Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Carlos Pereira não convoca eleições até decisão sobre recurso do Nacional

O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga de clubes, Carlos Pereira, disse hoje que não convocará eleições enquanto o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) não decidir sobre o recurso do Nacional.

Carlos Pereira não convoca eleições até decisão sobre recurso do Nacional
Notícias ao Minuto

06:46 - 21/08/14 por Lusa

Desporto Conselho de Justiça

"O que consta do acórdão do CJ é uma decisão acerca do recurso interposto pelo presidente do Nacional. Como é óbvio terei de me manter na expetativa no que concerne a novo ato eleitoral, uma vez que ainda falta apreciar o recurso do Nacional", disse Carlos Pereira à agência Lusa, comentando o teor do acórdão hoje divulgado pelo CJ.

O Nacional apresentou um recurso para o CJ na mesma altura em que a candidatura de Rui Alves, da qual foi um dos subscritores, o fez, a solicitar a anulação da decisão do presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Liga de clubes [LPFP] de rejeitar aquela candidatura, com idênticos fundamentos, e a exclusão da candidatura encabeçada por Mário Figueiredo [atual presidente da Liga] devido a alegadas irregularidades, nomeadamente nas subscrições apresentadas.

Com efeito, o CJ deu hoje provimento ao recurso apresentado por Rui Alves e validou a candidatura do ex-presidente do Nacional às eleições da Liga de clubes, mas não fez qualquer alusão ao recurso do Nacional.

De acordo com uma nota publicada no site da FPF, o CJ concedeu por unanimidade provimento ao recurso interposto por Rui Alves, uma deliberação que anula a decisão do presidente da mesa da Assembleia-Geral da Liga em não aceitar a candidatura do antigo líder do Nacional aos órgãos sociais do organismo que rege o futebol profissional.

"Não se verificam os fundamentos da rejeição da candidatura de Rui Alves que era não ter entregado uma lista conjunta e de ser inelegível por ser presidente do Nacional da Madeira. Nós entendemos que, quando apresentou a sua candidatura, já não era presidente do Nacional", afirmou o presidente do CJ, Manuel dos Santos Serra.

A 09 de junho, o presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Carlos Pereira, tinha rejeitado as candidaturas de Fernando Seara e Rui Alves, alegando irregularidades em ambas, e apenas admitiu a lista encabeçada por Mário Figueiredo, que foi reconduzido no cargo passados dois dias.

No entanto, a 29 de julho, na sequência de um recurso apresentado por Vitória de Guimarães e Estoril-Praia a contestar a legalidade das eleições, o CJ anulou do ato que reelegeu Mário Figueiredo e considerou válida a candidatura de Fernando Seara, ex-presidente da Câmara Municipal de Sintra e atual vereador do Município de Lisboa.

Mário Figueiredo, que preside à LPFP desde janeiro de 2012 e que teve os votos de apenas sete clubes (Sporting, Paços de Ferreira e Boavista, da I Liga, Leixões, Farense, Santa Clara e Atlético, da II Liga), viu anulada a sua reeleição, mantendo-se em funções o executivo anterior até à realização de novas eleições.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório