Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2017
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 12º

Edição

Museu dos Coches inaugura nova museografia e dá fim de semana gratuito

O Museu Nacional dos Coches, em Lisboa, vai inaugurar hoje a nova museografia, com equipamento interativo, e reabre ao público no sábado, com entrada gratuita nesse dia e no domingo.

Museu dos Coches inaugura nova museografia e dá fim de semana gratuito
Notícias ao Minuto

06:30 - 19/05/17 por Lusa

Cultura Lisboa

O novo projeto permite a proteção de 70 viaturas antigas expostas em permanência e oferece informação ao público em quatro línguas: português, inglês, espanhol e francês.

Encerrado desde 26 de abril para montagem da museografia, o Museu dos Coches vai ter inauguração oficial do projeto hoje, às 18:30, com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do autor do projeto do edifício, Paulo Mendes da Rocha, prémio Pritzker 2006, e do arquiteto Nuno Sampaio, que assina a museografia.

Isolando as viaturas para sua proteção do contacto do visitante, foi criada uma estrutura com um perímetro que ao mesmo tempo serve de base de informação em texto e é interativa, com dados do coche, o contexto histórico e o ambiente da época.

Localizado na praça Afonso de Albuquerque, o museu reúne uma coleção de viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, na sua maioria provenientes dos bens da coroa ou propriedade particular da Casa Real portuguesa.

Entre as peças encontra-se o "Coche dos Oceanos", que fez parte, em 1716, da embaixada enviada por D. João V ao papa Clemente XI.

O novo edifício é composto por dois edifícios com quatro pisos, duas salas de exposição permanente, uma sala de exposições temporárias, auditório, serviço educativo, as novas instalações possuem ainda um laboratório, oficinas, zonas técnicas e administrativas.

Ocupando 15.177 metros quadrados nos terrenos das antigas Oficinas Gerais do Exército, o projeto foi concebido em consórcio com os ateliês MMBB Arquitetos (Brasil), Bak Gordon Arquitetos e Nuno Sampaio Arquitetos (Portugal).

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório