Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

[1-0] 'Leões' só de penálti conseguiram derrubar muralha azul

Golo de William Carvalho, através de grande penalidade, já no período de descontos, permite ao Sporting reforçar a liderança do campeonato.

Notícias ao Minuto

21:18 - 30/11/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto I Liga

Resumo: Foram cerca de 30 mil os adeptos ‘leoninos’ que desesperaram em Alvalade por um golo que só apareceu no último minuto do encontro. Mas comecemos pelo início.

O Sporting entrou bem no jogo, querendo desde logo assumir as despesas do encontro. As ideias estavam lá, mas faltava a concretização aos jogadores, que mostravam dificuldades em conseguir criar oportunidades de golo.

O Belenenses, logo na primeira parte, assumiu que vinha a Alvalade com um único intuito: o de não sofrer golos. E digamos que esteve perto, não fosse o lance de Tonel no período de descontos… Mas já lá vamos.

Ainda no primeiro tempo, Ruiz podia ter deixado os ‘leões’ em vantagem. Com uma brilhante jogada individual, o costa-riquenho perfurou a defesa dos ‘azuis do Restelo’, mas Ventura foi enorme e negou o golo ao camisola 20 do Sporting. Esta acabou por ser a grande (e quase única) oportunidade da formação de Jorge Jesus antes do intervalo.

No segundo tempo, a toada manteve-se e o Sporting começou bem, a controlar, mas as oportunidades não abundavam. Face a isto, Jesus viu-se forçado a colocar alguma velocidade nas alas da equipa e lançou Gelson e Matheus, que vieram abanar e dar um novo fôlego à turma de Alvalade.

No meio de algumas oportunidades nesta segunda parte, foi mesmo preciso esperar pelos últimos minutos para ver a bola balançar as redes. Tonel deitou por terra toda a estratégia de Sá Pinto (que regressou a Alvalade na pele de adversário) e cometeu penálti já no período de descontos.

Sem Adrien em campo, foi William o eleito a converter a grande penalidade, que culminou com o golo que valeu o triunfo e a festa dos adeptos sportinguistas, que já estariam a fazer contas em relação ao primeiro lugar, com medo de ver os rivais aproximarem-se da liderança.

Desta forma, o Sporting soma agora 29 pontos e continua destacado na liderança do campeonato.

Momento do jogo: Penálti cometido por Tonel que ‘estragou’ a estratégia montada pelo Belenenses para este jogo e ao mesmo tempo deu ao Sporting a oportunidade de marcar e conquistar os três pontos.

Acompanhamento do encontro: 

90+4'- Acaba o jogo! Final dramático em Alvalade. O Sporting consegue já no período de descontos chegar ao golo, através de um penálti convertido por William Carvalho. Vitória suada dos 'leões' que no fim conquistam os três pontos e reforçam a liderança da Liga.

90+3- GOLO DO SPORTING! Na cobrança da grande penalidade, o médio não desperdiça e atira a contar. Euforia em Alvalade.

90+1'- Penálti para o Sporting! Artur Soares Dias considera que Tonel utiliza o braço para afastar a bola da cabeça de Slimani. O defesa do Belenenses vê o cartão amarelo.

87'- Cartão amarelo para Slimani. O argelino fica afastado do próximo encontro da Liga, frente ao Marítimo.

87'- É o tudo por tudo do Sporting. Os 'leões' estão a tentar de todas as formas chegar ao golo, que tarda em aparecer. Faltam apenas alguns minutos para o fim do encontro e os adeptos desesperam por um tento que dê o triunfo à sua equipa.

84'- Vai tentado o Sporting chegar ao golo, neste últimos instantes. Desta feita Tanaka, que está muito móvel na frente de ataque, aparece na esquerda a cruzar para Slimani, que cabeceia à figura de Ventura.

80'- Jesus lança a sua última cartada. Tanaka entra para o lugar de Bryan Ruiz.

80'- Novamente Matheus! O brasileiro apareceu na área a um cruzamento de Gelson, vindo do lado direito, mas não conseguiu atirar a contar. Mais uma oportunidade desperdiçada pelo Sporting.

75'- Matheus com oportunidade para marcar! Boa chance para o jovem brasileiro. Dentro da área, Matheus prefere partir para a finta e rematar, num tiro que sai às malhas laterais. Ficou a ideia de que podia ter tido outra opção, visto que o jovem dos 'leões' já se encontrava numa posição com pouco ângulo.

73'- Sá Pinto promove a primeira alteração no Belenenses. Carlos Martins entra para o lugar de André Sousa, que já tinha vito um cartão amarelo. Ao entrar no relvado, o jogador, que teve várias épocas no Sporting, foi muito vaiado pelo público presente nas bancadas. Os adeptos não esquecem a passagem de Carlos Martins pelo rival Benfica.

72'- Nem de bola parada está fácil para o Sporting chegar ao golo. A cerca de 20 minutos do final do encontro, João Mário não consegue asustar Ventura, que continua intrasponível esta noite em Alvalade.

67'- Mais uma substituição nos 'leões' . Sai Fredy Montero e entra Matheus Pereira.

65'- André Sousa vê o cartão amarelo após uma dura falta sobre Jonathan Silva.

62'- Montero perto do golo! Grande receção de peito do colombiano, após passe de Jonathan, que não pede licença e sem a bola bater no chão remata mas a bola sai ao lado. Ventura ficou pregado ao relvado e estava batido, caso a bola acertasse na baliza.

59'- Sem grandes ideias, o Sporting tenta a meia distância para tentar chegar ao golo. No entanto, Jonathan Silva, de pé direito, não consegue assutar Ventura, que viu o amarelo por atrasar a reposição de bola.

57'- Sai Adrien e entra Gelson Martins na equipa do Sporting. William enverga agora a braçadeira de capitão.

55'- Jorge Jesus prepara-se para mexer. Gelson deverá entrar na partida dentro de momentos.

50'- O Sporting entra com vontade de marcar cedo nesta segunda parte. Já é a segunda jogada dos 'leões' que coloca em sentido a defensiva do Belenenses. Primeiro Ruiz atira à trave, mas o jogo já estava parado devido a uma falta de Montero e depois, Slimani, após um remate de Montero, não consegue desviar para o fundo das redes da formação do Restelo.

46'- Início do segundo tempo. As duas equipas não apresentam quaisqueres mudanças nos onzes.

45'- Intervalo na partida. Apesar da maior propensão ofensiva do Sporting, os 'leões' não conseguem ir para os balneários em vantagem sobre o Belenenses, que tem defendido bem este nulo. Ruiz, numa grande jogada, podia ter colocado a equipa da casa em vantagem, mas Ventura negou o golo ao costa-riquenho. Fica tudo por resolver no segundo tempo.

45'- Grande passe de Montero que isola Slimani. O camisola 9 do Sporting coloca mesmo a bola no fundo das redes do Belenenses, mas o árbitro já tinha assinalado fora de jogo. O avançado argelino estava em posição irregular.

42'- Novamente os 'leões'! Desta vez Adrien tira o cruzamento à procura de Slimani e o avançado argelino ganha nas alturas, mas cabeceia por cima do alvo.

38'- Quase o primeiro golo do Sporting! Bryan Ruiz, com uma brilhante jogada individual, passa por três adversários, mas na hora de rematar não consegue bater Ventura. Grande defesa do guardião do Belenenses.

35'- Os 'leões' tentam agora a meia distância para tentar surpreender Ventura. William Carvalho, de muito longe, não consegue assustar o guarda-redes visitante.

32'- Cumprida a primeira meia hora de jogo, o Sporting está claramente por cima no encontro. Faltam apenas aos 'leões' serem mais incisivos na criação de oportunidades de golo. O Belenenses está a anular muito bem as investidas da equipa da casa e preocupa-se apenas em defender.

Ao Sporting, falta conseguir criar oportunidades de golo, enquanto o Belenenses mantém-se restrito ao seu meio-campo... Por iniciativa própria.

25'- O jogo está morno. O Sporting apresenta maior caudal ofensivo, mas não consegue dar seguimento a esse maior ascendente no encontro. Os 'leões' não têm agora conseguido criar grandes oportunidades.

18'- Nestes minutos iniciais, o Sporting imprimiu grande velocidade ao seu jogo. Contudo, o ritmo está agora mais baixo, mas os 'verdes e brancos' vão controlando a partida. A estratégia do Belenenses tem sido vísivel: defender as investidas da formação de Jorge Jesus e tentar surpreender com contra-golpes rápidos.

12'- O Belenenses está com algumas dificuldades em sair para o ataque, muito por culpa da pressão exercida pelo Sporting. No entanto, a equipa orientada por Sá Pinto conseguiu agora, através de um contra-ataque, chegar à área do Sporting, mas o remate de Sturgeon não levou perigo à baliza de Rui Patrício.

7'- O Sporting começa bem o encontro, tentanto impor o seu ritmo logo desde cedo. É já a segunda vez que, com um passe de rutura, os 'leões' conseguem criar algum perigo para a baliza da formação do Restelo. Desta vez Ventura lê bem o lance e pontapeia a bola afastando o perigo.

4'- Primeiro lance de perigo da equipa do Sporting. Grande abertura de Montero para Ruiz, que culmina com o remate de Adrien, após o passe atrasado do costa-riquenho. No entanto, o tiro do médio 'leonino' sai desviado por um defesa do Belenenses.

1'- Começou a partida. Sai o Sporting a jogar.

0'- Cumpre-se um minuto de silêncio antes do início do jogo.

0'- Ricardo Sá Pinto não é esquecido pelos adeptos 'leoninos' que o recebem com uma enorme ovação.

0'- Visto o jogo realizar-se num dia de semana, estão ainda apenas cerca de 20/25 mil adeptos nas bancadas de Alvalde. Muitos adeptos estarão ainda a entrar no estádio.

0'- Os jogadores já estão no relvado e está tudo a postos para o começo do jogo. O árbitro do encontro é Artur Soares Dias.

0'- As equipas já fizeram os exercícios de aquecimento e dirigem-se agora aos balneários. Faltam apenas 10 minutos para o início da partida.

0' - Onze inicial do Belenenses: Ventura; João Amorim, Tonel, Gonçalo Brandão e Filipe Ferreira; Rúben Pinto, André Sousa e Ricardo Dias; Sturgeon, Kuca e Luís Leal.

0' - ONZE INICIAL DO SPORTING: Rui Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Ewerton e Jonathan Silva; William Carvalho, Adrien, João Mário e Bryan Ruiz; Montero e Slimani

Antevisão do encontro:

O Sporting entra esta segunda-feira em campo, com o objetivo de manter a liderança no campeonato, depois de uma moralizadora vitória frente ao Lokomotiv de Moscovo para a Liga Europa.

Este encontro marca o regresso de Sá Pinto a Alvalade, ele que há cerca de três anos saiu da ‘cadeira’ agora ocupada por Jorge Jesus. Agora, Ricardo ‘Coração de Leão’, como era chamado no Sporting, vai estar do outro lado da barricada.

O Belenenses vai a Alvalade tentar fazer algo que não consegue há 60 anos, que é levar de vencida o Sporting. Os azuis do Restelo estão em 13º lugar no campeonato e ainda não conseguiram qualquer triunfo fora de portas, tendo já sofrido 17 golos na condição de visitante, o que perfaz uma média de três golos sofridos por jogo.

Já a equipa da casa, o Sporting, soma três vitórias consecutivas e oito triunfos nos últimos nove encontros que realizaram.

“O Belenenses é uma equipa de qualidade, com bons jogadores e está a fazer um bom início de época. Estamos preparados para as dificuldades, para um Belenenses com uma organização defensiva específica. Temos que arranjar argumentos para contrariar as linhas ofensivas que eles nos possam apresentar”, afirmou Jesus, na antevisão do encontro.

“Sabemos que será um jogo muito complicado para nós, mas vamos encarar o jogo com seriedade, espírito de ajuda e agressividade a nível defensivo. Sabemos que iremos ter pela frente um Sporting muito motivado e que tem apresentado grande qualidade de jogo para jogo”, disse Sá Pinto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório