Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Benfica invicto no campeonato dos 'grandes', 21 anos depois

O Benfica terminou pela 11.ª vez o campeonato nacional de futebol, em 81 edições, invicto face aos seus principais rivais, o FC Porto e o Sporting, o que já não conseguia há 21 anos.

Benfica invicto no campeonato dos 'grandes', 21 anos depois
Notícias ao Minuto

12:46 - 24/05/15 por Lusa

Desporto Balanço

Ao vencer no Estádio do Dragão por 2-0 e empatar os restantes três encontros, a zero na receção aos portistas e a um nos dois embates com o Sporting, o 'onze' de Jorge Jesus logrou algo inédito desde 1993/94.

Então, sob o comando de Toni, atual técnico do Tractor, os 'encarnados' haviam feito ainda melhor, com três triunfos, incluindo o célebre 6-3 de Alvalade, e um empate, a três tentos, no Estádio das Antas, a abrir o campeonato.

Depois disso, não mais o Benfica havia conseguido terminar invicto o campeonato dos 'grandes', mas já o tinha ameaçado a época passada, falhando na última ronda, ao perder, já campeão, por 2-1 no Dragão, com uma equipa de reservas.

Na presente temporada, a formação 'encarnada' começou por empatar a um na receção aos 'leões', com Gaitan a adiantar os locais, aos 12 minutos, e Slimani a empatar, aos 20, depois de um erro do guarda-redes Artur.

Depois, o Benfica deslocou-se ao Porto e venceu por 2-0, com um 'bis' de Lima, num resultado que acabou por ser determinante nas contas do título.

Na segunda volta, as 'águias' estiveram quase a perder em Alvalade, mas, aos 90+4 minutos, um golo 'milagroso' de Jardel, após vários ressaltos, anulou o de Jefferson, aos 87.

Finalmente, naquele que foi apelidado de 'jogo do título', o Benfica empatou em casa com o FC Porto a zero, num resultado com sabor a vitória, já que os 'encarnados' mantiveram três pontos de avanço, mais 'meio', a quatro rondas do fim.

No histórico dos campeonatos dos 'grandes', o Benfica ficou a primeira vez invicto em 1935/36, rumo ao seu primeiro título, e a segunda em 1937/38, para selar o primeiro 'tri'.

A terceira época sem derrotas aconteceu em 1950/60, na primeira época do 'mago' húngaro Bela Guttmann, seguindo-se a de 1966/67, marcada pelo regresso ao banco de Fernando Riera.

Em 1971/72, a equipa da Luz fez ainda melhor, um feito inédito e nunca repetido, ao vencer os quatro jogos: 3-1 nas Antas, com 'bis' de Eusébio, 3-0 em Alvalade, com mais um do 'rei', 1-0 ao FC Porto na Luz, selado por Simões, e 2-1 na receção aos 'leões', com novo 'bis' do 'pantera negra'.

Na década de 70 do século passado, o Benfica acabou dois campeonatos sem derrotas e, como tal, também não perdeu com os outros 'grandes', em 1972/73 (28 vitórias e dois empates) e em 77/78 (21 triunfos e nove igualdades), única época em que não perdeu com FC Porto e sporting e falhou o título.

Entre 1977/78 e 1993/94, os 'encarnados' somaram mais duas épocas de invencibilidade face a 'dragões' e 'leões', a primeira em 1988/89 (única vez que não sofreram golos nos quatro encontros) e a segunda em 1990/91, época celebrizada pelo 'bis' de César Brito nas Antas.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório