Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Português dá asas ao sonho olímpico do triatlo brasileiro

Sérgio Santos é o homem: o antigo treinador de Vanessa Fernandes (prata nos Jogos de Pequim 2008) lidera o ambicioso projeto olímpico do Brasil, com base em Rio Maior.

Português dá asas ao sonho olímpico do triatlo brasileiro
Notícias ao Minuto

09:30 - 22/10/14 por DN

Desporto Sérgio Santos

É numa casa portuguesa, com certeza (o Complexo Desportivo de Rio Maior), que está a crescer o sonho olímpico do triatlo do Brasil. Na mira brasileira está o objetivo de obter a melhor classificação de sempre nos "seus" Jogos Olímpicos - Rio de Janeiro 2016. E o mentor do projeto sabe como consegui-lo: é Sérgio Santos, o treinador português que conduziu Vanessa Fernandes à medalha de prata em Pequim 2008.

Sérgio Santos, 44 anos, treina os triatletas brasileiros desde inícios de 2011, no âmbito de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) e a Desmor, empresa municipal que gere o Complexo Desportivo de Rio Maior (e da qual o português é diretor técnico). É só mais um passo numa vida dedicada ao desporto: formou-se em Educação Física e Desporto, na Faculdade de Motricidade Humana (Lisboa), foi professor no ensino secundário e superior, e comandou a ascensão do triatlo português, como diretor técnico nacional, de 2000 a 2010 (a cereja no topo do bolo foi a prata de Vanessa Fernandes, em Pequim).

Agora, Santos tem em cima da mesa o projeto "Rio 2016". Os objetivos são dois: "O primeiro passa por melhorar a melhor classificação de sempre de um atleta brasileiro em Jogos Olímpicos (11.º feminino em Sydney 2000). O segundo é qualificar cinco atletas, sabendo que o máximo possível é seis", descreve o treinador, ao DN.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório