Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

[2-2] Benfica 'confirma' história e sai do Cazaquistão com empate

O Benfica visitou esta tarde o Astana obrigado a vencer para confirmar o seu apuramento para os oitavos-de-final da Champions. Contudo, as águias estiveram a perder por 2-0 e saem do Cazaquistão com um empate a duas bolas.

Notícias ao Minuto

17:15 - 25/11/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto Champions League

Resumo: O Benfica enfrentou esta tarde, no longínquo Cazaquistão, o Astana. Obrigado a vencer para confirmar o primeiro lugar e o apuramento para os oitavos, a formação orientada por Rui Vitória confirmou a história cazaque, que antes tinha sido ratificada por Atlético Madrid e Galatasaray.

É que apesar de modesta, desconhecida e sem estrelas de relevo mundial, a formação da casa ainda não conheceu o sabor da derrota no seu reduto na Liga dos Campeões, nesta que foi a sua temporada de estreia na Liga Milionária.

Os ‘encarnados’ entraram de forma algo atabalhoada no encontro, talvez ainda a sentir a diferença de piso, uma vez que o estádio onde se disputou o encontro tinha relvado sintético. Depois de ‘pausado’ o jogo louco dos primeiros minutos, aos 19, chegaria o primeiro golo do encontro, depois de um cruzamento incrível da esquerda, correspondido da melhor forma por Twumasi.

As ‘águias’ ergueram os olhos para o céu e foram à procura do empate, mas seria a formação caseira a empatar depois de um livre, novamente na esquerda, em que a defesa benfiquista se esqueceu de Anicic, que desviou para o segundo tento.

A partir daí, até ao intervalo, só deu Benfica. Aos 41 minutos, depois de um belo cruzamento da direita, Jiménez, que ainda não tinha marcado na prova milionária, reduziu para os ‘encarnados’.

O intervalo chegaria pouco depois e a história, essa maldita, também. É que em 35 encontros disputados pelo Benfica e em que a equipa da Luz recolheu aos balneários a perder, nunca tinha tido lugar uma remontada no marcador. E a história provou-se novamente certa.

Depois de uma entrada forte da formação lusa, com lances de parte a parte, mas com maior domínio dos visitantes, o Benfica chegaria ao empate aos 72 minutos. Jiménez, a bisar, depois de lance na direita do recém-entrado André Almeida, que substituiu Sílvio, que saiu lesionado.

Os ‘encarnados’ regressam agora a Lisboa com olhos postos no encontro entre Galatasaray e Atlético Madrid, uma vez que caso os turcos percam o Benfica está diretamente apurado para os oitavos.

O Benfica é primeiro no Grupo C, com 10 pontos, atrás de Atlético Madrid, que soma 7, e de Galatasaray, com quatro. O Astana contabiliza 3 pontos.

Momento do jogo: Golo de Jiménez, no primeiro tempo, aos 41 minutos. O mexicano levou a sua equipa para o balneário a precisar apenas de um tento para empatar. O golo reveste-se de importância acrescida, até porque seria ainda mais complicado inverter um resultado de 2-0 nos segundos 45 minutos.

Acompanhamento da partida:

90+5' - Final do encontro. O Benfica consegue reduzir depois de ter estado a perder por 2-0, mas não consegue a reviravolta no marcador. Nunca as 'águias' conseguiram a remontada depois de ir para intervalo a perder, na Liga dos Campeões.

90+4' - Gonçalo Guedes, lesionado, tem de ser assistido fora das quatro linhas.

90+2' - Livre estudado do Benfica, mas sem perigo para a baliza adversária. Pizzi com um remate desastroso atirou muito longe da baliza.

90' - Fim do tempo regulamentar. O árbitro do encontro deu cinco minutos de compensação.

85' - Faltam cinco minutos para o fim do encontro e nenhuma das duas formações parece próxima do golo da vitória. As 'águias' estão melhores, mas acusam já algum cansaço.

80' - A 10 minutos do fim, o Benfica está em controlo do jogo. O Astana apenas procura o contra-ataque e agora parece mais empenhado em defender o empate.

72' - Golo para o Benfica!!! Raúl Jiménez bisa após bom lance de ataque. O avançado mexicano deu o melhor seguimento a um centro do recém-entrado André Almeida.

70' - Esteve à vista o terceiro do Astana. Kabananga remata, mas Júlio César rebate com boa defesa. Desatenção do meio-campo do Benfica na origem deste lance.

65' - Benfica faz duas substituições. André Almeida entra para o lugar do lesionado Sílvio, e sai Samaris que dá lugar ao brasileiro Talisca.

61' - Júlio César evita o terceiro. Mau alívio defensivo e a bola, às três tabelas e a bater por último num adversário obriga o guardião brasileiro a desviar para canto. Que perigo.

60' - Ainda sem lances de grande perigo, o Benfica vai tendo maior domínio do jogo, mas os cazaques são muito rápidos no contragolpe pondo várias vezes a defensiva adversária em dúvida.

55' - O Benfica regressou com mais ímpeto para este segundo tempo, mas tem mostrado algumas dificuldades para chegar ao último reduto do adversário.

47' - Gonçalo Guedes quase consegue bater o guarda-redes adversário. Bola recuperada no meio-campo, e o extremo 'encarnado', lançado na esquerda, atira quando o guardião do Astana, que saiu bem ao lance.

46' - Recomeça o encontro. Saiu a jogar o Astana. De referir que, em 35 jogos, o Benfica nunca conseguiu a reviravolta depois de ter ido para intervalo a perder.

45+2' - Intervalo. O Benfica esteve a perder por 2-0, mas reduziu por intermédio de Jiménez. Os 'encarnados' foram surpreendidos pelos cazaques que apostam na velocidade da sua frente de ataque para chegar à baliza adversária.

45' - Dois avisos consecutivos dos jogadores do Astana. O primeiro travado por Lisandro, que viu amarelo, o segundo, por Twumasi, num remate potente, que passou perto da baliza de Júlio César.

41' - Golo!!! Marca o Benfica. Jiménez dá o melhor seguimento a um cruzamento da direita. Está feito o primeiro do mexicano na Champions esta temporada.

37' - Jonas faz segundo aviso. O brasileiro, de frente para a baliza, mas fora da área, remata cruzado e com perigo. Bom lance do avançado das 'águias'.

35' - Benfica remata com perigo. Boa jogada do ataque encarnado que pôs à prova Eric. Bom lance de Pizzi à entrada da área.

31' - GOLO do Astana!! Livre cobrado na esquerda, com a bola a ser levantada para a área e Anicic faz o segundo dos cazaques. Vida complicada para o Benfica.

25' - Depois do golo da equipa cazaque, o Benfica tenta responder a esta contrariedade, mas sem grande sucesso. Os 'encarnados' estão a ter alguma dificuldade para chegar à baliza adversária.

19' - GOLO do Astana! Twumasi faz o golo depois de um cruzamento a partir do lado esquerdo. É a primeira vez na história que o Astana está em vantagem na Liga dos Campeões.

15' - O Benfica está agora a procurar apostar na velocidade para responder ao seu adversário. Pizzi, há instantes, conseguiu uma boa jogada, mas no momento do centro atirou com demasiada força.

12' - Gonçalo Guedes dá primeiro sinal de perigo. O extremo 'encarnado' entrou na área mas disparou contra um jogador adversário.

10' - O Benfica está a ter algum domínio nestes minutos iniciais, com a equipa cazaque a apostar, deliberadamente, na velocidade dos seus contra-ataques.

5' - Primeiros minutos de jogo algo atabalhoados. As duas equipas ainda se tentam encaixar. O Benfica está mais pressionante e a equipa da casa procura o contra-ataque para tentar chegar à baliza adversária.

1' - Apito inicial. Já se joga no Cazaquistão. Saiu a jogar o Benfica.

0' - No estádio estarão 30 mil adeptos, havendo a registar uma pequena comitiva.

0' - O Astana ainda não perdeu em casa esta temporada, na fase de grupos da Champions.

0' - A partida desta tarde marcará a estreia a titular de Renato Sanches.

0' - Os jogadores já fizeram os exercícios de aquecimento e aguardam agora o início da partida.

0' - Eis a equipa escalada pelo Astana: Eric, Anicic, Ilic, Postnikok, Shomko, Maksimovic, Kethevoama, Muzhikov, Canas, Twumasi e Kabananga.

0' - Já há 'onze' do Benfica: Júlio César; Sílvio, Lisandro, Jardel, Eliseu; Pizzi, R.Sanches, Samaris, G.Guedes; Jonas, Jiménez.

0' - O árbitro do encontro será o francês Ruddy Buquet

Antevisão: Depois da terceira derrota da temporada frente ao Sporting, que resultou no afastamento da Taça de Portugal, o Benfica entra esta tarde em campo com a possibilidade de carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da Champions.

Para isso, os pupilos de Rui Vitória terão de carimbar uma vitória frente ao Astana, no frio do Cazaquistão, a mais de seis mil quilómetros da capital portuguesa. A confirmar-se os três pontos, os ‘encarnados’, que lideram o grupo C, ficariam com o grupo resolvido, somando 12 pontos.

Porém, para garantir um triunfo, o treinador da formação da Luz não poderá contar com o contributo de Gaitán e Luisão, ambos lesionados e que deverão ser substituídos no ‘onze’ por Lisandro e Carcela.

Também Jonas, goleador da equipa ‘encarnada’, estará em dúvida para o encontro, não se sabendo se estará disponível para ocupar uma vaga na frente de ataque da equipa de Rui Vitória.,

Com temperaturas negativas, os ‘encarnados’ terão de lutar em campo contra uma equipa habituada a disputar os seus encontros no 'gelo' cazaque.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório