Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Odysseas blinda baliza encarnada com registo categórico

Guardião do Benfica melhorou rendimento face àquilo que tinha mostrado na época transata e é cada vez garantia de pontos nos jogos mais complicados. Em Guimarães foi fundamental a segurar a vitória, tal como já havia sido em Tondela.

Odysseas blinda baliza encarnada com registo categórico
Notícias ao Minuto

08:00 - 06/01/20 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Na baliza do Benfica mora uma muralha grega. Odysseas Vlachodimos chegou no verão de 2018, mas apenas esta temporada tem confirmado, de forma inequívoca e regular, o valor que era apontado quando foi contratado pelos encarnados.

Em Guimarães, no difícil triunfo arrancado ante o Vitória SC (1-0) registado no domingo, o internacional grego revelou-se fundamental com um par de intervenções importantes e elevou para 13 os jogos em que não sofreu golos na presente época

Odysseas está mais seguro, confiante e registou, acima de tudo, uma melhoria nas fragilidades que lhe foram apontadas em 2018/19. Os números são a maior prova de que o rendimento do guardião grego melhorou a olhos vistos. Em 22 jogos disputados esta temporada, Odysseas conseguiu manter a baliza a zeros em 13 partidas. 

Quando se restringe o rendimento do grego apenas ao campeonato, os números são ainda mais avassaladores. Em 15 jornadas, Odysseas tem apenas cinco golos encaixados em quatro rondas e é mesmo o guardião menos batido da competição. 

Mas há mais. Se comparamos o rendimento de Odysseas até à 15.ª jornada nas épocas 2018/19 e 2019/20, o guardião grego sofreu, na decorrente época, menos dez golos do que havia sofrido há um ano. 

Odysseas é um guarda-redes que, de facto, neste momento vale pontos ao Benfica. Em Guimarães segurou a vantagem tangencial e amarrou o triunfo encarnado, tal como já tinha segurado em Tondela, na também curta vitória encarnada. 

Rendimento de Odysseas no campeonato 

Adversário Resultado Golos sofridos
Paços de Ferreira (C) 5-0 0
Belenenses SAD (F) 2-0 0
FC Porto (C) 0-2 2
Sp. Braga (F) 4-0 0
Gil Vicente (C) 2-0 0
Moreirense (F) 2-1 1
Vitória FC (C) 1-0 0
Tondela (F) 1-0 0
Portimonense (C) 4-0 0
Rio Ave (C) 2-0 0
Santa Clara (F) 1-2 1
Marítimo (C) 4-0 0
Boavista (F) 4-1 1
Famalicão (C) 4-0 0
Vitória SC (F) 1-0 0

Verão quente na Luz 

O último verão ficou marcado pela contratação falhada de Mattia Perin por parte do Benfica. Os encarnados estavam no mercado à procura de um guarda-redes que rivalizasse diretamente com Odysseas e o guardião italiano aterrou em Lisboa em julho, seguindo-se uma bateria de exames médicos cujos resultados colocaram um travão na concretização do negócio. 

O desejo de Bruno Lage em ter mais um guarda-redes no plantel, justificado pela necessidade de dar competitividade à posição, terá motivado até, segundo alguma imprensa desportiva, a vontade de Odysseas em deixar o emblema da Luz. 

Ora, o Benfica acabou por não contratar nenhum guarda-redes durante a janela de transferências do verão e Odysseas aproveitou a oportunidade para conquistar em definitivo os adeptos encarnados, a crítica e Bruno Lage

Bruno Lage deixou garantia 

Bruno Lage passou uma mensagem de confiança a Odysseas logo após o triunfo diante do Vitória SC. O treinador encarnado elogiou a forma como o grego trabalha e também realçou a evolução verificada nos pontos fracos. 

"O Ody nunca perdeu qualidades. Nós sabíamos muito bem aquilo que era. Muito forte entre os postes e tinha que fazer uma evolução, como fez, nos cruzamentos e crescer muito naquilo que é construção do nosso jogo. Hoje voltou a ter boas decisões. Tem um treinador muito competente, que é o Fernando Ferreira. O Ody, para além de ser um excelente rapaz, é um excelente profissional com uma atitude diária fantástica", afirmou Bruno Lage, na conferência de imprensa após o jogo em Guimarães. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório