Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Abel acredita que Sporting pode vencer na Alemanha

O antigo futebolista do Sporting Abel reconhece que o Wolfsburgo é favorito na eliminatória dos 16avos de final da Liga Europa, mas que os 'leões' podem surpreender e, finalmente, vencer na Alemanha.

Abel acredita que Sporting pode vencer na Alemanha
Notícias ao Minuto

14:22 - 17/02/15 por Lusa

Desporto Liga Europa

"Mais do que olhar para o adversário, que é extremamente forte, tem melhores jogadores, melhor equipa e um poder financeiro completamente diferente, o Sporting não pode entrar derrotado à partida. Tem de encarar a eliminatória como um grande desafio e acho que pode acontecer uma surpresa", afirmou o ex-lateral direito dos 'leões', em declarações à agência Lusa.

Abel foi inequívoco a atribuir o favoritismo aos germânicos na eliminatória da Liga Europa, em que o Sporting joga na Alemanha, onde nunca venceu, na quinta-feira, e recebe o Wolfsburgo, a 19 de fevereiro, sem que isso seja uma garantia de vitória.

"O lado apaixonante do futebol é a incerteza do que pode ser o resultado final. Ninguém garante que a equipa que joga melhor, tem mais posse de bola, que pressiona mais e remata mais possa ganhar. Se fosse assim, as equipas com os melhores jogadores ganhariam sempre e não é assim", frisou.

Abel recordou que o Sporting aproveitou um "mau momento" do Hertha Berlim, para vencer, por 1-0, na fase de grupos da segunda competição europeia de clubes, pela primeira vez uma equipa alemã, em outubro de 2009, em contraste com o ocorrido na época anterior, nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

"Tivemos a felicidade de fazer história, de entrar na segunda fase da Liga dos Campeões e apanhar o Bayern Munique. Toda a gente se lembra que foram dois jogos em que ficou evidente a diferença entre as duas equipas", lembrou Abel, aludindo à eliminatória decidida por 12-1 a favor dos bávaros.

O antigo treinador da equipa B do Sporting atribui estes desequilíbrios "à cultura dos países" e "à dimensão económica que se reflete nos clubes".

"O Sporting, neste confronto que vai ter, não tem nada a perder, porque o favoritismo está do outro lado. Em condições normais vai passar a equipa mais forte, como ficou evidente na vitória por quatro golos do Wolfsburgo ao Bayern Munique (4-1), mas o futebol é fantástico porque há sempre a possibilidade de a equipa mais pequena ganhar e eu acredito piamente que os jogadores e o técnico do Sporting se vão agarrar a ela", sublinhou.

Nos 10 jogos disputados na Alemanha, os 'leões' apenas conseguiram empatar uma vez, no terreno do Bayern Munique - num jogo em que Abel não saiu do banco -, mas o antigo futebolista destaca o "desafio" aliciante de quebrar esta tendência.

"Acima de tudo, passa por esse desafio, de poder 'matar um borrego'. Depois, o Sporting, como equipa, tem um teste à sua capacidade e ao trabalho. Mais do que olhar para o adversário, o Sporting tem de encarar a eliminatória pelo lado do desafio, da superação, individual e coletiva, de eliminar um clube que tem outros recursos", rematou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório