Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica e Sporting em busca de pontos para seguir na Champions

O Benfica e o Sporting jogam esta semana cartadas decisivas pela permanência na Liga dos Campeões de futebol, enquanto o FC Porto, já apurado, pode assegurar o primeiro lugar e o estatuto de cabeça de série.

Benfica e Sporting em busca de pontos para seguir na Champions
Notícias ao Minuto

10:23 - 23/11/14 por Lusa

Desporto Competição

O Benfica, campeão português, está proibido de perder na visita ao Zenit São Petersburgo, de André Villas-Boas, o que implicaria a eliminação da Liga dos Campeões e poderia mesmo ditar o adeus as competições europeias, caso o Mónaco vencesse em Leverkusen.

À partida para a quinta jornada do Grupo C, os "encarnados" têm quatro pontos, os mesmos do conjunto russo, que venceu por 2-0 na Luz, menos um do que o Mónaco, de Leonardo Jardim, e cinco do que o Bayer Leverkusen, que precisa de um empate para seguir em frente.

Líder do campeonato português, o Benfica procura evitar pelo terceiro ano consecutivo a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões, sendo que, nas duas últimas épocas, as "águias" foram relegadas para a Liga Europa, prova na qual chegaram à final.

Um triunfo sobre o Maribor em Alvalade garante, desde já, a continuidade do Sporting nas competições europeias e manteria os "leões" na luta pela presença nos oitavos de final.

O Grupo G é liderado pelo Chelsea, de José Mourinho, que pode garantir o apuramento, caso vença na visita ao Schalke 04 ou consiga um empate a, pelo menos, duas bolas e o Sporting não empate com o Maribor.

Neste momento, os "blues" têm oito pontos, mais três do que o Schalke 04, quatro do que o Sporting e cinco do que o Maribor, sendo que na última ronda os "leões" visitam Londres.

Já apurado, o FC Porto visita o BATE Borisov, que tem a pior defesa da competição e que perdeu por 6-0 no Dragão, podendo, em caso de triunfo, igualar o seu segundo melhor desempenho de sempre na Liga dos Campeões, com 13 pontos (2012/13) -- melhor só em 1996/97, com 16.

Os "dragões" podem até garantir desde já o primeiro lugar no Grupo H, caso vençam na Bielorrússia e o Shakthar Donetsk não derrote em casa o Athletic Bilbau.

Este cenário garantiria ao FC Porto o estatuto de cabeça de série no sorteio dos oitavos de final, mas também apuraria os ucranianos para a fase seguinte.

Caso os dois primeiros da "poule" vençam os seus jogos, os ucranianos adiam a decisão do primeiro lugar para a visita ao Dragão, no mesmo dia em que BATE Borisov (três pontos) e Athletic de Bilbau (um) lutariam por um posto na Liga Europa.

Nos restantes encontros da quinta ronda, o Atlético Madrid (Grupo A), o Arsenal (D), a Roma ou o CSKA de Moscovo (E) podem juntar-se nos apurados a Real Madrid (B), Borussia Dortmund (C), Bayern Munique (E), Paris Saint-Germain e FC Barcelona (F), e FC Porto.

Os ingleses do Manchester City podem ser o primeiro "tubarão" a ser eliminado, caso não vença na receção ao já apurado Bayern de Munique e haja um vencedor na partida entre o CSKA Moscovo e a AS Roma.

Na Liga Europa, o Estoril-Praia ainda mantém esperanças de apuramento no Grupo E, embora não dependa apenas de si para atingir os 16 avos de final, necessitando de um triunfo sobre o PSV Eindhoven na quinta-feira e sobre o Panathinaikos na última jornada.

Mesmo assim, seis pontos poderão ser insuficientes para os "canarinhos", que ainda têm de esperar por um deslize dos holandeses na última jornada, na receção ao já apurado Dínamo de Moscovo.

Já eliminado, o Rio Ave procura a primeira vitória na fase de grupos da Liga Europa, na visita ao Dínamo de Kiev, de Miguel Veloso, a precisar de um triunfo para garantir o apuramento.

O Grupo J pode ficar decidido na penúltima ronda, caso o Dínamo de Kiev vença os vila-condenses e o Steaua derrote fora o Aalborg.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório