Procurar

"Benfica ou Sporting? Não negaria jogar fosse em que clube fosse"

Numa entrevista exclusiva ao Desporto ao Minuto, o antigo jogador do FC Porto e do Sp. Braga aborda vários temas, como a sua experiência na Grécia, a possibilidade de voltar a Portugal e o 'sonho' do regresso à seleção.

"Benfica ou Sporting? Não negaria jogar fosse em que clube fosse"

© Instagram/ HelderBarbosaoficial

Ruben Valente com Sérgio Abrantes
30/01/2016 10:00 ‧ há 9 anos por Ruben Valente com Sérgio Abrantes

Desporto

Hélder Barbosa

Hélder Barbosa está neste momento ao serviço dos gregos do AEK, equipa que está no segundo lugar do campeonato local, atrás do Olympiacos de Marco Silva. O antigo jogador do FC Porto e do Sp. Braga, em exclusivo ao Desporto ao Minuto, conta alguns pormenores da sua experiência na Grécia e afirma que não descartaria nenhuma proposta “fosse de que clube fosse”.

Estás há dois anos a jogar no AEK da Grécia. Como tem sido esta experiência?

Muito boa! Passei por uma altura que não foi tão positiva pelo facto de ter vindo jogar para a segunda divisão. Mas adaptei-me muito bem à cidade [Atenas] e a minha família está cá comigo e está muito feliz também. As coisas este ano estão a correr bem porque voltámos à primeira divisão. Estamos a fazer um bom campeonato, mas acabamos por estar um pouco longe de um dos nossos rivais [Olympiacos]. Mas a equipa subiu agora e está em aberto a possibilidade de irmos à Europa.

Falaste no Olympiacos, que está no primeiro lugar, à frente, precisamente, do AEK. Como analisas o trabalho de Marco Silva aí na sua primeira época na Grécia?

Tem feito um excelente trabalho. As pessoas aqui, principalmente os adeptos do Olympiacos, reconhecem bastante o que tem conseguido. Acabou por bater alguns recordes e a equipa também tem praticado muito bom futebol, o que é muito mérito do Marco, que chegou cá e colocou a equipa a jogar muito bem.

O que te levou a aceitar este convite do AEK?

Principalmente foi pelo projeto que me tinham mostrado. Como é óbvio, nós tínhamos um projeto claro de subir à primeira divisão, logo no ano em que cheguei, e ao saber que era uma equipa que ia lutar por títulos, isso fez-me aceitar o convite. Sabia também que ia passar um ano complicado na segunda divisão, com um futebol muito físico, com campos em muito más condições, onde era muito complicado jogar. Mas, sujeitei-me a isso e estou muito contente por ter passado esse ano e as coisas terem corrido muito bem. Tenho também o sonho de voltar a jogar nas competições europeias e espero que isso aconteça já na próxima época.

Tendo em conta que o FC Porto foi o clube que te formou e viu crescer… Se recebesses um convite de Benfica ou Sporting ias considerar?

Claro que sim. Acima de tudo somos profissionais. Eu tento sempre tirar o máximo de rendimento, independentemente do clube onde estou. Mais do que nós crescermos num lado ou noutro, acabamos sempre por defender o clube que nos paga, com todas as forças. Nunca negaria, à partida, uma proposta fosse de que clube fosse.

Esta época já realizaste 18 jogos ao serviço do AEK, onde marcaste sete golos. Pode dizer-se, claramente, que estás a fazer uma boa época. Com isto, ainda pensas numa possível chamada à seleção?

Representar o país onde nascemos é o expoente máximo para qualquer jogador. É claro que é um sonho voltar à seleção. Se um dia voltar à seleção, vou representar Portugal com o maior orgulho e maior alegria.

Mas achas que podes ficar um pouco 'esquecido' por estares a jogar na Grécia?

Sinceramente, acho que não. O selecionador conhece bem o país e certamente terá ligações cá, por isso não me sinto esquecido. Sinto-me concentrado no meu trabalho, com o sonho de um dia poder representar a seleção outra vez.

Sonhas então com uma possível chamada de Fernando Santos para o Euro’2016?

Se representar a minha seleção já era um sonho, ir ao Europeu era um sonho a dobrar (risos). 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Rede social

Sudakov rende-se ao Benfica na estreia... e até já escreve em português

I Liga

Sudakov rende-se ao Benfica na estreia... e até já escreve em português

Sobre rodas

Domínio como o de Verstappen em Itália não se tinha visto este ano

Fórmula 1

Domínio como o de Verstappen em Itália não se tinha visto este ano

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10