Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

'Turma da Mônica' explica diferenças entre Portugal e Brasil

As diferenças do português falado entre Portugal e Brasil serviram de base ao livro "Turma da Mônica, uma viagem a Portugal", de José Santos e Maurício de Sousa, que é editado este mês no mercado brasileiro.

'Turma da Mônica' explica diferenças entre Portugal e Brasil
Notícias ao Minuto

13:31 - 21/06/13 por Lusa

Cultura Língua

O livro, com textos do autor brasileiro José Santos e desenhos de Maurício de Sousa, coloca as personagens de banda desenhada Mônica, Cascão, Cebolinha e Magali a mostrarem a diversidade da língua portuguesa.

"Eu sou neto de portugueses, apaixonado pela cultura portuguesa e resolvi fazer esse livro pois sempre me chamaram a atenção a infinidade de palavras tão peculiares ao português lusitano", explicou José Santos à agência Lusa.

Pastilha elástica, matraquilhos, jogo do galo, barbeiro e hospedeira de bordo são algumas das 250 palavras, habitualmente usadas pelos portugueses, que surgem nesta obra didática.

José Santos explicou que o livro está repartido por 13 cenas do quotidiano português - no mercado, na escola, em casa - e em cada uma delas há um texto com palavras usadas pelos portugueses e um glossário que remete para as que os brasileiros usam.

Para a pesquisa, o autor fez várias viagens a Portugal, recolhendo expressões e palavras usadas na oralidade, e afirmou que os leitores brasileiros ficarão com "uma visão muito positiva".

"Somos tributários cultural e linguisticamente a Portugal e essas referências não podem ser esquecidas", disse José Santos, que tem publicado em Portugal o livro "Viagem às terras de Portugal", ilustrado por Afonso Cruz.

"Turma da Mônica, uma viagem a Portugal", com selo da Leya Brasil e ainda sem indicação de publicação em Portugal, inclui ainda António Alfacinha, personagem portuguesa criada por Maurício de Sousa em 2007.

Direcionado para o público escolar brasileiro e a famílias de origem portuguesa, como disse José Santos, o livro apresenta na capa as quatro principais personagens: Mónica, Magali, Cascão e Cebolinha.

Cascão veste uma camisola com as cores da bandeira portuguesa, Magali e Mónica têm trajes minhotos e Cebolinha surge com um bigode, um colete e um lápis atrás da orelha.

O livro, que será apresentado no sábado em São Paulo, Brasil, é editado numa altura em que Maurício de Sousa celebra os 50 anos da criação de Mônica, inspirada numa das filhas.

Aos 78 anos, Maurício de Sousa é, possivelmente, o autor de banda desenhada de maior sucesso do espaço da lusofonia, e um dos mais carismáticos do Brasil, por conta desse império erguido com a ajuda de Mônica.

Depois do verão, Maurício de Sousa deverá viajar para Portugal, para a inauguração de um parque temático na Amadora, inspirado nas aventuras de Mônica.

O parque vai ocupar o espaço da Fábrica da Cultura, na Amadora, e será o primeiro parque temático da empresa de Maurício de Sousa na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório