Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

FC Porto vence o Arouca e sobe à liderança da Liga NOS

Os 'dragões' foram a Arouca vencer por 3-1. Estreia para recordar de Corona, que bisou na partida.

FC Porto vence o Arouca e sobe à liderança da Liga NOS
Notícias ao Minuto

22:42 - 12/09/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto 4ª jornada

Resumo do encontro: O FC sabia que iria ter uma tarefa difícil na deslocação a Arouca. A equipa liderada por Lito Vidigal entrava em campo em igualdade pontual com os 'dragões' e como a melhor defesa da Liga NOS, com apenas um golo sofrido. Lopetegui perfilou um 'onze' com bastantes alterações relativamente àquele que venceu o Estoril, na última jornada, com destaque para as estreias de Miguel Layún e Jesús Corona, que substituiram, respetivamente, Martins Indi e Silvestre Varela.

O FC Porto entrou muito bem no jogo, com boas oportunidades para marcar, o que viria a acontecer logo à passagem do quarto de hora de jogo. Uma combinação entre Corona e Aboubakar, no interior da área, culminou com um passe genial de calcanhar do camaronês para o mexicano, que se estreava, assim, da melhor maneira na Liga NOS.

Com 1-0 no marcador, os 'dragões' procuravam controlar o jogo, trocando a bola no meio-campo, ainda que longe da baliza de Bracalli. O Arouca não desistiu do jogo e tentou partir para cima da equipa liderada por Lopetegui, com combinações rápidas pelos flancos, mas sem nunca criar real perigo para a baliza defendida por Iker Casillas. Com algumas oportunidades para marcar, sobretudo por intermédio de Aboubakar, os 'dragões' procuravam o segundo no jogo, mas o avançado não estava a ser feliz em frente à baliza.

A segunda parte começou com o jogo mais disputado no meio-campo, mas o FC Porto deu sempre a ideia de que tinha a equipa de Lito Vidigal controlada. Mais 'protegido' no meio-campo, depois da entrada de Danilo para o lugar de Brahimi, André André subiu no terreno e acabou por ser determinante. À passagem da hora de jogo, viria a rematar de fora da área para uma boa defesa de Bracalli. Corona estava no sítio certo e empurrou, sem oposição, para o 2-0 dos 'dragões'.

Dez minutos depois, o mesmo André André cruzou de primeira, depois de um passe fantástico de Rúben Neves, para a cabeça de Aboubakar, que, em cima da linha de golo, fez de cabeça o 3-0. O camaronês marcou, assim, um golo mais que justo face à grande exibição que assinava, apenas 'manchada' por alguns remates pouco certeiros. A partir daí, o FC Porto controlou com facilidade o jogo, apesar do golo de Maurides muito perto do final do jogo, que fechou o resultado em 3-1.

O FC Porto ascende, à condição, ao primeiro lugar da Liga portuguesa, depois de uma exibição segura que culminou numa vitória justa. Destaque para a exibição de Aboubakar e para a estreia de Corona. O mexicano bisou e deu mostras da sua técnica e velocidade, apesar de nem sempre ter decidido da melhor maneira. O camaronês voltou a marcar a um clube a quem já tinha apontado dois golos e o FC Porto triunfava onde o Benfica tinha perdido três pontos.

Acompanhamento do jogo

90' - Final da partida. O FC Porto venceu facilmente o Arouca por 3-1, num jogo marcado pela estreia de Corona, que marcou dois golos. Aboubakar fez o terceiro e Maurides fechou a contagem com o golo de honra para a equipa da casa.

83' - GOLO! Nildo Petrolina com um cruzamento muito tenso para Maurides. Marcano chega atrasado e o irmão de Maicon faz o golo arouquense. 3-1 para o Arouca.

80' - O FC Porto controla o jogo sem grande dificuldade. A equipa da casa pouco tem feito para contrariar a superioridade portista.

71' - GOLO! Grande passe de Rúben Neves para André André, que, junto à linha, cruza para Aboubakar. O camaronês, a centimetros da baliza, faz de cabeça o terceiro golo portista. Confirma-se que o Arouca é equipa 'talismã' do avançado: depois de marcar nos dois jogos entre FC Porto e Arouca da época passada, volta a fazê-lo esta época. 3-0 para o FC Porto.

62' - GOLO! Potente remate de André André à entrada da área do Arouca para grande defesa de Bracalli. No entanto, a bola sobrou para Corona, que estava no sítio certo para 'empurrar' a bola para o interior da baliza. 2-0 para o FC Porto.

60' - Jogo bem menos interessante do que na primeira parte. O FC Porto tem tido dificuldade para sair com a bola devido à pressão do Arouca. Já a equipa da casa tem tentado saídas rápidas, com Roberto sempre a incomodar Maicon, mas sem perigo para a baliza portista. De realçar ainda o reforço que Lopetegui deu ao meio-campo, fazendo entrar Danilo para o lugar de Brahimi.

50' - Início de segunda parte com poucos motivos de interesse. O FC Porto troca a bola, mas o Arouca dá pouco espaço para as investidas do ataque portista.

45' - Início da segunda parte no Estádio Municipal de Arouca. Tem a bola o FC Porto.

45' - Intervalo no Arouca-FC Porto. Jogo dividido entre as duas equipas. Os 'dragões' começaram melhor e chegaram mesmo ao golo da vantagem através do estreante Corona. No entanto, o golo pareceu 'acordar' a equipa do Arouca, que incomodou a defesa 'azul e branca' com algumas investidas pelos flancos. Ainda assim, destaque para o desacerto de Aboubakar. Apesar de ter assistido para o golo portista, podia ter marcado, mas não tem sido feliz em frente à baliza de Bracalli.

40' - Jogo dividido entre Arouca e FC Porto. Os 'dragões' tiveram uma grande oportunidade para marcar, mas Aboubakar, em frente a Bracalli, vacilou e deixou o brasileiro defender com facilidade. Também Jailson, do Arouca, foi o protagonista de uma bela jogada individual, mas esbarrou em Maicon quando se preparava para rematar à baliza.

30' - O Arouca começa a tentar aparecer no jogo, com algumas combinações rápidas pelos flancos, mas ainda não conseguiu causar situações de perigo junto da baliza defendida por Iker Casillas, que ainda só teve de se esforçar para afastar um passe arriscado de Marcano.

20' - O FC Porto domina o jogo a seu bel-prazer, com o Arouca a ter dificuldades em sair do próprio meio-campo. Layún, que também se estreia na defesa azul-e-branca, viu cartão amarelo depois de pisar um jogador adversário.

15' - GOLO! Aboubakar faz um passe fantástico de calcanhar para o mexicano Corona, que tem, assim, uma estreia para recordar no FC Porto. 1-0, vencem os 'dragões'.

10' - Boa entrada do FC Porto no jogo. Os 'dragões' já tiveram pelo menos duas boas oportunidades para marcar, mas, primeiro Bracalli, e depois o desacerto de Aboubakar, mantém o jogo empatado a zero.

6' - Primeiro cartão amarelo do jogo para David Simão, depois de uma entrada dura sobre Maxi Pereira.

1' - Apito inicial no Estádio Municipal de Arouca. É o clube da casa que dá o pontapé de saída.

0' - As equipas já estão no relvado. O frio que se faz sentir em Arouca poderá ter afastado os adeptos, já que só se verifica 'meia-casa'.

Antevisão: Pressionado pela ‘tareia’ (goleada por 6-0) do Benfica ao Belenenses ontem, sexta-feira, o FC Porto entra para a 4ª jornada ‘obrigado’ a vencer. Com várias alterações no ‘onze’, Julen Lopetegui vai operar uma verdadeira revolução para o embate frente ao Arouca de Lito Vidigal, que tem surpreendido nas jornadas inaugurais - sete pontos (os mesmos dos 'dragões' e dos 'leões').

Na defesa, a dúvida sobre a lateral está desfeita. Maxi continua a ser titular. Porém, à esquerda, Layún, confirmado no último dia do defeso, ganha a posição.Também no meio-campo há mexidas. Rubén Neves e André André roubam o lugar e começam de início, fazendo 'cair Danilo e empurrando Brahimi para as alas.

Jesús Corona, mexicano contratado ao Twente, e em quem são depositadas grandes esperanças, acompanha o argelino na lateral.

Muitas alterações, como se pode verificar, possivelmente com o técnico basco já a pensar no jogo do FC Porto na Champions frente ao Dínamo Kiev.

Fique com os ‘onze’ escalados pelos dois treinadores numa partida que será apitada por João Capela:

Arouca: Bracali; Jaílson, Velásquez, Hugo Basto e Lucas Lima; Nuno Coelho, Nuno Valente e David Simão; Artur, Roberto e Zequinha.

FC Porto: Casillas; Maxi, Maicon, Marcano e Layún; Rúben Neves, André André e Imbula; Brahimi, Corona e Aboubakar.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório