Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

CONCACAF destitui dirigentes envolvidos em caso de corrupção

A Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas (CONCACAF) anunciou hoje a destituição do seu presidente, Jeffrey Webb (à esquerda na imagem), e de um outro alto dirigente, Eduardo Li, envolvidos no caso de corrupção que afeta a FIFA.

CONCACAF destitui dirigentes envolvidos em caso de corrupção
Notícias ao Minuto

23:49 - 28/05/15 por Lusa

Desporto FIFA

"De acordo com os estatutos da CONCACAF, o comité executivo revoga das suas funções, a título provisório, Jeffrey Webb e Eduardo Li (membro do comité executivo), e nomeia para o posto de presidente da CONCACAF o hondurenho Alfredo Hawit, até agora vice-presidente", refere a confederação, em comunicado.

Quanto a Enrique Sanz, secretário-geral da organização, que tem sede em Miami, na Florida, é dispensado de funções.

Webb, presidente da federação de futebol das Ilhas Caimão, sucedeu em 2012 à frente da CONCACAF a 'Jack' Warner, também acusado pela justiça norte-americana. Por inerência de funções, integrava o comité executivo da FIFA,, de que era um dos vice-presidentes.

O organismo adianta ainda que mandatou os presidentes das federações canadiana, Victor Montagliani, norte-americana, Sunil Gulati, e mexicana, Justino Compean, para formar uma comissão encarregada de "avaliar o desenvolvimento das operações comerciais da CONCACAF, à luz das recentes revelações".

"Estamos profundamente dececionados pelas afirmações da justiça, que mostram que uma vez mais a CONCACAF foi vítima de fraudes, comentou Alfredo Hawit. "Continuaremos a colaborar plenamente com o inquérito", acrescentou.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da FIFA, acusando-os de associação criminosa e corrupção nos últimos 24 anos, num caso em que estarão em causa subornos no valor de 151 milhões de dólares (quase 140 milhões de euros).

Entre os acusados estão dois vice-presidentes da FIFA, o uruguaio Eugenio Figueredo e Jeffrey Webb, assim como o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol) e o costarriquenho Eduardo Li.

A acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia da Suíça terem detido sete membros da FIFA na quarta-feira, num hotel de Zurique, a dois dias das eleições para a presidência do organismo, à qual concorrem o atual presidente, o suíço Joseph Blatter, e Ali bin Al-Hussein, da Jordânia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório