Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Música "ecoa" até domingo em pedreira de mármore

As potencialidades acústicas de uma pedreira de mármore desativada em Viana do Alentejo vão ser aproveitadas para um conjunto de concertos, entre hoje e domingo, promovido pela câmara municipal e Escola de Artes da Universidade de Évora.

Música "ecoa" até domingo em pedreira de mármore
Notícias ao Minuto

17:20 - 31/05/13 por Lusa

Cultura Viana do Castelo

As potencialidades acústicas de uma pedreira de mármore desativada em Viana do Alentejo vão ser aproveitadas para um conjunto de concertos, entre hoje e domingo, promovido pela câmara municipal e Escola de Artes da Universidade de Évora.

A iniciativa, intitulada "Pedreira dos Sons", arranca hoje à noite, às 21:00, com as sonoridades da música clássica pelo Ensemble de Trompetes Elite Five e a Orquestra Clássica da Universidade de Évora (UÉ), divulgou o município de Viana do Alentejo.

No sábado, o programa arranca mais cedo, às 15:30, com um espetáculo infantil composto por três contos tradicionais, com atores e músicos da Escola de Artes da academia alentejana. À noite, é a vez de um recital de piano com António Cartaxo e da atuação da Orquestra de Jazz Bop and Beyond da UÉ, terminando a iniciativa, às 21:00 de domingo, com o Quarteto de Clarinetes Da Capo e a Orquestra de Guitarras da universidade.

O diretor da Escola de Artes da UÉ, Cristopher Bochmann, explicou hoje à agência Lusa que estes concertos, de entrada livre, são uma oportunidade para "apreciar a música de forma diferente".

"E também para sentir a qualidade da pedra e das suas qualidades acústicas. A música não vai ser amplificada e, por isso, vai ser a própria pedra a refletir o som dos instrumentos", realçou.

Segundo o também maestro e compositor, as antigas pedreiras, nomeadamente as de mármore, são anfiteatros naturais de excelência para este tipo de iniciativas.

"São espaços que já não são utilizados e alguns deles têm características muito próprias, não só arquitetónicas e visuais, como também acústicas", disse.

Em relação às pedreiras, existe a ideia generalizada de que "são buracos muito fundos, com água e com muito eco".

Mas, no caso do espaço escolhido em Viana do Alentejo, "por terem utilizado máquinas tão potentes, a pedreira não é muito funda".

Como consequência, continuou, "com a forma em que ficou, funciona praticamente como um palco, com uma espécie de parede atrás e duas paredes laterais", o que permite "refletir muito bem o som para o público".

Os interessados em assistir aos espetáculos vão poder ficar distribuídos pela pedreira, sentados, no chão e em cadeiras colocadas pela autarquia, ou de pé, na zona térrea junto dos músicos ou nas encostas do espaço.

A iniciativa "Pedreira dos Sons" faz parte do projeto camarário "Saber dos Sons", iniciado em abril de 2011, em colaboração com o maestro Christopher Bochmann.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório