Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Benfica sem rivais na corrida ao 'tetra'

O Benfica, tricampeão em título, parte como inquestionável favorito à conquista da edição 2014/15 da Liga portuguesa de basquetebol, tal a imensa diferença de qualidade para toda a concorrência.

Benfica sem rivais na corrida ao 'tetra'
Notícias ao Minuto

08:22 - 23/10/14 por Lusa

Desporto Liga de basquetebol

Em busca do sexto título em sete anos, série só contrariada em 2010/11 pelo entretanto "desaparecido" FC Porto, o conjunto comandado por Carlos Lisboa volta a ter um plantel muito forte, para a realidade lusa, que apenas sofreu ligeiros retoques em relação à época passada.

Na época do regresso à Europa, para a EuroChallenge, o Benfica perdeu João "Betinho" Gomes, que rumou à Liga ACB (BC Andorra), e David Weaver, substituídos por João Soares (ex-Oliveirense) e Ronald Slay (ex-Châlens Reims).

De resto, a estrutura base manteve-se, liderada pelo atirador norte-americano Jobey Thomas, bem secundado por Carlos Andrade, Seth Doliboa, Mário Fernandes, Cláudio Fonseca, Tomás Barroso, Frederick Gentry, Carlos Ferreirinho e o "capitão" Diogo Carreira.

Na corrida ao 26.º título -- lidera o "ranking", com 25, bem à frente de FC Porto (11) e Sporting (oito) -, o Benfica entra moralizado, após os triunfos, claros, no Troféu António Pratas e na Supertaça, mesmo sem se apresentar na máxima força.

Após o adeus dos "dragões", na ressaca da final perdida frente aos "encarnados" em 2011/12 (2-3), a formação lisboeta "passeou" nas duas últimas fases regulares, com apenas um derrota em 2012/13 e outra em 2013/14.

Pela quarta época consecutiva sob o comando de Carlos Lisboa - que já venceu 17 títulos, entre jogador (14, 10 no Benfica) e técnico (três) -, o conjunto da Luz não parece ter, sequer, um principal adversário.

Entre os restantes clubes presentes na 82.ª edição, a Ovarense é a única campeã, por cinco vezes (1987/88, 1999/2000 e 2005/06 a 2007/08), mas deixou de ter capacidade para investir em força e tem um conjunto quase só português.

A formação comandada por Carlos Pinto contratou Massine Fall (ex-Albacete) e Jaime Silva (ex-Illiabum), que se juntam a Miguel Miranda, Fernando Neves, José Barbosa, Cristóvão Cordeiro, André Pinto ou Sergio Brunet.

No que respeita aos outros conjuntos, vários apresentam três norte-americanos, casos do CAB, de João Freitas, do Lusitânia, de Nuno Barreto, do Sampaense, do espanhol Feliz Alonso, ou do Galitos do Barreiro, de Carlos Caetano.

A Oliveirense, de Rui Alves, o Barcelos, de José Ricardo Rodrigues, e o Vitória de Guimarães, de Fernando Sá, também apontam aos "play-offs", do qual Algés, Maia Basket e Illiabum também não quererão ficar de fora.

A fase regular arranca no sábado, com o Benfica a iniciar a defesa do título no reduto do Galitos do Barreiro, e prolonga-se até 18 de abril de 2015, data prevista para a realização da 22.ª jornada.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório