Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"Não há barreira humana que não passe as diretivas do desporto"

Presidente da República elogiou desempenhos dos atletas lusos e realçou o potencial que as modalidades marítimas podem ter ao nível da economia nacional.

"Não há barreira humana que não passe as diretivas do desporto"
Notícias ao Minuto

11:50 - 27/05/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto Cavaco Silva

Cavaco Silva homenageou esta quarta-feira os atletas olímpicos e paralímpicos portugueses no Museu dos Coches, em Lisboa, numa cerimónia integrada na homenagem ao desporto nacional.

“Quero deixar uma saudação muito especial, não por serem diferentes. Pelo contrário, merecem destaque por estes terem os mesmos objetivos dos atletas normais. Entre eles não há qualquer diferença, exceto as diferenças físicas. O desporto é um território onde não existem fronteiras. Não existe barreira humana que não ultrapasse as diretivas do desporto”, disse durante o seu discurso.

"O que distingue um desportista de exceção é, para além do talento, a sua fibra. Para alcançarem tantas e tão expressivas vitórias, os nossos homenageados tiveram de lutar muito, de trabalhar muito. Tiveram, acima de tudo, de acreditar neles próprios e nas suas capacidades. Tiveram, em suma, a coragem que é própria dos vencedores", acrescentou depois.

O Presidente da República elogiou ainda o potencial que as atividades desportivas marítimas podem ter na economia nacional.

“O desporto, como quase todas as atividades humanas, situa-se atualmente numa dimensão global de enorme concorrência. O que é fundamental, a este propósito, é que a lógica do mercado não ponha em causa a pureza dos ideais que animam a prática desportiva”.

Cavaco Silva realçou ainda a efeméride, confessando que esta já havia de ter sido feita há muito tempo: “Esta homenagem ao desporto nacional é uma iniciativa inédita que há muito havia de ter sido feita, pois este apresenta um potencial muito grande”.

Nélson Évora foi um dos 16 distinguidos com a Grã-Cruz da Ordem do Infante, numa lista que contou ainda com o atleta paralímpico Carlos Lopes, os canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta, o velocista Francis Obikwelu, os antigos velejadores José Manuel Gentil Quina e Mário Gentil Quina e a triatleta Vanessa Fernandes.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório