Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

[0-3] 'Dragão' mágico abate 'galo' e já vislumbra o Jamor

O FC Porto venceu o Gil Vicente por 3-0 na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

Notícias ao Minuto

21:41 - 03/02/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto Direto

Análise: O FC Porto foi a Barcelos com a vista posta no Jamor e, findados os 90 minutos, já se pode dizer que tem ‘pé e meio’ na tão desejada final, que lhe escapa desde 2011.

Os ‘dragões’ até entraram a meio gás na partida, trocando a bola com qualidade mas com claras dificuldades de entrosamento entre Suk e Marega. Os homens da casa até ameaçaram chegar à vantagem, mas a trave da baliza de Helton impediu aquele que seria um golaço de Vítor Gonçalves.

Ainda assim, foi o FC Porto quem acabou por inaugurar o marcador. Um canto marcado por Layún foi rechaçado pela defesa gilista e acabou nos pés de Rúben Neves, que, de primeira, não tremeu e desferiu um autêntico ‘míssil’ à baliza de Serginho, que nada podia fazer para impedir o golo.

O FC Porto ia, assim, em vantagem para o intervalo, vantagem essa que seria ampliada à passagem da hora de jogo. Novamente com Miguel Layún – o assistente de serviço – na jogada, que cruzou de forma perfeita para o coração da área. Suk, sem oposição, cabeceou para o segundo golo portista.

Menos de 10 minutos depois, Bruno Silva viria a entrar de forma dura sobre (novamente) Layún, vendo o cartão vermelho e dando a ‘machadada’ final nas aspirações do Gil Vicente. Sérgio Oliveira, acabadinho de entrar, marcou o livre de forma irrepreensível, fixando o resultado final em 3-0, que deixa o FC Porto com ‘via aberta’ para a final da Taça de Portugal.

Momento do jogo: O FC Porto já vencia por 1-0, mas o Gil Vicente entrou na segunda área apostado em, pelo menos, alcançar o empate. Os homens da casa ainda chegaram a rematar ao poste, mas um cabeceamento de Suk, sem hipóteses para Serginho, caiu que nem um ‘balde de água fria’ em cima da equipa gilista, que, a partir de então, não mais foi capaz de responder.

90'Apito final em Barcelos. O FC Porto venceu o Gil Vicente por 3-0 e ficou bem adiantado para alcançar a final da Taça de Portugal.

80' - Jogo completamente controlado pelo FC Porto. Se até ao segundo golo portista o Gil Vicente ia ameaçando o empate, depois dele a equipa de Nandinho não foi capaz de dar uma réplica à altura.

70' - GOLO do FC Porto! Grande golo de Sérgio Oliveira! O jogador portista estava acabadinho de entrar na partida e, encarregue de marcar um livre à entrada da área, não vacilou e atirou ao ângulo da baliza.

67'Cartão vermelho para Bruno Silva. O jogador do Gil Vicente travou Miguel Layún quando este corria para se isolar frente a Serginho, mas o jogador gilista não deixou e recebeu ordem de expulsão.

59GOLO do FC Porto! Cruzamento com conta e medida de Miguel Layún. Suk, no coração da área e sem oposição, responde da melhor maneira e cabeceia para o fundo das redes defendidas por Serginho.

50' - Entrou melhor o Gil Vicente na segunda parte. A equipa da casa tenta anular a vantagem portista e Renan já podia ter chegado ao golo, não fosse (novamente) a barra a impedi-lo.

46'Começa a segunda parte. É o Gil Vicente a dar o pontapé de saída.

45'Intervalo em Barcelos. O FC Porto recolhe aos balneários a vencer o Gil Vicente. graças a um belo golo de Rúben Neves nos instantes finais da primeira parte.

45'GOLO do FC Porto! Grande 'tiro' de Rúben Neves! Canto marcado na esquerda, por Layún, acabou afastado pela defesa gilista. Rúben Neves não desistiu da jogada e, de primeira, à entrada da área, atira para o fundo da baliza, dando a vantagem aos 'dragões'.

40' - O FC Porto vai somando oportunidades de golo, mas tem pecado na finalização. Já o Gil Vicente tem-se mostrado sempre atento e, a espaços, vai mantendo Helton em alerta.

31' - Varela foi o principal responsável pela primeira grande oportunidade de golo do FC Porto. O internacional português inrompeu pela área dentro e cruzou para a área. Valeu a atenção da defesa gilista a tirar o 'pão da boca' de Marega, pois o guarda-redes estava já batido.

30' - O Gil Vicente começa a pressionar e já ameaça o golo. Ora com remates de longe, ora com cruzamentos para o 'coração' da área, a equipa da casa dá sinais de que pode abrir o marcador.

25' - Vítor Gonçalves muito perto de marcar um golaço! O jogador do Gil Vicente rematou em arco de fora da área, mas a bola foi embater na barra da baliza defendida por Helton.

20' - Notam-se dificuldades no entrosamento entre Suk e Marega, na frente de ataque portista. A equipa vai controlando, mas nem sempre tem decidido bem quando chega ao último terço.

10' - Bom início de jogo do FC Porto, com critério na troca de bola, sem, no entanto, causar grandes problemas à defesa gilista.

1'Apito inicial na partida. É o FC Porto quem dá o pontapé de saída.

0'Onze do FC Porto: Helton, Maxi Pereira, Maicon, Marcano, Layún, Danilo, Rúben Neves, Brahimi, Varela, Suk e Marega.

0'Onze do Gil Vicente: Serginho, Bruno, Renan, Pedro Lemos, Djamal, Cadu, Vitor Gonçalves, Alphonse, Avto, Vagner e Simy.

Antevisão: O FC Porto desloca-se hoje ao reduto do Gil Vicente com o objetivo de ‘preparar terreno’ para o regresso ao Jamor, cinco anos depois de o ter conseguido pela última vez, tendo, na altura, derrotado o Vitória de Guimarães por 6-2 e arrebatado a Taça de Portugal.

Os ‘dragões’ chegam à primeira mão das meias-finais da competição depois de ‘arrumar’ Varzim, Angrense, Feirense e Boavista. Curiosamente, Helton, o guarda-redes das taças, foi titular em todas as quatro partidas, chegando a Barcelos sem qualquer golo sofrido.

Já o Gil Vicente, deixou para trás o Oliveira do Douro, o Tondela, o Benfica de Castelo Branco, Portimonense e o Nacional. Os ‘galos’ irão a jogo sabendo que, caso mantenham as aspirações de alcançar a final, terão de entrar da melhor maneira nesta primeira de duas mãos. O ideal para a equipa orientada por Nandinho seria uma vitória, embora isso não suceda desde 2012, quando bateram os ‘dragões’ por 3-1.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório