Presidente angolano exonera governador da província de Luanda

O governador da província de Luanda, Bento Francisco Bento, foi hoje exonerado das funções pelo chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, segundo uma nota enviada à Lusa pela Casa Civil do Presidente da República.

Depois de José Eduardo dos Santos, UNITA apresentou nova queixa por crimes contra o Estado

© Lusa

Lusa
15/09/2014 21:33 ‧ 15/09/2014 por Lusa

Desporto

Documento

O documento refere apenas que a decisão de exoneração é tomada pelo Presidente angolano "no uso das prerrogativas que lhe confere a Constituição". Abrange ainda os vice-governadores Adriano Mendes de Carvalho, até agora responsável pela área política e social, e Judite Armando Pereira, do setor económico.

Ao mesmo tempo, também por despacho presidencial, o Chefe de Estado angolano nomeou Graciano Francisco Domingos para o cargo de governador da província de Luanda. Para a área política e social, José Eduardo dos Santos nomeou Jovelina Alfredo António Imperial, enquanto vice-governadora provincial.

Estas medidas acontecem precisamente três dias depois do anúncio, também pela Casa Civil do Presidente da República, de que o Governo da Província de Luanda vai ser reestruturado face à "necessidade urgente da desconcentração administrativa" e "da adoção de um modelo de administração local diferenciado".

Segundo a mesma informação, de 12 de setembro, José Eduardo dos Santos criou, através de despacho, uma comissão de reestruturação daquele governo provincial, a qual deverá apresentar um relatório final dentro de 90 dias.

A decisão é justificada, além da desconcentração administrativa, com a "adoção de um modelo de administração local diferenciado para esta província, pelo facto de albergar a capital e se tratar da mais povoada, mais urbanizada e mais estruturada do país".

No mesmo despacho da Casa Civil do Presidente é realçado que o modelo de desenvolvimento do espaço urbano da Província de Luanda "assenta em novos entes territoriais e em diferentes modelos de gestão", exigindo-se "a prestação de um serviço público mais eficiente às populações e a criação das melhores soluções para a futura administração autárquica".

Entre as suas atribuições, a Comissão deverá acompanhar a implementação do processo de reestruturação daquele governo provincial e "orientar e organizar", de acordo com o novo quadro legal, o funcionamento dos órgãos da administração local na província capital.

Deverá ainda acompanhar a elaboração "de toda a legislação referente à administração dos municípios e também do orçamento, dos planos e programas económicos e sociais e da programação financeira dos municípios".

 

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Jogador do Sporting anuncia que vai ser pai... 1 mês após irmão gémeo

Sporting

Jogador do Sporting anuncia que vai ser pai... 1 mês após irmão gémeo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla Model Y terá seis lugares (mas só na China)

China

Tesla Model Y terá seis lugares (mas só na China)

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas