Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Tenho a certeza de que Rui Vitória vai levar o Benfica ao título"

Em entrevista ao Desporto ao Minuto, Zlatko Zahovic, antigo jogador 'encarnado', diz acreditar que o Benfica tem tudo para ser campeão e mesmo potencial fazer uma 'gracinha' na Liga dos Campeões.

"Tenho a certeza de que Rui Vitória vai levar o Benfica ao título"
Notícias ao Minuto

09:30 - 06/02/16 por Carlos Fernandes e Sérgio Abrantes

Desporto Zahovic

Embora longe de Portugal desde 2005, quando ‘pendurou as chuteiras’, após levar o Benfica ao título que já escapava há 11 anos, Zlatko Zahovic continua atento ao futebol português. Em entrevista ao Desporto ao Minuto, o atual diretor desportivo do Maribor analisa a atualidade desportiva nacional, com um olhar otimista sobre o futuro imediato dos ‘encarnados’.

Como tem visto a recuperação do Benfica no campeonato?

No início da temporada o Benfica mudou de treinador e cada técnico tem os seus métodos de trabalho. Por vezes, a equipa precisa de algum tempo para se adaptar. Mas o Benfica recuperou, está a jogar muito bem e, neste momento, está a apenas dois pontos do primeiro lugar. [entrevista realizada antes do jogo do Benfica com o Belenenses].

Rui Vitória chegou a passar por alguma contestação, sente que essa fase já está ultrapassada?

Não conheço pessoalmente o treinador, mas ouvi falar coisas muito boas dele. Nós contratámos um antigo jogador do Vitória de Guimarães, o Defendi, que nos disse maravilhas de Rui Vitória. É um grande treinador e tenho a certeza que vai levar o Benfica ao título.

Até final do campeonato será capaz de ‘destronar’ o Sporting da liderança?

Penso que sim, apesar do Sporting estar a jogar muito bem. Tem conseguido resultados muito bons, mas o Benfica tem melhores jogadores, joga um melhor futebol e é o favorito. Não tirando mérito ao Sporting, que tem um grande treinador, que já ganhou muitos campeonatos. A força do Sporting é o seu treinador.

E o FC Porto? Ainda vai a tempo de ‘baralhar’ as contas?

É muito difícil. Vi vários jogos do FC Porto e, especialmente no meio-campo, parece-me que não tem a qualidade que sempre teve. Os resultados demonstram isso mesmo.

Na Liga dos Campeões o Benfica irá defrontar o Zenit, acha que tem qualidade para seguir em frente?

O Benfica é o claro favorito. O Zenit tem uma grande equipa, mas não tem ritmo de competição. O campeonato russo está parado e o Benfica tem tudo para os eliminar.

Rui Vitória pode sonhar com 'voos' mais altos na Liga dos Campeões?

Se o Benfica elimina o Zenit, tudo é possível. No futebol acontecem coisas muito estranhas. Em 180 minutos, tudo pode acontecer, mesmo contra grandes equipas. O Benfica é um grande clube e, se fizer a sua obrigação e eliminar o Zenit, tudo é possível.

E quanto a Sporting e FC Porto, que irão defrontar, respetivamente, Bayer Leverkusen e Borussia Dortmund na Liga Europa? Têm hipóteses de seguir em frente?

As equipas alemãs sempre tiveram grandes dificuldades em eliminar as equipas portuguesas. Tecnicamente, as equipas portuguesas são muito fortes e as equipas alemãs nem sempre conseguem travar esse estilo de futebol. Estou otimista sobre a passagem dos dois clubes. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório