Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Clássico: 'Leões' podem igualar balanço do histórico

O Sporting pode igualar o balanço do histórico dos confrontos com o rival FC Porto, o que acontecerá se vencer domingo no Dragão, em encontro da 23.ª da I Liga portuguesa de futebol.

Clássico: 'Leões' podem igualar balanço do histórico
Notícias ao Minuto

12:45 - 27/02/15 por Lusa

Desporto FCP

Cerca de quatro meses após o triunfo por 3-1 na casa dos 'dragões', em jogo da terceira ronda da Taça de Portugal, o conjunto 'leonino' precisa de novo sucesso para passar a contar os mesmos 79 triunfos dos 'dragões'.

Neste caso, o Sporting liderará pela vantagem no número de golos, que lhe é atualmente favorável por 23, face aos 319 marcados e aos 296 sofridos.

Para já, e após 220 'capítulos', entre jogos do campeonato, Taça de Portugal, Campeonato de Portugal, Supertaça e Taça da Liga, os 'azuis e brancos' lideram por 'tangenciais' 79-78, num clássico que terminou empatado 63 vezes.

A derradeira igualdade aconteceu na presente temporada, na primeira volta da I Liga, em Alvalade, onde 'leões' se adiantaram logo aos dois minutos, pelo estreante lateral esquerdo argentino Jonathan Silva, e os portistas chegarem à igualdade aos 56, num autogolo do francês Naby Sarr.

O empate tem, aliás, sido o resultado mais frequente nos embates entre portitas e sportinguistas na segunda década do século XXI: aconteceu por cinco vezes, em 11 jogos.

Nos restantes, o FC Porto ganhou quatro, todos no Estádio do Dragão, e o Sporting dois, incluindo o derradeiro embate entre ambos, disputado no palco do encontro de domingo, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.

A 18 de outubro, um golo na própria de baliza de Marcano, aos 31 minutos, um tento de Nani, aos 39, e outro de Carrillo, aos 83, selaram o triunfos dos 'leões', enquanto Jackson Martinez faturou para os anfitriões, aos 35.

Mesmo com este desaire, os 'dragões' comandam na segunda década do século XXI e, de forma bem mais clara, desde o final da década de 70: contabilizam mais 20 triunfos (42-22) e mas 29 golos (111-82).

Em relação aos jogos realizados no Porto, a vantagem dos 'dragões' é imensa, com 55 vitórias, contra apenas 17 dos 'leões', em 102 jogos, e mais 77 golos marcados -- 179, contra 102 da formação lisboeta.

No que respeita aos jogos do campeonato, o FC Porto lidera no número de triunfos (62-56), enquanto o Sporting tem mais golos marcados (234-225), isto em vésperas do 162.º embate para a principal prova do calendário luso.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório