Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

[2-0] 'Dragão' de segunda linha perde e deixa pouco para Peseiro ver

No último jogo na Taça da Liga, o FC Porto acabou por ser derrotado na visita ao reduto do Feirense. Num jogo com muitas alterações em todas as linhas, houve muita vontade e pouco futebol.

[2-0] 'Dragão' de segunda linha perde e deixa pouco para Peseiro ver
Notícias ao Minuto

22:08 - 27/01/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça da Liga

Análise da partida: O jogo começou sem história e terminou com pouca. O FC Porto, já afastado da Taça da Liga, foi para Santa Maria da Feira com muitas alterações nos convocados e um 'onze' com muitas mudanças. Peseiro optou por dar minutos a quem tinha jogado pouco, como que uma pré-temporada forçada para o técnico observar os jovens talentos 'azuis e brancos'.

Num primeiro tempo com poucos motivos de interesse, os portistas poucas vezes visaram a baliza adversária e foi mesmo o Feirense, de grande penalidade que se adiantou no marcador. Com pouca velocidade, alguma vontade e um sistema tático 'experimentar', os 'azuis e brancos' ainda tentaram antes do final do primeiro tempo, mas faltou arte e engenho.

No segundo tempo, o FC Porto entrou com mais gás, mas com a mesma falta de soluções. Apesar de ter Suk e André Silva na frente de ataque, apoiados por Silvestre Varela, foram poucos os lances criados nos primeiros minutos da segunda parte.

Lutando por um golo que não chegava, os portistas chegaram aos 70 minutos a perder, mas com a partida controlada. Com a defesa feirense muito povoada, as alas foram o caminho encontrado pelos portistas para chegar ao último terço do terreno. Porém, quase todos os lances terminaram mal ou, quando chegados ao centro da grande área, acabavam por ir ao lado.

O Feirense, aproveitando as debilidades da equipa contrária, foi explorando as desatenções adversárias, chegando mesmo ao segundo tento, por Porcellis, à passagem do minuto 81.

Um resultado que acaba por ser justo, apesar do grande domínio portista, dado o desacerto dos 'dragões' com a baliza adversária. Numa equipa com muitas alterações, houve poucos lances dignos de registo. Suk foi muito perdulário e André Silva tentou mostrar-se, mas sem grande sucesso. Apesar disso, foi talvez das melhores unidades.

Para a posteridade fica o resultado histórico, uma vez que esta é a primeira derrota dos 'azuis e brancos' perante o Feirense.

Momento do jogo: o primeiro golo do Feirense, aos 39 minutos, acabou por ditar um pouco o desfecho do jogo. Através de grande penalidade, contra a maré do golo, Hélder Castro acabou por fazer o 1-0 perto do intervalo, deixando a sua equipa a vencer num período teoricamente complicado para recuperar o resultado. Bom jogo da formação orientada por Pepa, apesar de ter estado sempre 'controlada' pelo seu adversário.  

Acompanhamento do encontro: 

90+3' - Final do encontro. O FC Porto sai derrota (0-2) de Santa Maria da Feira e despede-se da Taça da Liga com três derrotas, frente a Famalicão, Marítimo e Feirense.

90' - Cosme Machado dá três minutos de compensação.

89' - André Silva tenta o golo, sem sucesso. 

81' - Golo!!! Volta a marcar o Feirense. Porcellis amplia o resultado para a formação da casa com um lance algo confuso. O jogador do Feirense capta uma bola rematada por um colega de equipa e bate Helton pela segunda vez.

79' - Que perdida de Suk. André Silva abre na direita, entra na área e deixa a bola para o sul-coreano, mas o ex-Vitória de Setúbal desperdiça de forma clamorosa. 

74' - Livre na direita, batido por Sérgio Oliveira, com Suk a cabecear por cima da baliza.

69' - Que perdida. André Silva, após cruzamento de José Angel, remata ao lado da baliza adversária. O jovem jogador tinha tudo para marcar.

65' - Sérgio Oliveira, há instantes, tentou visar a baliza adversária. De longe, o médio tentou surpreender, mas acabou por, tal como nas restantes iniciativas da sua equipa, sair tudo mal. 

55' - O FC Porto já passou por um calafrio na tentativa de inverter ou parar a marcha do marcador. Com muita vontade, mas pouca ciência, os portistas vão comandando, mas sem conseguirem igualar o resultado.

48' - Os primeiros minutos do segundo tempo recomeçaram com um FC Porto mais apontado para o ataque, mas os lances protagonizados pelos 'dragões' têm tido, até aqui, pouco critério. 

46'- Recomeça o encontro. Sai a jogar no segundo tempo o FC Porto.

45' - Intervalo em Santa Maria da Feira. O Feirense vai vencendo o FC Porto por 1-0.

43' - O FC Porto tenta responder ao golo. Os 'dragões' têm mais posse de bola, mas não encontram o caminho para a baliza adversária. 

39' - Golo!!! Hélder Castro adianta o Feirense no marcador da marca de grande penalidade. Está feito o primeiro do jogo. Helton ainda se atirou, mas não conseguiu parar o remate adversário.

38' - Grande penalidade para o Feirense. O árbitro do encontro penaliza falta de Rúben Neves sobre um jogador do Feirense.

35' - À parte de um lance onde André Silva e Suk se anularam na área, à passagem do minuto 18, ainda não houve qualquer lance de perigo para a defensiva desde então. 

30' - Sem nada a perder ou a ganhar, o FC Porto vai jogando a meio gás, com poucos lances dignos de registo para o guardião adversário. O Feirense tenta contrariar o favoritismo teórico do seu oponente, mas com pouco sucesso. 

22' - Jogo com poucos lances para assinalar. As equipas lutam muito no meio-campo mas não têm havido oportunidades para quaisquer dos lados. 

15' - Os primeiros minutos do encontro não têm tido grandes motivos de interesse. O FC Porto está sem grande ímpeto e o Feirense vai tentando as suas iniciativas de quando a quando. 

10' - O Feirense não está na partida sem interesse próprio e há instantes, depois cruzamento na esquerda de Kukula, fez a defesa portista passar por um calafrio. 

5' - Com cinco minutos disputados, Feirense e FC Porto tentam ainda encontrar-se dentro de campo. A formação portista chega a Santa Maria da Feira com muitas alterações.

2' - Suk faz o primeiro remate do encontro. Com o seu pior pé, o reforço portista acaba por disparar longe da baliza adversária.

1' - Apito inicial. Sai a jogar a equipa da casa.

0' - As duas equipas já estão em campo.

0' - O 'onze' do Feirense: Dele Alampasu, Diogo Almeida, Ícaro Silva, Agostinho Carvalho, Mika, Sérgio Semedo, Hélder Castro, Vieirinha, Kukula, Emma, Ali Meza.

0' - Já há onze do FC Porto:  Helton; Víctor García, Maicon, Chidozie, José Angel; Ruben Neves, Giannelli Imbula,Sérgio Oliveira; Varela, André Valente Silva, Suk.

Antevisão: Depois de duas derrotas, a primeira com o Famalicão, por 0-1, a segunda com o Marítimo, por 1-3, o FC Porto encerra esta quarta-feira a sua participação na Taça da Liga.

Agora com José Peseiro no comando técnico, o treinador do FC Porto optou por reservar para outros voos os principais atletas do plantel, optando assim por dar minutos a várias unidades que tinha, até aqui, disputado menos minutos.

Da equipa B foram chamados Victor Garcia, Mauricio, Pité, Francisco Ramos, Rodrigo, Gleison, Chidozie e Omar Govea. Aqui, a ideia passará por conseguir alguma rotatividade, mas também aproveitar o facto de o FC Porto estar afastado para fazer uma espécie de pré-temporada.

No confronto entre as duas equipas, destaque para o facto de a equipa portista nunca ter perdido, somando 11 vitórias e 2 empates.

Assim, Pepa, treinador da casa, perspetivou um jogo com poucas chances para a sua equipa, mas garantindo que tudo tentará para vencer. “É praticamente impossível, há que ser realista, não vamos estar aqui com histórias da carochinha. São onze contra onze lá dentro e amanhã não vai fugir à regra, temos noção das dificuldades mas também sabemos o que podemos e vamos fazer”, explicou o técnico.

Agora, resta esperar pelo apito inicial de Cosme Machado, o árbitro do encontro, uma vez que só aí se decidirá o vencedor desta partida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório