Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Filme com música de Rodrigo Leão lidera na América do Norte

O filme "O mordomo", de Lee Daniels, com banda sonora de Rodrigo Leão, foi o mais visto no fim-de-semana de estreia nos Estados Unidos e Canadá, com 18,7 milhões de euros de receita de bilheteira.

Filme com música de Rodrigo Leão lidera na América do Norte
Notícias ao Minuto

12:20 - 19/08/13 por Lusa

Cultura Estreia

De acordo com a publicação Hollywood Reporter, esta longa-metragem, baseada em factos reais, estreou-se em 2.933 salas, superando em receita de bilheteira o filme "Jobs", "biopic" sobre o empresário norte-americano Steve Jobs, e "Kick-Ass 2", ambos também no fim-de-semana de estreia nos cinemas.

Em Portugal, a estreia está marcada para 05 de setembro.

A história de "O mordomo" ("The Butler", no original) inspira-se em factos reais, a partir de uma reportagem do Washington Post sobre Eugene Allen, um afro-americano que trabalhou na Casa Branca ao longo de trinta anos, servindo oito presidentes, entre os quais Richard Nixon, Ronald Reagan e JF Kennedy.

O filme, protagonizado por Forest Whitaker, é assim uma viagem pelas transformações sociais e políticas nos Estados Unidos, entre os anos 1950 e 1980.

Do elenco fazem ainda parte Oprah Winfrey, Vanessa Redgrave, John Cusak, Robin Williams, Melissa Leo, Liev Schreiber, Alan Rickman e Jane Fonda, entre outros.

A banda sonora do filme é assinada pelo músico português Rodrigo Leão, que recentemente também compôs para as longas-metragens "O frágil som do meu motor", de Leonardo António, e "A gaiola dourada", de Ruben Alves.

Fez ainda música para a série documental "Portugal - Um retrato social" e para a série de ficção "Equador", para o filme "Um passo, outro passo e depois..." (1989), de Manuel Mozos, e participou, enquanto músico dos Madredeus, na composição da música e na interpretação no filme "Lisbon Story" (1994), de Wim Wenders.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório