Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Moutinho marca e Portugal diz 'à bientôt' ao Euro 2016

Portugal venceu a Dinamarca e 'carimbou' o apuramento para o Europeu do próximo ano, em França.

Moutinho marca e Portugal diz 'à bientôt' ao Euro 2016
Notícias ao Minuto

21:51 - 08/10/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto Europeu

Análise ao jogo: Arrumem as malas, estamos a caminha de França! A seleção portuguesa sabia que bastava um empate para garantir o apuramento para o Europeu de 2016 e, depois de um jogo que de fácil não teve nada, acabou por conquistar uma vitória frente a uma Dinamarca que procurou sempre impor o seu físico para chegar à baliza de Rui Patrício.

O princípio do jogo foi um sinal do que aí estava para vir. As duas seleções começara bastante pressionantes, na busca de condicionar a saída com bola a partir da defesa. Braithwaite, quer fosse a partir do centro ou das alas, foi uma autêntica 'seta' virada à baliza de Rui Patrício. O avançado do Toulouse serviu por duas vezes Nicklas Bendtner, que não teve, no entanto, engenho para criar grandes dificuldades ao guarda-redes português.

Do lado português, notava-se alguma insistência no jogo direto. A bola partia, muitas vezes, diretamente da defesa para Cristiano Ronaldo, que acabou por não ser muito feliz. O avançado do Real Madrid decidiu mal na maior parte das vezes, mas a verdade é que, frente às 'torres' dinamarquesas, seria difícil arranjar espaço para fazer melhor.

Antes do intervalo houve, ainda, tempo para Portugal começar a 'cheirar' a baliza dinamarquesa. Primeiro João Moutinho, com um remate perigoso de longe, e depois Nani, que atirou de cabeça à barra, estiveram muito perto de inaugurar o marcador, que chegaria inalterado no final dos 45 minutos.

A segunda parte trouxe um Portugal mais desconcentrado e uma Dinamarca mais apostada em alcançar a preciosa vitória que a mantivesse na luta pelo apuramento. Nicklas Bendtner esteve muito perto de marcar, mas o poste salvou a seleção nacional. A Dinamarca começava a criar cada vez mais dificuldade, mas uma jogada de insistência, em que Kasper Schmeichel, a fazer lembrar o seu mítico pai, defendeu, primeiro, um remate de Cristiano Ronaldo e, depois, de Tiago, pareceu 'acordar' a seleção nacional

Chegado ao minuto 66, deu-se o momento de jogo. Um cruzamento de Nani, afastado pela defensiva adversária, acabaria nos pés de João Moutinho que, depois de tirar do caminho dois adversários, rematou para o fundo das redes de Schmeichel. Estava, finalmente, feito o 1-0 para Portugal.

Até ao final do jogo, houve ainda tempo para Bernardo Silva causar algum perigo, depois de uma jogada individual que acabou com um remate a escassos centímetros do alvo, e para Rui Patrício mostrar serviço, mantendo a baliza inviolada.

Com esta vitória, Fernando Santos torna-se no primeiro selecionador da história do futebol português a alcançar, por três vezes consecutivas, a qualificação para competições internacionais.

Momento do jogo: O intervalo parecia ter feito mal à seleção portuguesa. A equipa parecia desconcentrada e a Dinamarca ameaçava inaugurar o marcador. Mas um momento de classe de João Moutinho acabaria por dar a vitória aos comandados de Fernando Santos. O médio do Mónaco viu a bola 'cair-lhe' nos pés depois de ser afastada pela defesa adversária. Com calma, à entrada da área, tirou dois adversários do caminho e rematou, com muita calma, para a baliza de dinamarquesa. Estava feito o 1-0 que acabaria por garantir o apuramento da seleção para o Europeu de 2016.

Final do jogo - Embora fosse apenas necessário o empate, a seleção portuguesa não facilitou e levou de vencida a Dinamarca. Um belo golo de João Moutinho, um dos mais inconformados durante os 90 minutos, abateu o 'porta-aviões' de Martin Olsson, deixando a Dinamarca muito perto de dizer 'adeus' ao Europeu de 2016. Já Portugal garantiu a liderança no grupo I e o respetivo apuramento para a prova, que irá decorrer em França.

80' - A vantagem alcançada através do golo de João Moutinho parece ter adormecido a equipa portuguesa, que baixou em demasia as suas linhas. A Dinamarca está praticamente instalada no meio-campo português. Ainda assim, como tem acontecido durante todo o jogo, tem sido Portugal a estar mais perto do golo. Bernardo Silva partiu da ala para o centro e, depois de um magnífico trabalho individual em que tirou três adversários do caminho, atirou a centimetros da baliza adversária.

70' - O golo de João Moutinho tranquilizou a seleção portuguesa mas não tirou a esperança à Dinamarca, que continua a tentar inverter o resultado.

66' - GOLO de Portugal! João Moutinho recebe a bola à entrada da área depois de um cruzamento rechaçado pela defesa dinamarquesa. O médio do Mónaco controlou com tranquilidade, tirou dois adversários do caminho e rematou sem hipóteses para a baliza dinamarquesa. Está feito o 1-0 para a seleção portuguesa.

60' - Notam-se algumas dificuldade no meio-campo português em contar a ofensiva dinamarquesa. Ainda assim, os momentos de maior perigo têm sido da seleção portuguesa. Cédric atirou ao lado depois de um momento de confusao na area dinamarquesa e Schmeichel, numa dupla defesa, impediu, primeiro, o golo de Cristiano Ronaldo e, depois, de Tiago.

50' - Entrou melhor a Dinamarca na segunda parte. A equipa de Martin Olsson parece estar apostada em conseguir a vitória que a relance na luta pelo apuramento e tem aproveitado momentos de desconcentração da seleção portuguesa para criar alguns momentos de perigo.

47' - Muito perigo na baliza portuguesa! Nicklas Bendtner tira Fábio Coentrão do caminho e atira com força ao poste de Rui Patrício.

46' - Dinamarca dá o pontapé de saída para a segunda parte. A entrada de Kvist para a saída de Hojberg é a única alteração nas duas equipas.

Intervalo no jogo - Apesar de alguns momentos mais periclitantes, a seleção portuguesa tem controlado o jogo e já podia ter marcado, num lance em que Nani atirou, de cabeça, à barra. No entanto, a seleção dinamarquesa faz questão de mostrar que está 'viva', principalmente através de Braithwaite, que tem provocado alguns calafrios à defensiva nacional.

45' - Lance muito polémico na área portuguesa. Cédric parece ter cortado a bola com o braço, mas o árbitro nada assinalou.

40' - Parece algo desconcentrada a seleção dinamarquesa. Os jogadores de Olsson têm perdido muitas bolas no meio-campo, mas Portugal nem sempre tem aproveitado da melhor maneira. Ainda assim, a seleção das quinas parece ter reconquistado o domínio do jogo e já teve algumas oportunidades para marcar. Moutinho por pouco não marcou depois de um remate muito perigoso de longe, e Nani, de cabeça, atirou à baliza de Schmeichel.

30' - Portugal parece começar a perder o domínio do jogo. A seleção nacional, que até estava a ter mais bola, começa a ter algumas dificuldades para segurar o trio Braithwaite-Eriksen-Bendtner. Destaque, ainda, para a defesa dinamarquesa. Agger e Kjaer têm sido imperiais no eixo da Dinamarca.

20' - Braithwaite tem sido uma autêntica dor de cabeça para a defesa portuguesa. O avançado tem 'cavalgado' pelo meio-campo com relativa facilidade, sempre com o objetivo de servir Bendtner que, no entanto, parece não estar nos seus dias. Já a seleção nacional tem optado por fazer um jogo mais direto, facilmente anulado pelos portentosos dinamarqueses.

10' - Início de partida muito pressionante das duas equipas. Os avançados portugueses e dinamarqueses têm optado por condicionar a saída das defesas para o ataque, e Rui Patrício já foi obrigado a defender um cruzamento tenso de Braithwaite. Do outro lado, Cristiano Ronaldo rematou de longe para uma defesa fácil de Schmeichel.

1' - Mark Clattenburg apita para o início do jogo, é Portugal a dar o pontapé de saída

0' - Está muito bem composto o Estádio Municipal de Braga, esperam-se perto de 30 mil adeptos no apoio à seleção nacional

Antevisão ao jogo: Fernando Santos e os seus ‘pupilos’ entram hoje, às 19:45, no Estádio Municipal de Braga sabendo que basta um empate frente à Dinamarca para garantir o apuramento para o Europeu de 2016. As contas são simples, mas selecionador e jogadores não querem facilitar e têm garantido que o objetivo é só um: vencer.

Prova disso são as escolhas feitas por Fernando Santo na lista de convocados. O treinador optou por não operar grandes ‘mexidas’ em relação aos eleitos para as últimas duas partidas, frente à França e à Albânia.

Vieirinha e Pepe, as duas ausências mais notadas por lesão, foram rendidos por Nélson Semedo e Luís Neto, embora seja pouco provável que qualquer um destes dois jogadores marque presença no ‘onze’ inicial.

A defesa deverá ser, aliás, o sector onde mais alterações se farão sentir. Em relação à última partida, frente à Albânia, Ricardo Carvalho deverá ser o único ‘sobrevivente’. Cédric, que tem surpreendido em Inglaterra, deverá render Vieirinha, Bruno Alves deverá ser o eleito para substituir o lesionado Pepe, e Eliseu deverá dar lugar a Fábio Coentrão, já recuperado e com titularidade assegurada no Mónaco.

No meio-campo Miguel Veloso, autor do golo que deu a vitória na última partida, deverá manter o lugar, enquanto que os regressados João Moutinho (recuperado de lesão) e Tiago (que cumpriu castigo) devem substituir Danilo Pereira e Bernardo Silva.

A principal dúvida, por esta hora, fixa-se no ataque português. Se é certo que Cristiano Ronaldo manterão os respetivos lugares, o mesmo não se pode dizer de Danny. Embora Fernando Santos seja um apreciador das qualidades do luso-venezuelano, o bom momento de Bernardo Silva, no Mónaco, e de Ricardo Quaresma, no Besiktas, adensam as dúvidas sobre o terceiro elemento do ataque português.

Quanto à Dinamarca, os ‘holofotes’ estarão sobre Nicklas Bendtner. O polémico avançado do Wolfsburgo parece ter uma especial apetência para marcar frente à seleção portuguesa, tendo-o feito por seis vezes nos últimos seis jogos. A importância acrescida desta partida (a Dinamarca precisa de vencer para continuar a ‘sonhar’ com uma presença no Europeu) poderá motivar ainda mais o jogador, que promete uma noite nada descansada a Rui Patrício.

Confira, aqui, os 'onzes' perfilados pelos técnicos das duas seleções:

Portugal: Rui Patrício; Cédric, Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Fábio Coentrão; Danilo Pereira, Tiago, João Moutinho; Cristiano Ronaldo, Nani e Bernardo Silva

Dinamarca: Kasper Schmeichel; Daniel Agger, Lars Jacobsen, Riza Durmisi, Simon Kjær; Daniel Wass, Pierre-Emile Höjbjerg, Christian Eriksen; Michael Krohn-Dehli, Nicklas Bendtner e Martin Braithwaite

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório