Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Matar borrego 'velho' para alimentar 'ego' dos mais novos

São 40 anos e novo jogo depois que Portugal tenta bater os franceses e logo com um grupo que tem cara renovada e muitos jovens; Fernando Santos já bateu Argentina e Itália, e deverá querer voltar a quebrar a maldição.

Matar borrego 'velho' para alimentar 'ego' dos mais novos
Notícias ao Minuto

08:09 - 04/09/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto Seleção

Fernando Santos volta esta sexta-feira a defrontar a França, equipa diante da qual se estreou aos comandos da Seleção portuguesa, segundo o jornal A Bola.

Corria o dia 11 de outubro do ano passado quando o técnico vestiu pela primeira vez o fato de treinador de todos nós. Portugal haveria de perder diante dos 'bleus' por 2-1, numa altura em que se tentavam limpar as nuvens negras que rodeava a turma das Quinas.

Portugal e França voltam agora a encontrar-se e o objetivo passa por alimentar o ego dos jogadores com vista ao duelo com a Albânia. Com uma cara renovada e um meio-campo que provavelmente será inédito, o conjunto luso terá irá tentar 'matar um borrego' que já tem quarenta anos.

Foi em 1975 a última vez que se celebrou uma vitória sobre as França – na altura Nené e Marinho carimbaram o resultado final em Paris -, 'efeméride' da qual se pede agora uma repetição e Fernando Santos parece ser especialista nesta matéria.

A Argentina foi o primeiro 'cordero' a ser derrotado, quando Raphael Guerreiro carimbou a vitória sobre a turma de Messi em Novembro de 2014, em Old Trafford. Para se ter uma noção, desde 1972 que os portugueses não batiam a seleção do país das 'pampas'.

Seguiu-se então a Itália, que viu a série de 11 jogos sem derrotas diante de Portugal desvanecer-se com um golo de Éder. A turma transalpina não conhecia o gosto da derrota desde 1976, quando José Maria Pedroto estava ao leme.

Diz-se que não há duas sem três e esta vitória significaria mais do que um corte com o historial recente, contribuindo para dar um novo alento a um grupo que tem muitas caras novas com o desejo de se afirmarem nas escolhas de Fernando Santos e garantir um lugar entre a 'nata' de futebolistas lusos.

Não obstante, ainda levaria os pupilos portugueses motivados para o encontro de segunda-feira, diante da Albânia (19h45), uma partida de suma importância, visto que Portugal poderá desde já garantir um lugar no Europeu de 2016, realizado em... França.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório