Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Chile, uma surpresa que virou história com 'panenka' de Alexis

Formação de Jorge Sampaoli escreveu o seu nome na história da Copa América depois de ter sido mais forte do que a favorita Argentina em várias alturas do encontro. Chile conquista a sua primeira Copa América e Argentina mantém jejum de 22 anos sem títulos, no encontro do Estádio Nacional de Santiago.

Notícias ao Minuto

23:40 - 04/07/15 por Notícias ao Minuto

Desporto Copa América

Chile e Argentina defrontaram-se este sábado na Final da Copa América. Os chilenos, a jogar em casa, foram a verdadeira sensação da prova ao conseguirem chegar ao derradeiro encontro. Já a Argentina não cumpriu mais do que a sua obrigação, pois era considerada favorita.

A turma da casa apresentou-se no Estádio Santiago do Chile, com quatro finais perdidas na prova, já a Argentina, que havia desiludido pelas suas fracas exibições, queria ganhar a prova pela 15.ª vez e igualar o Uruguai.

Durante o primeiro tempo, viu-se um jogo equilibrado, com o Chile a criar perigo por Arturo Vidal, Valdívia e Alexis Sánchez. Já a formação das ‘pampas’ teve a sua grande oportunidade ao fechar o primeiro tempo com um remate de Lavezzi, com uma defesa por instinto de Claudio Bravo. Antes disso, já Di Maria (substituído por lesão) havia tentado e Messi também mas o guardião chileno segurou o nulo.

No segundo tempo a ‘roja’ apresentou-se mais senhora de si própria e nos primeiros 15 minutos, praticamente não se viu a equipa de Messi, sempre muito encostada à sua defensiva. Os pupilos de Sampaoli foram mais fortes ao longo de todos os segundos 45 minutos, com Vidal e Sánchez em evidência.

O médio da Juventus tentou sempre o golo e só Otamendi, em duas ocasiões o impediu, enquanto o avançado do Arsenal teve um remate fantástico que saiu ao lado. Numa segunda bola, o Chile pica a bola por cima da defesa argentina e Alexis atirou à meia-volta com a bola a sair ao lado. Merecia melhor destino pelo movimento do dianteiro.

A cinco segundos do fim, Higuaín falhou golo da vitória na melhor oportunidade do jogo. Após um contra-ataque rápido conduzido por Messi, que galgou todo o meio-campo, e abriu na esquerda para um cruzamento de Lavezzi para o segundo poste.

No prolongamento, as equipas mostraram mais medo de perder do que vontade de ganhar e foi o Chile que teve a melhor oportunidade. Após Mascherano falhar o corte, Alexis correu todo o meio-campo e rematou forte, mas por cima da baliza de Sérgio Romero. Ao longo destes 30 minutos, a ‘roja’ mostrou sempre maior disponibilidade física e, por isso, controlou o jogo.

Na marca dos 11 metros, Alexis fechou com uma ‘panenka’ de ouro o encontro em 4-2, depois de Higuaín e Banega terem falhado para a Argentina. O Chile conquista a sua primeira Copa América e a Argentina volta a perder um título no derradeiro encontro, após ter falhado na final de Mundial de 2014.

Penáltis: 4-2 para o Chile.

30 - Final da partida, seguem-se os penáltis.

24 - Remate fortíssimo de Aranguiz, ainda de fora da área, mas a bola sai por cima.

15 - Mascherano falha o corte e Alexis aproveita para sair em contra-ataque. Após correr praticamente todo o meio campo, o chileno atirou a bola por cima da baliza de Romero.

14 - Livre para Messi, mas a bola vai para canto.

1 - Começa o prolongamento.

Prolongamento

92 - No último suspiro do tempo regulamentar, Higuaín falhou o golo naquela que foi a melhoer oportunidade de todo o encontro. Após um contra-ataque rápido conduzido por Messi, que galgou todo o meio-campo, e abriu na esquerda para um cruzamento de Lavezzi para o segundo poste.

89 - Rojo cai na área e após agarrão ostensivo de Francisco Silva, mas o árbitro não assinala nada. Argentina tinha razão no lance.

83 - Bola picada por cima da defesa da Argentina com Alexis a rematar de primeira, mas a bola a sair ao lado. Movimento à meia volta do avançado chileno merecia melhor destino.

77 - Vidal volta a estar perto do golo, mas falha cabeceamente perante a pronta açõa de Otamendia limpar o lance. Argentinos não estão a conseguir sair para o ataque.

73 - Sai Aguero e entra Higuaín na Argentina. Sai Valdivia e entra Matías Fernández.

66 - Vidal, dentro da área, remata após cruzamento bem medido da direita, mas Otamendi opôs-se ao remate em duas ocasiões e evitou o perigo.

64 - Livre frontal para Messi, mas a bola bate na barreira e vai diretamente para fora. Canto.

57 - Canto para os argentinos, com Otamendi a falhar o alvo cabeceando apra fora.

55 - Argentina vai sentindo dificuldades para passar o seu meio-campo, numencontro que está a ser mais faltoso neste segundo tempo.

51 - Segundo canto consecutivo para o Chile.

45 - Começa o segundo tempo.

46 - Lavezzi teve a melhor oportunidade do jogo, mas remata direito a Cláudio Brago, que defendeu por Instinto. Destaque para Messi que fez o passe atrasado para o dianteiro argentino.

45 - Alexis recebe a bola no lado esquerdo do ataque após uma boa jogada coletiva e remata cruzado, mas a bola sai fácil para Romero.

41 - Livre para o Chile, mas foi marcado fora de jogo.

29 - Di María sai lesionado e é substituído por Lavezzi na frente de ataque.

26 - Argentina vai controlando o jogo, mas Chile não se fica e tenta o ataque rápido semrpe que pode.

19 - Messi cobra um livre na lateral direita, rematando forte e cruzado para a defesa apertada de Claudio Bravo após cabeceamento de Otamendi. Esteve à vista o primeiro da partida.

10 - Vidal remata de primeira uma bola que sobrou para si depois de um bom trabalho de Sánchez, mas Romero correspondeu com uma grande defesa.

9 - Vargas faz o primeiro remate mas a bola sai ao lado.

8 - Valdívia teve oportunidade de rematar, mas prefere passar e perde-se uma oportunidade para o Chile.

5 - Di María troca os olhos aos defesas ee remata, mas a bola sai para fora.

1 - Chile começa com a bola.

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Demichelis, Otamendi e Marcos Rojo; Mascherano , Pastore e Biglia; Di Maria, Messi e Aguero

CHILE: Claudio Bravo; Isla, Francisco Silva, Medel e Beausejour; Marcelo Dias, Aranguiz e Vidal; Valdivia; Vargas e Alexis Sanchez

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório