Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

[2-4] Sporting 'aquece' o gelo russo e continua na luta pelo apuramento

'Leões' estiveram a perder mas os golos de Montero, Ruiz, Matheus e Gelson consumaram a reviravolta da equipa de Jorge Jesus, que está agora mais perto do apuramento para a próxima fase da Liga Europa.

Notícias ao Minuto

20:10 - 26/11/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto Em direto

Resumo do jogo: Sob o frio cortante de Moscovo, a equipa do Sporting não demonstrou receios nem medos, neste jogo que era de importância máxima para a continuidade da equipa de Alvalade na Liga Europa. Com Slimani no banco, coube aos ‘míudos’ a responsabilidade de garantir um bom resultado.

Depois de um bom início de jogo, o Sporting foi surpreendido pelo Lokomotiv, que aproveitou um erro defensivo para se adiantar no marcador. No entanto, os ‘leões’ não ficaram desmotivados e partiram para cima dos moscovitas com o intuito de inverter o resultado.

Fredy Montero, aos 20 minutos, fez o golo que veio repor justiça ao resultado. A partir daí, o Sporting não desarmou e continuou em busca da reviravolta que acabou por acontecer. Ainda antes do intervalo, Bryan Ruiz e Gelson Martins, que se estreou a marcar na Liga Europa, consumaram então a ‘remontada’ do clube de Alvalade, que foi para os balneários a vencer por 3-1.

No segundo tempo o jogo mudou de toada: O Lokomotiv partiu para cima do Sporting e criou mesmo alguns lances de perigo, mas foram os ‘leões’ que acabaram por aumentar a vantagem para 4-1, por intermédio de Matheus Pereira, depois de uma excelente assistência de Gelson, que isolou o companheiro com um passe a rasgar no meio-campo.

Até ao final, entre ocasiões para ambas as equipas, acabaram por ser os russos a reduzir, por intermédio de Miranchuk.

Com este importante triunfo, o primeiro da história do Sporting em terras russas, os comandados de Jorge Jesus dependem apenas deles próprios para garantir a passagem aos 16 avos de final da Liga Europa.

Momento do jogo: Depois de um golo madrugador (5') da equipa da casa, o tento de Montero, aos 20 minutos, teve o condão de voltar a colocar os 'leões' em jogo. Com vários factores a jogar contra si, inclusivamente históricos - nunca o Sporting tinha vencido na Rússia -, foi a partir deste tento que a equipa orientada por Jesus deu a volta ao jogo.

Acompanhamento do jogo:

90+3'- Final da partida! O Sporting obtém um importante resultado em Moscovo, que deixa agora os 'leões' mais próximos de passarem à proxima fase da Liga Europa. Com esta vitória o Sporting termina o jejum fora de portas nas competições europeias. Os 'verdes e brancos' não venciam desde 2011, na visita a Zurique, num jogo também da fase de grupos da Liga Europa.

90+1'- Slimani quase que faz o quinto! Jogada pela esquerda, com Aquilani a colocar ao segundo poste. Mas o camisola 9, já em queda, remata para fora.

86'- GOLO DO LOKOMOTIV! Miranchuk atira a contar e reduz para 4-2. Este resultado ainda mantém o Sporting em vantagem no confronto direto com os russos.

79'- Última alteração na equipa de Jorge Jesus. Aquilani entra para o lugar de João Mário.

78'- Samedov perto do golo! Denisov coloca a bola na área e o avançado, sozinho, atira para fora.

75'- O Lokomotiv mostra-se agora algo conformado com o resultado e não mostra grandes argumentos face à desvantagem no marcador. Por outro lado, o Sporting está agora mais tranquilo depois de ter cimentado esta vantagem de três golos.

71'- Mais uma mudança na equipa do Sporting: Sai Montero e entra Slimani.

69'- Grande remate de Bryan Ruiz ao poste! Mais um excelente passe de Fredy Montero que coloca na área para o costa-riquenho, que não pede licença para rematar. Quase o quinto golo do Sporting.

67'- Jorge Jesus mexe pela primeira vez na equipa. Sai Matheus Pereira e entra André Martins.

66'- Com este resultado (4-1), caso tudo termine como está, o Sporting precisa apenas de um empate contra o Besiktas para se apurar para os 16avos de final da Liga Europa. Para já, os 'leões' têm vantagem no confronto direto com os moscovitas.

60'- GOLO DO SPORTING! Grande passe de Gelson a isolar Matheus Pereira que, no frente a frente com Marcelo, não desperdiça e faz o quarto tento para a equipa portuguesa. Maior tranquilidade agora para o Sporting.

59'- Continuam os moscovitas no ataque. O Lokomotiv está a fazer muito uso do seu flanco direito para criar perigo á defensiva dos 'leões'. Algumas dificuldades do Sporting em parar o ímpeto da formação russa.

54'- Mais um sinal de perigo da equipa russa! Manuel Fernandes aparece sozinho na área 'leonina' e dispara cruzado , mas a bola sai ao lado do alvo. O Lokomotiv está agora por cima do encontro.

53'- O Lokomotiv perto de reduzir! Esgaio tenta cortar o lance, mas a bola acaba na trave da baliza defendida por Marcelo. Muito perto o 2-3...

50'- O jogo muda de toada nesta segunda parte. O Sporting, que vence por dois golos, apresenta-se mais contido e fechado, enquanto o Lokomotiv tenta agora assumir as despesas da partida.

46'- Recomeça a partida em Moscovo. As duas equipas não efetuaram nenhuma alteração ao intervalo.

45'- Intervalo da partida! Está concluida a primeira parte do encontro e o Sporting encontra-se com uma importante vantagem que permite continuar com o pensamento no apuramento para a próxima fase da Liga Europa. O Lokomotiv adiantou-se no marcador logo aos 5 minutos, mas os golos de Montero, Ruiz e Gelson consumaram a reviravolta do Sporting.

43'- GOLO DO SPORTING! Gelson faz o terceiro golo do Sporting. O jovem extremo aproveita um grande passe de Montero para aparecer isolado e bater Guilherme pela terceira vez no jogo.

40'- Quase o terceiro! Novamente Bryan Ruiz em destaque. O camisola 20 dos 'leões' aparece no coração da área e faz um cabeceamento que sai muito perto da baliza do Lokomotiv.

38'- GOLO DO SPORTING! Grande jogada dos 'verdes e brancos'. Ruiz pega na bola, faz a tabelinha com Montero, e já com um ângulo apertado, o costa-riquenho pica a bola por cima do guarda-redes. Um golo de belo efeito. Está consumada a reviravolta no marcador.

35'- O Sporting está agora a atravessar a melhor fase do encontro. O Lokomotiv limita-se praticamente a defender e a ver os 'leões' jogarem...

32'- O Sporting esteve perto do segundo! Boa iniciativa de Gelson, que combina bem com Matheus, e o camisola 60 do Sporting atira para uma boa defesa do guardião da formação moscovita.

29'- Não desarma o Sporting. O golo parece ter motivado a equipa portuguesa que continua em busca de mais um golo. Agora foi Bryan Ruiz a tentar a sua sorte de longe, mas a bola sai ao lado da baliza.

23'- Um dado curioso nesta altura do encontro. O Sporting tem o triplo dos passes completos quando comparado ao Lokomotiv.

20'- GOLO DO SPORTING! Esgaio cruza da direita para o centro da área, onde aparece Montero a desviar e a fazer o empate para a equipa de Jorge Jesus. Está relançado o jogo.

15'- O Sporting tem jogado bastante sobre o meio campo moscovita mas tem tido dificuldades na construção. Já o Lokomitv está a apostar mais nas tarefas defensivas e vai tentanto aproveitar as transições rápidas.

10'- O Sporting até entrou bem no encontro, mostrou iniciativa mas um erro defensivo estragou este início de jogo aos 'leões'. O Lokomotiv limitou-se a aproveitar a falha da equipa portuguesa para se adiantar no marcador. Os pupilos de Jorge Jesus correm agora atrás do resultado.

8'- Resposta do Sporting! Matheus Pereira aparece no lado esquerdo, e atira... mas Guilherme está atento e defende para canto o remate do jovem brasileiro.

5'- GOLO DO LOKOMOTIV! Desatenção da defensiva do Sporting. Maicon aparece isolado e no frente a frente com Marcelo, não desperdiça e faz o primeiro golo do jogo.

4'- O Sporting entrou bem na partida. A equipa de Jorge Jesus parece querer assumir o jogo. Prova disso é uma boa jogada de entendimento entre Esgaio e Gelson, que coloca em Ruiz e o costa-riquenho remata mas a bola acaba nas mãos do guarda-redes da formação russa.

1'- Começa a partida!

0'- As duas equipas já estão no relvado e está tudo a postos para o início da partida. O ábitro este encontro é o espanhol Mateu Lahoz.

0' - Um facto curioso: A equipa do Lokomitv chegou ao estádio... de metro. A formação russa quis evitar o trânsito que está em Moscovo a esta hora.

0'- O frio faz-se sentir em Moscovo. O Sporting vai ter de enfrentar os quatro graus negativos que estão na capital russa.

0’- Onze do Lokomotiv: Guilherme; Shishkin, Durica, Mikhalik e Denisov; Tarasov, Manuel Fernandes e N'Dinga; Samedov, Maicon e Niasse.

0’- ONZE DO SPORTING: Marcelo; Esgaio, Naldo, Ewerton e Jonathan; Gelson, João Mário, Adrien e Matheus Pereira; Ruiz e Montero.

Antevisão do encontro:

O Sporting enfrenta esta quinta-feira uma verdadeira ‘final’. Os ‘leões’ estão obrigados a vencer para continuar a ter aspirações para passar à próxima fase da Liga Europa.

Pela frente vão ter uma equipa bastante difícil, que já deu provas disso mesmo quando se deslocou à Alvalade para derrotar os ‘verdes e brancos’, por 3-1. A juntar a isto o Sporting nunca venceu em jogos na Rússia: os ‘leões’ somam duas derrotas e um empate.

Por estas razões, Jorge Jesus está ciente das dificuldades que vai encontrar.

“Este jogo é ainda mais importante porque estamos dependentes da vitória para podermos continuar a acreditar no apuramento. O Lokomotiv é um adversário forte, como são as primeiras quatro equipas do campeonato russo, por isso estamos sujeitos a tudo. Podemos ganhar, perder ou empatar. O clima é claro que os ajuda, porque estão mais habituados, mas isso não é desculpa para não conseguirmos um bom resultado aqui. O que dificulta mais é a qualidade que as equipas russas têm”, afirmou.

Se o Lokomotiv vencer garante já hoje a qualificação para a próxima fase da competição e em caso de empate, pode também passar, caso o Skenderbeu não vença o Besiktas, na Turquia.

Já o Sporting não têm hipóteses de garantir o apuramento esta quinta-feira e pode mesmo ficar eliminado, caso não vença e o Besiktas ganhe ao Skenderbeu.

Classificação do grupo até à hora do jogo:

Lokomotiv – 8 pts

Besiktas – 6 pts

Sporting – 4 pts

Skenderbeu – 3 pts

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório