Meteorologia

  • 25 JUNHO 2017
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 21º

Edição

'Progetto Händel' estreia hoje em Milão com participação de portuguesas

O bailado "Progetto Händel", do coreógrafo italiano Mauro Bigonzetti, que se estreia hoje, no Teatro alla Scala de Milão, em Itália, conta com a participação da artista plástica portuguesa e figurinista Helena de Medeiros.

'Progetto Händel' estreia hoje em Milão com participação de portuguesas
Notícias ao Minuto

12:00 - 20/05/17 por Lusa

Cultura Teatro alla Scala

Trata-se de um novo trabalho com música de Georg Friedrich Händel e produção do Teatro alla Scala de Milão, com a participação da companhia de bailado e orquestra próprias.

Contactada antes da estreia pela agência Lusa, Helena de Medeiros, autora dos figurinos do espetáculo, referiu que é a primeira vez que irá apresentar um trabalho no Teatro alla Scala de Milão, "um dos melhores teatros do mundo", mas ressalvou que "o palco não é o mais importante, mas sim a colaboração com Mauro Bigonzetti".

"Progetto Händel" resulta do "cruzamento entre o barroco e o contemporâneo", definiu a artista portuguesa, que além da pintura, trabalha como cenógrafa e designer de vestuário para ballet contemporâneo, cinema, teatro e ópera.

Sobre a colaboração com Bigonzetti, que já vem de 2001, Helena de Medeiros referiu que neste trabalho, o coreógrafo não lhe disse muito sobre a nova peça, exceto para se inspirar na música.

"Ele disse-me que a música barroca, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é intimista, toca e emociona", sublinhou, acrescentando que este trabalho visa "trazer a música barroca para o quotidiano atual".

A artista conheceu Bigonzetti através de Iracity Cardoso, que era diretora artística do Ballet Gulbenkian e tinha convidado o coreógrafo para criar uma peça que se estrearia em 2001, em Lisboa.

Desde então, Helena de Medeiros fez outros trabalhos para figurinos de obras de Bigonzetti, nomeadamente "Alice", com base na história de "Alice no país das maravilhas".

Nascida no Porto, Helena de Medeiros estudou na Escola Superior de Artes e Design daquela cidade (ESAD) e, posteriormente, rumou para Londres, concluindo os estudos na London Fashion School.

A criadora expõe individualmente os seus trabalhos de pintura desde 1990 e as suas obras estão representadas internacionalmente por diversas galerias, nomeadamente a Galeria Napoli Nostra, em Itália.

Campo obrigatório