Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

CAN2015: Guiné Equatorial e RD Congo nas 'meias'

A anfitriã Guiné Equatorial e a RD Congo apuraram-se hoje para as meias-finais da Taça das Nações Africanas (CAN) em futebol, em desafios intensos, nos quais afastaram a Tunísia e o Congo, respetivamente.

CAN2015: Guiné Equatorial e RD Congo nas 'meias'
Notícias ao Minuto

06:22 - 01/02/15 por Lusa

Desporto Futebol

O estorilista Javier Balboa foi decisivo no polémico êxito da Guiné Equatorial, ao marcar os dois golos com que os organizadores deram a volta à Tunísia, o primeiro em penalti aparentemente `fantasma´, que, já nos descontos, levou o jogo para o prolongamento, no qual, de livre, marcou um dos golos mais belos da competição.

Ahmed Akaichi (70), em antecipação, colocou a favorita Tunísia no rumo da qualificação, mas, já nos descontos, uma pretensa falta de Mathlouthi (90+1) sobre Iván Bolado resultou no muito discutido penalti que Balboa converteu: aos 102, o estorilista resolveu com `obra de arte´ em forma de livre.

Agora os anfitriões esperam pelo vencedor do Gana-Guiné de domingo para conhecer o obstáculo rumo à final.

No outro desafio, a RD Congo foi castigada com dois golos na resposta a duas bolas que enviou aos ferros, mas teve ambição e estofo para se recompor, recuperar e impor-se por surpreendente 4-2: aguarda agora pelo desfecho do Costa do Marfim-Argélia de domingo.

Numa segunda parte alucinante, o Congo adiantou-se com golos de Doré (55) e Bifouma (62), respondendo, com maior eficácia, a outros tantos remates do adversário à trave.

Bokila (53) atirou à trave e, na resposta, Doré, na sequência de um livre, a bola sobrevoou toda a área até Doré a desviar para golo, na cara do guarda-redes.

Madiaki (59) voltou a acertar no ferro e, em nova falha defensiva, a sua equipa sofreu o segundo tento, em lance de insistência finalizado por Bifouma (2-0).

A RD Congo revelou sempre grande atitude e deu a volta com golos de Mbokani (65 e 90+1), Bokila (75) e Kimwaki (81), justificando o êxito.

Mbokani começou por desviar para golo na pequena área, depois foi Bokila a rodopiar e atirar de primeira para o 2-2, seguindo-se cabeceamento, de costas para a baliza, de Kimwaki e, por fim, Mbokani foi feliz em recarga ao seu próprio remate que valeu o definitivo 4-2.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório