Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Otamendi voltou a comprometer e números já são preocupantes

Defesa argentino deixou o Benfica a jogar com menos um jogador logo aos 19 minutos de jogo, acumulando mais um erro capital com a camisola dos encarnados.

Otamendi voltou a comprometer e números já são preocupantes
Notícias ao Minuto

07:12 - 07/11/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Benfica

A tarefa de substituir diretamente Rúben Dias adivinhava-se complicada para qualquer jogador, mas parece estar a ser ainda mais difícil para Nicolás Otamendi. O internacional argentino fez o caminho inverso ao do português e aterrou na Luz já perto do fecho de mercado. Ora, desde então, a passagem de Otamendi pelo Benfica tem sido bastante atribulada e, em sete jogos, já acumula vários erros capitais que tiveram implicação direta ou indireta nos resultados finais.

Na tarde de quinta-feira, surgiu o erro mais recente do internacional argentino. O Benfica vencia na receção ao Rangers, mas eis que Otamendi, na tentativa de parar um jogador da formação escocesa, acabou por fazer falta e ver o consequente cartão vermelho. 

As águias perderam um jogador e, em cinco minutos, concederam dois golos que deram o comando do jogo ao Rangers. O Benfica acabaria por agarrar a igualdade à beira do apito final, e a expulsão de Otamendi custou, assim, apenas um empate.

No entanto, este não foi um caso isolado. Já na estreia pelos encarnados, diante do Farense, o ex-Manchester City assinou um jogo para esquecer: cometeu uma grande penalidade que Ryan Gauld desperdiçou duas vezes - sim, leu bem -, e ainda originou o segundo golo da formação algarvia, da autoria de Patrick, depois de ter escorregado e caído sozinho. 

Mas os dados negativos de Otamendi ao serviço do Benfica não se ficam por aqui. Segundo a GoalPoint, plataforma especializada em dados estatísticos, o defesa argentino já acumulou um total de sete perdas de bola no primeiro terço do relvado e foi fintado por sete ocasiões. Tudo isto em outros tantos jogos. 

Olhando para o rendimento global destes sete jogos de Otamendi com a camisola encarnado, o Benfica encaixou um total de 10 golos. O mesmo é dizer que os encarnados sofrem mais de um golo por jogo, em média. No entanto, há outro dado positivo que merece destaque. Neste total sete jogos, o Benfica ficou com a baliza a zeros em três. 

A polémica em torno da braçadeira 

Foi na Polónia que Otamendi envergou, pela primeira vez, a braçadeira de capitão do Benfica. O defesa argentino estava a cumprir o terceiro jogo ao serviço das águias e passou a capitão na segunda parte, depois de Pizzi ter saído ao intervalo. A escolha de Jorge Jesus depressa começou a ser colocada em causa por entre os adeptos encarnados, mas o treinador português colocou tudo em pratos limpos logo após o apito final. 

Desde então, Otamendi entrou na hierarquia de capitães atrás de Jardel, André Almeida, Pizzi e Samaris. Pizzi tem sido o mais utilizado e, por isso, tem sido mais vezes o dono da braçadeira, e já deu o 'aval' à escolha de Otamendi

Ferro, Todibo e Jardel lutam por oportunidade 

Mal Otamendi foi expulso diante dos Rangers, Jorge Jesus chamou Jardel e lançou-o para dentro de campo sacrificando Pizzi. O defesa brasileiro tentou ajudar as águias a equilibrar um jogo que se tornou bastante complicado, mas a equipa de Jorge Jesus voltou a ser muito permeável defensivamente

Depois do jogo diante do Sporting de Braga, agendado para domingo, segue-se uma nova paragem para compromissos das seleções. É nesse período que os jogadores do Benfica que não sejam chamados às respetivas seleções podem aproveitar para convencer Jorge Jesus a conceder-lhes oportunidades. Falamos de Jardel, claro, Ferro e Todibo.

O defesa francês chegou emprestado pelo Barcelona, mas compareceu na Luz sem ritmo competitivo e com problemas físicos. Depois desta pausa, é possível que faça a estreia pelo Benfica. Tudo dependerá de Jorge Jesus. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório