança, à condição, do campeonato, uma vez que o Sporting só joga na segunda-feira frente ao Rio Ave.

Porém, apesar do resultado, não se pense que o jogo foram favas contadas. No primeiro tempo, os 'encarnados', após boa entrada, tiveram algumas dificuldades para chegar à baliza contrário. Depois de um lance logo a abrir, desperdiçado por Gaitán, foi preciso esperar quase pelo apito para intervalo para ver golos. Mitroglou marcou e deu alguma tranquilidade.

Por outro lado, o segundo tempo começou logo com os 'encarnados' balançados para o ataque. Depois de um primeiro aviso de Pizzi, Jonas, aos 53 minutos, fez o 2-0 e acabou por, de certa forma, matar um pouco a vontade do adversário.Mitroglou, cinco minutos volvidos, ampliou o marcador e a vitória ficou construída.

A partir daí, os do Restelo tentaram inverter a marcha do marcador. Fisicamente menos preparados do que o seu adversário, a formação 'azul' acabou por claudicar aos 76 minutos, com o hat-trick concluído pelo grego Mitroglou. Jonas, aos 88 minutos, fechou o marcador e intrometeu-se novamente na luta pela bota de ouro.

Com este resultado, a formação da Luz passa para a frente na Liga assumindo, ainda que provisoriamente, o primeiro lugar, somando 52 pontos, mais um que o Sporting que soma menos um encontro.

Momento do jogo: O primeiro golo do encontro acabou por ser determinante. Numa altura em que a partida estava mais equilibrada, os 'encarnados', à beira do intervalo, acabaram por tornar o jogo mais fácil. A partir daí, a formação orientada por Rui Vitória pareceu mais descansada e o jogo, como se prova no final dos 90 minutos, acabou com goleada. 

Acompanhamento da partida:

90+3' - Final do encontro. O Benfica volta a golear e sai do Restelo na liderança, à condição, da Liga. 

90' - O árbitro do encontro dá três minutos de compensação. 

88' - Novo golo do Benfica. Jonas bisa no encontro a passe de Carcela, na direita. Boa arrancada do marroquino.

85' - O Benfica não tira o pé do acelerador e vai forçando o quinto no jogo. 

80' - Com o jogo resolvido em termos de marcador, o Benfica vai trocando agora a bola com maior tranquilidade. O Belenenses, depois dos golos sofridos no segundo tempo, desceu alguns pontos na escala exibicional. 

75' - Golo para o Benfica. Volta a marcar Mitroglou. O grego, no seguimento de uma desatenção defensiva, após grande passe de Gaitán, de calcanhar, faz o terceiro perante Ventura. 

70' - O Benfica vai continuando a mandar na partida. O Belenenses, por seu lado, tenta inverter a tendência no marcador, mas, até agora, sem sucesso. 

64' - Júlio César, com duas boas defesas, evita o golo do Belenenses. A mostrar serviço o guardião 'encarnado'.

60' - Que perdida de Miguel Rosa. O avançado do Belenenses recebe um bom cruzamento, Lindelof não consegue aliviar e o dianteiro, perante Júlio César, remata ao lado. Tinha tudo para marcar. 

58' - Golo para o Benfica. Em cinco minutos, a equipa 'encarnada' faz um resultado que dificilmente os do Restelo vão conseguir contrariar. Pizzi recebe dentro da grande área e deixa a bola para o grego Mitroglou, que bisa e mata o jogo.

53' - Golo do Benfica. Marca Jonas 'pistolas'. O avançado brasileiro recebe uma bola de Gaitán, tira um adversário do caminho, e remata para o segundo dos 'encarnados'. Bom tento do melhor marcador do campeonato.

50' - Segunda parte começou algo repartida. O Belenenses está a forçar o ataque.

46' - Outra vez o Benfica. Tal como no primeiro tempo, as 'águias' entraram apontadas à área adversária. Depois de uma boa troca de bola, o médio português rematou forte para boa defesa de Ventura. Está feito o primeiro aviso do segundo tempo.

46' - Volta a jogar-se o Belenenses - Benfica. Saiu a jogar a formação visitante.

45' - Intervalo no estádio do Restelo. O Benfica recolhe aos balneários a vencer por 1-0, fruto de um tento de Mitroglou já nos minutos finais do primeiro tempo. 

41' - Golo para o Benfica. Marca Mitroglou. O grego dá o melhor seguimento a um cruzamento da direita, de André Almeida, cabeceia forte e Ventura, com alguma culpa, concede o primeiro do encontro. Um golo importante, mesmo antes do intervalo.

34' - Jonas, num remate forte à entrada da área, concluiu jogada de algum perigo do ataque das 'águias'. 

30' - Os últimos dez minutos têm sido de maior domínio das 'águias'. Ainda assim, na hora de decidir o último detalhe, as águias têm tido alguma dificuldade, fruto da boa organização defensiva da formação da casa.

20' - Ainda sem golos, as duas partidas parecem agora estar mais encaixadas. O Benfica voltou a recuperar o seu maior domínio inicial e o Belenenses vai tentando responder, mas tem dificuldades em furar a muralha defensiva dos 'azuis do Restelo'. 

15' - Boa partida no estádio do Restelo. Apesar de ter tido as melhores oportunidades para marcar, o Benfica tem tido alguma dificuldade em chegar à área adversária com a bola controlada. Os do Restelo, por seu lado, mostram muita vontade, mas têm também sentido alguma dificuldade em furar o esquema defensivo dos 'encarnados'. 

10' - O Belenenses tem surpreendido pela sua postura em campo, tentando sempre sair a jogar e com várias unidades na frente de ataque. 

6' - Jonas, depois de um grande erro de Ventura, atira fraco para a baliza. O guardião da formação do Restelo ia cometendo um erro tremendo. 

1' - Que perigo!!! Gaitán, no centro da área, depois de bom cruzamento na direita de André Almeida, desperdiça o primeiro golo do encontro. Boa entrada das 'águias'.

1' - Começa a partida no Restelo . Saiu a jogar a formação da casa.

0' - Grande ambiente no estádio. Antes do apito inicial foi assinalado um minuto de silêncio em homenagem a um jovem da formação do Benfica que perdeu a vida esta semana. 

0' - As bancadas estão bem compostas, com muitos adeptos 'encarnados' a marcarem presença no estádio do Restelo.

0' - Também já são escolhidos os jogadores escolhidos pelo Belenenses: Ventura; André Geraldes, Aguilar, Gonçalo Brandão e Fábio Nunes; Miguel Rosa, Ruben Pinto e Bakic; Sturgeon e Juanto.

0' - Já é conhecido o 'onze' do Benfica: Júlio César; Andre Almeida, Lindelof, Jardel, Eliseu; Pizzi, Renato Sanches, Samaris, Gaitan; Jonas e Mitroglou.

Antevisão: Um dérbi histórico, um jogo de sempre, será este o jogo que nos espera esta noite na jornada inaugural da 21ª jornada. Obrigado a vencer, podendo mesmo ultrapassar, à condição, o líder Sporting, será um Benfica ultra-motivado o que esta noite se apresentará frente ao Belenenses.

Os 'azuis do Restelo' contudo, apesar da superioridade teórica do seu adversário, rejeitaram, pelas palavras do seu treinador, atirar, antes do apito inicial, a toalha ao chão, pelo que se antevê uma partida bem disputada entre duas equipas cujos confrontos fazem parte da história do futebol.

Rui Vitória, por seu lado, tem várias baixas na equipa. Luisão e Lisandro López estão lesionados. O brasileiro será operado novamente a uma lesão no braço. O argentino não preocupa tanto, mas estará impossibilitado de dar o seu contributo. Fejsa também está fora das contas, pelo que também no setor intermédio tem de haver adaptações.

Com um histórico de confrontos no Restelo a pesar, em positivo, para os 'encarnados', com duas vitórias, por exemplo, nas últimas duas temporadas, há que lembrar que, em 2013, na receção à formação de Belém, o Benfica concedeu um empate a uma bola.

Na antevisão, Rui Vitória disse esperar uma formação atrevida contra os 'encarnados', lembrando que a formação orientada por Julio Velázquez é bem organizada e vai apresentar dificuldades. “Vejo uma equipa que vem de um resultado positivo, que vai querer mostrar qualidade. Espero uma equipa atrevida, que tem bons jogadores e que está bem estruturada. Temos de saber o que fazer em termos estratégicos. Vão criar dificuldades. Temos de estar fortes”, atirou o técnico das 'águias'.

O treinador da casa, lembrou, porém, que as 'águias' estão na sua melhor forma, mas que os da casa nada têm a perder. “O Benfica está no pico do estado anímico e emocional, são dinâmicos, rápidos nas transições, bem fisicamente, e têm obrigação de ganhar. Nós não temos nada a perder, vamos desfrutar do espetáculo e lutar pelos três pontos”, atirou o espanhol.   

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório