Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Bandeiras nacionais banidas dos Jogos da Lusofonia 2014 em Goa

As bandeiras nacionais vão ser proibidas na edição de 2014 dos Jogos da Lusofonia que vão realizar-se em Goa, refere quinta-feira a edição online do jornal Hindu Times, da Índia.

Bandeiras nacionais banidas dos Jogos da Lusofonia 2014 em Goa
Notícias ao Minuto

14:39 - 24/10/13 por Lusa

Desporto Competição

"Os espetadores que quiserem saudar os atletas nos Jogos da Lusofonia do próximo ano não vão ser autorizados a empunhar bandeiras, um dos objetos banidos durante os jogos", escreve o jornal.

Nos Jogos da Lusofonia, que vão realizar-se em janeiro de 2014, em Goa, participam 1.500 atletas dos doze países participantes, durante quase duas semanas. A lista de objetos "banidos" inclui moedas, garrafas, produtos alimentares, luzes de laser, capacetes de moto, assim como outros 40 objetos, como instrumentos musicais e equipamentos que possam, eventualmente, interferir no sistema eletrónico que vai ser instalado no local onde vão realizar-se os jogos.

Mesmo assim, a lista não especifica se os equipamentos eletrónicos são telefones móveis.

De acordo com a organização, referida pelo jornal, as orientações estão a ser preparadas por um grupo especial da polícia de Goa em associação com o comité local dos Jogos da Lusofonia, tendo em conta os protocolos sobre apoios desportivos e as condições locais.

Em todos os locais onde se vão realizar provas desportivas vão ser instalados detetores de metais e equipamentos de raio X.

O guia recomenda que sejam avisados os membros da organização se existirem motivos médicos, como o uso de pacemakers cardíacos, que não permitam a passagem pelos detetores de metais.

O documento incluiu conselhos sobre procedimentos relacionados com a forma de comportamento nas filas de espera, nos locais de competição, o uso de vestuário próprio para as condições climatéricas, assim como sublinha que os elementos do público que se encontrarem alcoolizados não vão ser autorizados a entrar.

Os jogos vão realizar-se em seis locais diferentes, em Goa, incluindo o Estádio Pandit Jawaharlal Nehru, onde vão decorrer os jogos de futebol entre as equipas participantes.

A terceira edição dos Jogos da Lusofonia, que vão realizar-se em Goa entre os dias 18 e 29 de janeiro, é organizada pela Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP).

Participam Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Índia, Região Administrativa Especial de Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório