Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Filomena Costa foi 12.ª na maratona

A atleta portuguesa Filomena Costa terminou a maratona feminina no 12.º lugar, nos Mundiais de Atletismo, que encerram hoje em Pequim, numa prova ganha pela etíope Mare Dibaba.

Filomena Costa foi 12.ª na maratona
Notícias ao Minuto

06:12 - 30/08/15 por Lusa

Desporto Mundiais atletismo

Filomena Costa, que foi a última portuguesa a entrar em ação, terminou a corrida em 2:31.40.

Mare Dibaba, de 25 anos, sagrou-se campeã do mundo em maratona, com o tempo de 2:27.35, dando à Etiópia o primeiro título mundial na categoria feminina, ao vencer ao 'sprint' a queniana Helah Kiprop (2:27.36).

Eunice Kirwa, do Bahrein, natural do Quénia naturalizada em 2013, conquistou a medalha de bronze, a quatro segundos, numa das chegadas mais renhidas na história dos Mundiais.

A queniana Edna Kiplagat, bicampeã em título (2013/2011), detentora da melhor marca pessoal entre as 65 atletas na linha de partida, ficou em quinto lugar, cortando a meta 43 segundos depois, a seguir à também queniana Jemina Sumsong que terminou na quarta posição.

A atleta, de 35 anos, não era, contudo, favorita para o que seria um histórico terceiro título.

Já os objetivos da portuguesa Filomena Costa para as ruas de Pequim passavam, naturalmente, por um lugar até 18.ª, para assim garantir a bolsa de preparação olímpica até ao Rio2016 (a que tem vale só até fevereiro), um feito que alcançou.

A maratona feminina abriu o dia do encerramento dos Mundiais de Atletismo, cujo programa termina, como sempre, com as estafetas de 4x400 metros e a Jamaica a 'sonhar' com o pleno nas estafetas, depois dos dois cetros nos 4x100.

Em masculinos, os Estados Unidos são campeões e recordistas mundiais, só que com pouca vantagem sobre Jamaica e Trinidad e Tobago. Em femininos, as norte-americanas são mais fortes e as jamaicanas estão logo a seguir, enquanto as campeãs russas não devem ter hipóteses.

A última corrida em linha masculina é a dos sempre espetaculares 1.500 metros, com Asbel Kiprot, do Quénia, de apenas 26 anos, a jogar tudo para terceiro título. O marroquino Abdalaati Iguider e o argelino Taoufik Makhloufi são os outros dois mais rápidos do ano e também participam na final.

Nos 5.000 metros femininos, a vencedora dos 1.500, Genzebe Dibaba, da Etiópia, quer fazer a prestigiante 'dobradinha' - e tem grandes condições para o fazer, já que mais rápida que ela este ano só a sua compatriota Almaz Ayana.

Christina Obergfall é a campeã do dardo e está na final, só que há várias adversárias a lançar mais que ela, em 2015 - é o caso da sul-africana Sunette Viljoen, a norte-americana Kara Winger e as germânicas Christine Hussong e Kathrina Molitor.

Para o salto em altura masculino, chegou a pensar-se que poderia haver luta para novo recorde do mundo, entre Mutaz Essa Barshim, do Qatar, e Bohdan Bondarenko, da Ucrânia (campeão em título), no entanto os últimos 'meetings' parecem indicar que não.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório