Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

FIFA confirma uso da tecnologia 'olho de falcão'

A FIFA confirmou hoje que a tecnologia 'olho de falcão' será utilizada na linha de golo durante o Mundial2015 de futebol feminino, que se inicia a 06 de junho, em Edmonton, no Canadá.

FIFA confirma uso da tecnologia 'olho de falcão'
Notícias ao Minuto

17:33 - 31/03/15 por Lusa

Desporto Futebol feminino

Será a primeira vez que uma tecnologia para a linha de golo (GLT) será usada num grande evento do futebol feminino, na sequência do sucesso que a 'GoalControl', outro sistema, teve no Mundial2014, na Taça das Confederações e nos três Mundiais de clubes.

Esta decisão segue-se a um concurso lançado em dezembro de 2014, no qual a FIFA convidou os prestadores licenciados de fornecimento de tecnologia GLT a participar numa visita de inspeção aos estádios que vão sediar o Mundial2015, em Edmonton, Moncton, Montreal, Otava, Vancouver e Winnipeg.

O 'olho de falcão', usado há alguns anos no ténis, é um sistema baseado em sete câmaras instaladas no ponto mais alto possível da estrutura do estádio e que utiliza a mais recente tecnologia de captação e resolução de imagens, tendo capacidade para localizar a bola em todos os momentos, mesmo que só seja detetada por duas das sete câmaras.

É um sistema que tem uma precisão milimétrica e que dá indicação se um golo foi ou não válido no espaço de um segundo através de uma vibração e de um sinal visual no relógio do árbitro do encontro.

A tecnologia 'olho e falcão' será testada em cada estádio que vai ser palco da competição por uma entidade independente e os árbitros também irão realizar seus próprios testes, de acordo com os procedimentos operacionais aprovados pela International Football Association Board (IFAB), organismo que tutelas as regras do futebol.

O Mundial2015 será o segundo evento da FIFA a usar esta tecnologia específica, depois do Mundial de Clubes de 2012, que se disputou no Japão, e disputar-se-á entre 06 de junho e 05 de julho, com a participação de 24 seleções.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório