Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Será difícil nova eleição antes de começar o campeonato

O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Liga de clubes considera que não haverá tempo para realizar novo acto eleitoral, com as listas que rejeitou inicialmente, antes do início do campeonato nacional de futebol, a 17 de agosto.

Será difícil nova eleição antes de começar o campeonato
Notícias ao Minuto

06:10 - 31/07/14 por Lusa

Desporto Carlos Deus Pereira

As declarações de Carlos Deus Pereira à agência Lusa surgem um dia depois de ter sido divulgado um acórdão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que determina a repetição das eleições de 11 de julho na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), ganhas pelo atual presidente, Mário Figueiredo.

Questionado sobre se haverá tempo de eleger novos órgãos sociais da Liga até ao início do campeonato, Carlos Deus Pereira respondeu: "Muito sinceramente não. Para não dizer 'de certeza' que não. Há muitas partes neste processo, e não sabemos como as partes vão reagir, de que forma e em que momento".

A lista do atual presidente da Liga de Clubes, Mário Figueiredo, foi a única admitida a votos pelo Presidente da Mesa da Assembleia da Liga de Clubes, que alegou irregularidades processuais nas restantes listas.

Carlos Deus Pereira rejeitou algumas das listas concorrentes às eleições de julho da Liga alegando que estas não apresentaram candidatos a todos os órgãos sociais da Liga. A decisão, muito contestada na altura, foi agora revertida pelo acórdão do Conselho de Justiça da FPF, que argumenta que tal não é motivo para rejeitar uma candidatura.

"Não concordo, como é evidente, com esta solução, porque não concordo com a eventualidade de haver eleições com órgãos por preencher. É discutível, mas não concordo de todo com a motivação que o acórdão apresenta", salientou Carlos Deus Pereira.

Para o responsável, o Conselho de Justiça da FPF justifica, no acórdão, a sua decisão com o seguinte argumento: nos Estatutos e Regulamento Geral vigentes "não existe qualquer norma que expressamente determine a necessidade de que uma lista candidata nas eleições da LPFP deva indicar candidatos para todos os órgãos, mas também não existe norma que permita o contrário".

Carlos Deus Pereira considera que, face a este vazio, cabe ao presidente da Mesa decidir.

"Isto é fundamental. Eu sou presidente da Mesa e é a mim que cabe decidir" sobre a aceitação ou não de listas sem nomes para todos os órgãos, explicou.

"O entendimento do acórdão é que deve existir um ato eleitoral aos bocados, para os vários órgãos [da Liga], o que permite que haja um 'vazio institucional' logo a seguir a um ato eleitoral. Eu acho que não", sublinhou.

Ainda assim, o presidente da Mesa Geral da Liga assume-se como "um cumpridor da lei" e garante que vai "assumir" as suas funções, ou seja dará "seguimento ao que está no acórdão", quando todos os recursos relativos a este processo forem alvo de decisão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório