Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

'Relatório Garcia' será divulgado "de forma apropriada"

O "relatório Garcia", que investigou os processos de atribuição das organizações dos Mundiais de futebol de 2018 e 2022, será divulgado "de uma forma apropriada", indicou hoje o presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter.

'Relatório Garcia' será divulgado "de forma apropriada"
Notícias ao Minuto

15:26 - 19/12/14 por Lusa

Desporto Joseph Blatter

Sem especificar se "a forma apropriada" significa que o conteúdo das 350 páginas do relatório elaborado por Michael Garcia será integralmente tornado público, Blatter assegurou que só "um terramoto" retiraria a organização do Mundial de 2018 à Rússia e de 2022 ao Qatar.

"O Comité Executivo aceitou, por unanimidade, pedir à câmara de julgamento da Comissão de Ética independente a publicação do relatório de uma forma apropriada, uma vez que os procedimentos estão concluídos", disse Blatter após a reunião do Comité Executivo da FIFA, em Marraquexe (Marrocos).

Michael Garcia, antigo procurador federal norte-americano, que ganhou o cognome de "o incorruptível", demitiu-se na quarta-feira das funções que desempenhava na FIFA, acusando o organismo que rege o futebol mundial de falta de transparência.

A FIFA sempre se opôs à publicação integral do "relatório Garcia", alegando que isso colocaria o organismo numa situação jurídica muito delicada, justificando a necessidade de manter secreto o documento com o propósito de garantir a confidencialidade das fontes.

A Rússia ganhou a corrida à organização do Campeonato do Mundo de 2018 numa segunda votação, depois de a Inglaterra ter sido eliminada na primeira, com um total de 13 votos, contra sete da candidatura ibérica de Portugal e Espanha e dois do projeto conjunto entre a Holanda e a Bélgica.

O Qatar foi escolhido para anfitrião Mundial de 2022 ao cabo de quatro votações. Após as sucessivas eliminações da Austrália, Japão e Coreia do Sul, o Qatar venceu a candidatura dos Estados Unidos por 14 votos contra oito.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório