Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Artur Jorge divide favoritismo, mas quer ver Alan erguer a Taça

Artur Jorge, 'capitão' do Sporting de Braga na final da Taça de Portugal de futebol de 1997/98, divide o favoritismo entre minhotos e 'leões' para o jogo de domingo, no Jamor, mas quer ver Alan erguer o troféu.

Artur Jorge divide favoritismo, mas quer ver Alan erguer a Taça
Notícias ao Minuto

08:35 - 29/05/15 por Lusa

Desporto Taça de Portugal

Artur Jorge, 'capitão' do Sporting de Braga na final da Taça de Portugal de futebol de 1997/98, divide o favoritismo entre minhotos e 'leões' para o jogo de domingo, no Jamor, mas quer ver Alan erguer o troféu.

Na última vez que foi à final da Taça de Portugal, em 1998, o Sporting de Braga perdeu por 3-1 com o FC Porto, que contava com o atual treinador dos bracarenses, Sérgio Conceição.

O antigo defesa central Artur Jorge, que jogou no Sporting de Braga durante 12 épocas consecutivas, era o 'capitão' da equipa orientada pelo espanhol Alberto Pazos e hoje, com 43 anos, recorda uma final equilibrada e desvaloriza o 'arrufo' com o técnico depois de ter sido substituído.

"Aquele era um momento em que todos queríamos estar e obviamente que eu também, mas era o momento de arriscar, o treinador substituiu um central por um ponta-de-lança e eu fui o escolhido para sair. Não terei dito a palavra mais correta [ao sair], mas foi fruto da vontade de querer ficar lá dentro a ajudar, não mais do que isso. Ele [técnico] conhece-me e sabe o quanto eu vivi aquele jogo, não houve caso", contou Artur Jorge, à agência Lusa.

O antigo defesa central admitiu que esse jogo foi marcante na sua carreira.

"Muito sinceramente, recordo-me de tudo. É um dia inesquecível, chegar com o Braga a uma final da Taça é um momento histórico porque, como é fácil de ver, em 100 anos de história tem quatro, agora cinco presenças na final da Taça. Para mim, que fiz todo o meu percurso no Sporting de Braga, que fui em 1982 como adepto, curiosamente contra o Sporting, de má memória para o Braga [derrota por 4-0], capitanear a equipa numa final da Taça foi um momento altíssimo e só podia ser melhor se vencêssemos", recordou.

O FC Porto era "favorito e melhor" e "resolveu o jogo em momentos em que a qualidade individual dos jogadores veio ao de cima", mas o Braga deu réplica, recordou.

"Tivemos alguns momentos e recordo que, depois de termos feito o 2-1, tivemos um lance em que reclamámos grande penalidade que podia ter dado o empate e, numa final, as coisas transformam-se por pequenos momentos. Depois, quando procurávamos o empate, acabámos por sofrer o terceiro golo num contra golpe. Fica para a história o resultado, mas para mim, que estive lá dentro, as equipas foram muito equilibradas", disse.

Com lugar marcado no Jamor, Artur Jorge gostava "imenso de ver o ['capitão'] Alan a levantar a Taça porque era a materialização do crescimento do Braga".

O agora treinador considera que não há um favorito declarado para o jogo de domingo porque as duas equipas "têm um potencial desportivo muito idêntico e qualquer uma delas pode vencer esta final da Taça".

Lembrou que o "historial do Sporting é incomparável", mas "a verdade é que o Braga tem conseguido nos últimos anos um crescimento muito acentuado", destacando a conquista da Taça da Liga e a presença na final da Liga Europa.

"Para esta final, o que eu perspetivo é um jogo muito equilibrado e no qual não creio que haja um favorito maior que o outro", reforçou.

Para Artur Jorge, a diferença estará nos "detalhes".

"Uma maior concentração, uma equipa estar mais compenetrada e empenhada em fazer do jogo a sua batalha para a época, depois a qualidade individual dos jogadores, a inspiração de um ou outro. No coletivo, temos visto um Sporting bom e um Braga dentro do que tem sido nos últimos anos, com um nível bastante aceitável e a consolidar-se cada vez mais como a quarta equipa nacional", rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório