Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Juan Orenga demite-se do cargo de selecionador espanhol

Juan Antonio Orenga comunicou hoje à Federação Espanhola de Basquetebol (FEB) a sua renúncia ao cargo de selecionador nacional, por considerar que não alcançou os resultados esperados no Mundial de 2014, disputado em Espanha.

Juan Orenga demite-se do cargo de selecionador espanhol
Notícias ao Minuto

20:12 - 16/09/14 por Lusa

Desporto Basquetebol

Orenga adianta também que tomou esta posição com o propósito de facilitar a planificação do futuro da seleção espanhol de basquetebol a curto e médio prazo.

"Juan Antonio Orenga fez saber à FEB a sua renúncia ao seu posto de selecionador nacional, considerando que os resultados esperados no Mundial não foram alcançados", escreveu a FEB, em comunicado, acrescentando que vai ser oferecido ao treinador "um novo lugar no organigrama".

No comunicado, a FEB acrescenta que "esta decisão não interfere com o processo de análise que a FEB realizará, como em cada ano, na conclusão do calendário de competições de verão, de forma a estabelecer o plano estratégico para 2015/2019".

A Espanha, de Orenga, foi a grande deceção do Mundial de 2014, ao ficar-se pelos quartos de final, depois de uma miserável exibição frente a uma desfalcada França (52-65), falhando, assim, a "anunciada" final com os Estados Unidos.

Em 2013, o agora demissionário selecionador já tinha falhado o que seria o terceiro título europeu consecutivo da Espanha, depois dos arrebatados em 2009 e 2011, ao ficar-se pelo terceiro posto na Eslovénia.

O sucessor de Orenga vai ter como objetivo próximo o Europeu de 2015, onde a Espanha procurará recuperar o título e conseguir um das duas vagas diretas para os Jogos Olímpicos de 2016, que se realizam no Rio de Janeiro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório