França apaga a 'Luz' e arruma com Portugal da Liga das Nações

Gauleses venceram em Lisboa, por 1-0, e carimbaram o passaporte para a final four.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
14/11/2020 21:36 ‧ 14/11/2020 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Liga das Nações

Chegou, este sábado, ao fim o percurso de Portugal na segunda edição da Liga das Nações. Os campeões em título estavam obrigados a pontuar para manter vivas as aspirações, mas foram derrotados por França, no estádio da Luz, por 0-1.

Com um golo solitário de N’Golo Kanté, a seleção gaulesa termina a quinta jornada na liderança isolada do Grupo 3, com 13 pontos, mais três do que a equipa das quinas, sobre quem tem vantagem no confronto direto, o que inviabiliza uma eventual recuperação.

’S. Patrício’ foi aguentando o forte…

O jogo era de elevada importância para as contas da fase de grupos da Liga das Nações, mas França, desde cedo, deixou bem claro que estava mais preparada para lidar com a magnitude da tarefa do que Portugal.

Os gauleses, pressionantes e ousados, encostaram uma equipa das quinas macia e conservadora ‘às cordas’, somando oportunidades atrás de oportunidades que só não resultaram em golo por manifesto azar… ou por culpa de Rui Patrício.

O guarda-redes assinou uma exibição de gala no estádio da Luz, e, só na primeira parte, tirou o golo por duas vezes a Anthony Martial (que ainda atirou à barra) e uma outra a Kingsley Coman, fazendo de tudo para manter os campeões em título em jogo.

Portugal, ‘assustado’ com a superioridade francesa, pouco fez para responder. A estratégia de Fernando Santos passou por deixar a bola em Cristiano Ronaldo para ver no que dava, mas o melhor que o capitão conseguiu fazer foi um cabeceamento perigoso à beira do intervalo.

… até surgir o (N’)Golo merecido

Portugal pareceu ter regressado revigorado dos balneários, com maior agressividade na luta pelas segundas bolas e dando mais bola a João Félix e Bernardo Silva, fazendo o jogo fluir de uma maneira que fluiu na primeira parte.

No entanto, depois de falhar tantas oportunidades, França marcou na primeira que dispôs após o regresso dos balneários. Rabiot atirou para uma defesa incompleta de Rui Patrício, e N’Golo Kanté, na recarga, só teve de encostar para o fundo das redes.

A equipa das quinas reagiu bem à desvantagem e, instantes depois, ficou à beira de repor a igualdade, mas o cabeceamento de José Fonte esbarrou em cheio no poste. Depois disso, Hugo Lloris ainda teve de ‘voar’ para desviar um grande remate de João Moutinho.

A reação acabou por não ser recompensada, pelo que França carimba mesmo o passaporte para a final four da Liga das Nações. Os gauleses partem para a última jornada com 13 pontos, mais três do que Portugal, que está matematicamente impedido de lutar pela liderança do Grupo 3.

Momento do jogo: França foi (muito) melhor na primeira parte, mas Portugal começou a ameaçar na segunda, pelo que o golo de N’Golo Kanté não poderia ter chegado em melhor hora para os homens de Didier Deschamps. Rui Patrício não ficou bem na fotografia, mas é mais do que justo dizer que, se não fossem as restantes defesas, o resultado poderia ter sido bem pior.

Acompanhamento

90' - Apito final na Luz. França vence com um golo de N'Golo Kanté e afasta Portugal da final four da Liga das Nações.

85' - Fernando Santos esgota as substituições. Saem Danilo Pereira e João Félix, entram Sérgio Oliveira e Paulinho.

82' - Tobias Stieler volta a exibir o amarelo. Desta feita a Lucas Hernández, que derrubou Diogo Jota junto da linha lateral.

79' - Mais um cartão amarelo. É para N'Golo Kanté, por falta dura sobre Danilo Pereira.

78' - Eis a resposta de Didier Deschamps. O selecionador francês lança Olivier Giroud para o lugar de Anthony Martial.

75' - Defesa fantástica de Hugo Lloris! O guarda-redes 'voou' para desviar um grande remate de João Moutinho, que parecia levar 'selo' de golo.

72' - Mais substituições na seleção portuguesa. Entram Francisco Trincão e João Moutinho para o lugar de Bernardo Silva e Bruno Fernandes.

65' - Mais uma defesa de Rui Patrício. E, mais uma vez, após remate de Anthony Martial, que apareceu completamente solto na pequena área.

62' - Mais um cartão amarelo. Agora é para Hugo Lloris, por demorar na reposição da bola em jogo.

60' - Portugal quase chega ao empate! Após uma jogada de insistência, José Fonte cabeceou contra o poste.

59' - Didier Deschamps também mexe. Marcus Thuram 'salta' do banco para render Kingsley Coman.

56' - Fernando Santos mexe pela primeira vez. Sai William Carvalho, entra Diogo Jota.

Assim foi o golo que quebrou o nulo na Luz

54' - GOOOOOLOOOOO de França! Rabiot atirou forte para uma defesa incompleta de Rui Patrício, e, na recarga, Kanté só teve de empurrar para o fundo das redes.

47' - Portugal entra bem na segunda parte! Cristiano Ronaldo, com um pontapé-livre tenso, fez a bola passar perto da baliza à guarda de Lloris.

46' - Os jogadores estão de volta ao relvado. Já se joga a segunda parte do Portugal-França.

45' - Intervalo no estádio da Luz. Portugal bem pode agradecer à sorte (e a Rui Patrício) por recolher aos balneários com uma igualdade no marcador, tal a superioridade de França no estádio da Luz.

45' - Cristiano Ronaldo quase surpreende França! O capitão, com um belo cabeceamento, atirou ligeiramente acima da trave.

41' - Que defesa fenomenal de Rui Patrício! Após cruzamento rasteiro de Lucas Hernández, Anthony Martial foi ao chão desviar contra o corpo do guarda-redes português.

31' - Eis o primeiro cartão amarelo da noite. É para Danilo Pereira, devido a uma entrada dura sobre Lucas Hernández.

30' - França regista a melhor oportunidade da noite até agora! Após jogada estudada, Martial, de cabeça, acertou em cheio na barra. Portugal está a passar por muitas dificuldades...

27' - Cheirou a golo na Luz! Anthony Martial, rodeado por três adversários, atirou às malhas laterais da baliza à guarda de Rui Patrício.

25' - Mais um remate português à baliza, agora de Cristiano Ronaldo. Na marcação de um pontapé-livre, o capitão atirou contra a barreira, e, na recarga, 'disparou' muito longe do alvo.

20' - Portugal tenta reagir! Bruno Fernandes, completamente solto à entrada da grande área, atirou forte, mas à figura de Lloris.

18' - A seleção francesa ficou à beira do golo! Após canto cobrado por Griezmann, Rabiot foi às alturas cabecear a centímetros da baliza portuguesa.

12' - Volta a defender Rui Patrício! O guarda-redes português saiu aos pés de Anthony Martial para evitar o primeiro no estádio da Luz.

10' - Responde França! Coman apostou na iniciativa individual, ultrapassou Raphael Guerreiro e 'disparou' para a defesa de Rui Patrício.

6' - Portugal dá o primeiro aviso da noite! Cristiano Ronaldo, com um remate potente de fora da grande área, obrigou Hugo Lloris a aplicar-se.

0' - Tobias Stieler dá o apito inicial no estádio da Luz. Já rola a bola no Portugal-França.

'Onzes'

Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Rúben Dias, Raphael Guerreiro; Danilo, William Carvalho, Bruno Fernandes; João Félix, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo.

França: LlorisPavardVaraneKimpembe, Lucas HernándezKantéPogbaRabiotGriezmannComan e Martial.

Antevisão

A seleção portuguesa recebe, este sábado, no estádio da Luz, a congénere francesa, na esperança de se poder dar ao luxo de, de uma vez por todas, arrumar a calculadora no que diz respeito ao apuramento para a final four da Liga das Nações.

Lusos e gauleses chegam à quinta jornada da mais jovens prova de seleções da UEFA na liderança partilhada do Grupo 3, com dez pontos cada, o que significa que o vencedor (a haver...) carimbará de imediato o passaporte para a próxima fase.

Uma boa notícia para Fernando Santos será a já confirmada ausência de Kylian Mbappé, uma das principais estrelas adversárias, que se encontra a recuperar de lesão, pelo que não entra nas contas de Didier Deschamps.

O treinador dos campeões em título da Liga das Nações optou, no entanto, por também mexer na lista de convocados, ao chamar Raphael Guerreiro e Rúben Neves para o lugar de Domingos Duarte e Renato Sanches.

O Portugal-França será apitado pelo árbitro alemão Tobias Stieler, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 19h45 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.

Não percas todos os jogos do FIFA Mundial de Clubes grátis na app DAZN. Regista-te em dazn.com/fifa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Benfica

Di María "agradecido" a Lisboa e a Portugal no adeus ao Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3482
2Benfica3480
3FC Porto3471
4Sp. Braga3466
5Santa Clara3457
6Vitória SC3454
7Famalicão3447
8Estoril3446
9Casa Pia3445
10Moreirense3440
11Rio Ave3438
12Arouca3438
13Gil Vicente3434
14C.D. Nacional3434
15Estrela3429
16AVS3427
17Farense3427
18Boavista3424
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Fórmula 1

"Ato de classe". Gestos de Alonso e Hülkenberg marcaram GP da Áustria

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas