Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Assembleia-geral aprovou ações contra Godinho Lopes

A Assembleia Geral da SAD do Sporting aprovou a execução de ações de responsabilidade civil contra a antiga administração, incluindo o ex-presidente Godinho Lopes, pela concretização de negócios prejudiciais para a sociedade.

Assembleia-geral aprovou ações contra Godinho Lopes
Notícias ao Minuto

22:42 - 01/10/14 por O Jogo

Desporto Ex-presidente

Em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a SAD "leonina" informa que foram aprovadas as três propostas de ações judiciais, visando Godinho Lopes, Luís Duque, José Filipe Nobre Guedes e Carlos Freitas, que atual direção acusa de violarem "culposamente os deveres de diligência e cuidado a que estavam obrigados", causando prejuízos à sociedade.

As propostas foram aprovadas por larga maioria na reunião magna, que se realizou hoje no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e na qual esteve presente Luís Duque.

Em causa está a contratação do espano-venezuelano Jeffren e os contratos assinados com o russo Izmailov e o peruano Rodriguez.

A atual administração da SAD considera que na aquisição de Jeffren ao FC Barcelona, em 2011, os antigos administradores ignoraram o alerta dado pelo departamento médico "leonino" da altura, para que o acordo fosse alcançado apenas depois de o jogador ser "sujeito a rigorosos exames".

"Os administradores em questão violaram culposamente os deveres de diligência e cuidado a que estavam obrigados e, em consequência, causaram à Sporting SAD um prejuízo, cujo montante irá ser concretizado pelos serviços jurídicos competentes para o efeito", lê-se no documento.

Já no caso de Izmailov, a renovação de contrato com o jogador russo resultou num "aumento exponencial dos custos" da SAD "leonina" e, por isso, foi uma "carecida de racionalidade empresarial".

"O jogador ainda tinha mais dois anos de contrato em vigor, o jogador tinha sido objeto de diversos processos disciplinares, o atleta tinha problemas físicos recorrentes e o rendimento desportivo do jogador desaconselhava a renovação", defende a administração liderada por Bruno de Carvalho.

Para a administração da SAD do Sporting, a contratação do defesa central Rodriguez também foi desvantajosa, já que os antigos responsáveis (neste caso Carlos Freitas está excluído) voltaram a ignorar o parecer do departamento médico, que "alertou para as evidentes fragilidades físicas do jogador, quer no que concerne à probabilidade de instalação de uma pubalgia (o que obriga a intervenção cirúrgica), quer no que diz respeito ao seu perfil lesional recorrente".

No dia 1 de outubro, a Assembleia-Geral da SAD do Sporting vai deliberar se a sociedade avança para uma queixa judicial contra estes antigos administradores.

Na mesma data, estará também em discussão a autorização para a emissão, com oferta pública de subscrição, de um empréstimo obrigacionista, até ao montante máximo de 30 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório