Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Armstrong proibido de participar em passeio cicloturista

Lance Armstrong, irradiado do desporto por dopagem, foi hoje proibido pela federação norte-americana de ciclismo de participar num passeio organizado pelo antigo companheiro George Hincapie, no qual vão participar vários antigos corredores da formação US Postal.

Armstrong proibido de participar em passeio cicloturista
Notícias ao Minuto

22:42 - 24/10/14 por DN

Desporto Eventos

Armstrong deveria participar na Gran Fondo Hincapie, uma prova cicloturista, de 128 quilómetros, que vai decorrer no sábado na Carolina do Sul, nos Estados Unidos.

"A Gran Fondo Hincapie é um evento velocipédico reconhecido pela USA Cycling e deve respeitar o código mundial antidopagem e o regulamento antidopagem da União Ciclista Internacional (UCI)", explicou a Federação norte-americana de ciclismo.

Assim, de acordo com a entidade, "um atleta suspenso [por dopagem] não pode fazer parte de tal prova", uma premissa confirmada pela UCI.

Vencedor de sete edições da Volta a França, Armstrong foi irradiado do desporto pela Agência norte-americana antidopagem (USADA) em 2012 por ter participado "no programa de dopagem mais sofisticado do desporto", tendo perdido também as sete camisolas amarelas da prova francesa.

Ao contrário de Armstrong, Hincapie, cujo testemunho foi fundamental para a condenação do texano, assim como vários outros membros também condenados da extinta US Postal, epicentro do escândalo de doping do hepta vencedor do Tour, vão poder alinhar na competição.

Kevin Livingston, Tom Danielson, Michael Barry e Christian Vande Velde são alguns dos participantes que testemunharam contra Armstrong.

O antigo "patrão" do pelotão mundial, de 43 anos, explicou no início da semana à publicação especializada na Internet Velonews que a sua participação se destinava a agradecer ao seu "bom amigo George".

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório